User Review
( votes)O título de homem mais odiado dos Estados Unidos foi do dentista Walter Palmer, que matou o leão Cecil num safári na África. Seus argumentos de que não sabia que Cecil era tão querido, ao invés de acalmar seus críticos criaram uma revolta.
E o que o capitalismo tem a ver com isso? Tudo. Da mesma forma como foi permitido ao Dr. Palmer conseguir, assim como Bond, James Bond, sua “licença para matar” por cerca de $7000, seu negócio teve um rombo tremendo com a morte de Cecil. Seus pacientes sumiram, ações legais mancharam o nome do seu consultório e essa publicidade toda fortaleceu a proteção da vida selvagem na reserva onde Cecil foi assassinado.
Mas esse troféu foi passado para Martin Shkreli, que da noite pro dia subiu o preço da droga Daraprim, essencial para o tratamento da AIDS, há 62 anos no mercado, de $13.50 para $750 cada pílula. Numa entrevista que assisti pela TV, Martin foi tremendamente arrogante, tentando passar a imagem de “o esperto do século”. Ele disse: “não vou vender barato uma droga indispensável como essa, por que as pessoas terão obrigatoriamente que pagar o preço que eu pedir”. Entretanto, poucas semanas mais tarde, um concorrente lançou uma droga similar ao Daraprim temporariamente ao preço de um dólar a pílula. Foi o suficiente para Martin perder milhões de dólares, ficar com seu estoque encalhado, pedir desculpas ao público e baixar o preço. Na corte, onde Martin responde por várias ações de fraude e conspiração, ele manteve a boca fechada, bem diferente do arrogante executivo que queria mostrar.
Quem poderia pensar numa punição tão simples e fantástica?
Por: Lineu Vitale- Foto: Splash/Facbook By Radar Staff
Comente