Sandra Annenberg entrevista especialista no tema, que responde dúvidas sobre as relações de consumo
Programe-se

‘Como Será?’ celebra os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor

Sending
User Review
0 (0 votes)

O ‘Como Será?’ lembra os 25 anos do Código de Defesa do Consumidor, comemorado este mês. O programa conta histórias de consumidores que, após terem seus direitos violados, assumiram uma postura ativa e desenvolveram soluções para seus problemas, como a campanha Põe no Rótulo e o portal Reclame Aqui. No primeiro caso, a mobilização nasceu de um grupo de mães de crianças com alergias alimentares que pedia a especificação de ingredientes alergênicos nos rótulos dos produtos. Depois de um ano de campanha, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reconheceu a necessidade e criou uma nova regra de rotulagem. Já o portal Reclame Aqui faz a ponte entre consumidor e fornecedor. Além de resolver cerca de 70% das reclamações, a plataforma se tornou referência e fonte de pesquisa da reputação de empresas e marcas.
Ainda falando sobre os direitos de quem faz uma compra ou contrata um serviço, Sandra Annenberg recebe no estúdio Claudia de Moraes Pontes de Almeida, advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). A especialista fala da importância do documento, que significou uma vitória na relação entre consumidor e empresa, além de responder dúvidas dos telespectadores sobre temas como compras pela internet, venda casada e cobranças indevidas.
Sandra ainda conversa com Neide Santos, fundadora da ONG Vida Corrida, que oferece treinos de corrida para adultos e crianças do bairro Capão Redondo, em São Paulo. Neide fala das dificuldades enfrentadas ao longo de sua vida e como a modalidade sempre foi sinônimo de liberdade e superação. Em reportagem sobre a ONG, a repórter Júlia Bandeira entrevista Jonathan Santos, um talento descoberto pelo projeto que teve sua vida transformada e que hoje treina como profissional.
O ‘Tá no Quadro’ conhece os NeuroPapos: encontros dos alunos da Escola Municipal Pereira Carneiro com uma neuropsicóloga, que desvenda os mistérios da neurociência e traduz para a linguagem dos jovens, despertando neles interesse pelo assunto.
Os carros e a paixão que eles despertam são o tema do ‘Hoje é dia de…’. Alexandre Henderson conhece uma das maiores coleções de carros antigos do Brasil. Ele explica o que é um carro tunado, um hobby que nasceu nos EUA, em que os veículos são personalizados de acordo com a vontade do proprietário. O apresentador também aborda o que é permitido dentro das normas brasileiras. O quadro ainda mostra a visita a uma pista de kart e conta como grandes pilotos começaram na categoria ainda crianças. E ainda: como lavar um carro com apenas um copo d’água? O ‘Como Será?’ tem a resposta!

Sobre o ‘Como Será?’
‘Como Será?’, parceria do Jornalismo e da área de Responsabilidade Social da Globo com a Fundação Roberto Marinho, tem como objetivo compartilhar com o público experiências transformadoras, exemplos de cidadania e colaborar para a construção de um futuro melhor ao tratar de maneira integrada temas como educação, ecologia, mobilização social, trabalho e inovação. É um espaço para apresentar, conhecer e incluir pessoas e ideias, que conta com a interatividade como grande aliada.
O ‘Como Será?’ vai ao ar no canal internacional da Globo sábado, 5 de setembro, nas Américas, dia 6, no Japão e, sábado, dia 12, na África e Europa.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 23 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page