Literatura

Coleção “Café com Freud e Lacan” ganha 2º volume sobre saúde mental

Sending
User Review
0 (0 votes)

Segundo livro da coleção traz à tona como a saúde mental se relaciona com os dilemas do empreendedorismo

Fabiana Ratti, psicóloga e autora de “Café com Freud e Lacan: Liderança e laços afetivos e políticos no cotidiano e no mercado de trabalho”, está lançando um segundo volume com foco em saúde mental e empreendedorismo, intitulado “Café com Freud e Lacan: Liberdade no emprego, autonomia no trabalho e empreendedorismo”. 

Com o lançamento do livro, a psicóloga e psicanalista com sua equipe da clínica de Psicanálise UNBEWUSSTE, em parceria com o Club Rotary Anhanguera, dá continuidade ao Movimento pela Saúde Mental Café com Freud e Lacan que começou em setembro de 2023, mês em que o primeiro volume foi lançado. 

No segundo livro da coleção, Fabiana Ratti traz à tona como a saúde mental se relaciona com os dilemas do empreendedorismo, em um momento em que o mercado de trabalho transmite a sensação de que todos são substituíveis. Com a evolução da inteligência artificial, por exemplo, essa sensação aumenta ainda mais. O livro está disponível no site da autora e pelo preço de R$55, clicando aqui.

Um estudo publicado em 2024 pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), apontou que cerca de 60% dos postos de trabalho ao redor do mundo podem ser afetados pela inteligência artificial no futuro. A saída possível que a psicanalista aponta e que converge com o que a Psicanálise sempre enfatiza é olhar para a singularidade dentro de cada indivíduo. 

“Existe o sujeito único, aprofundar-se em seus próprios talentos, habilidades e avançar em capacidades fazem o sujeito único destacar-se e ganhar seu lugar ao sol, porém, os recursos para isso, estão na saúde emocional, no raciocínio e na lógica que incluem o inconsciente”, conta a autora Fabiana Ratti. 

O Senso Comum na sociedade atual

Além disso, o livro apresenta conceitos que contribuem para criar recursos, táticas e estratégias, com exemplos cotidianos e práticos para serem utilizados por meio de 10 tópicos principais, passando por temas como a liberdade, zona de conforto, satisfação, ego e como o senso comum afeta a nossa noção da realidade.

Nesse cenário, a obra ainda reflete sobre como a paixão pela ignorância e a autopercepção de si mesmo pode estagnar a evolução do indivíduo seja no meio profissional ou pessoal. Ratti ressalta que é importante buscar reflexões e não se manter preso na mesma ideia de si próprio ou do mundo.

Segundo a autora, o senso comum também pode ser um dos responsáveis pela situação atual da saúde mental relacionada ao mercado de trabalho, “se apoiar no senso comum pode acabar gerando uma pobreza de pensamento e iniciativas, que sufoca o aparelho psíquico no cenário em que vivemos, em que a inovação e reflexão são necessárias para evoluir”, finaliza Ratti.

Serviço Lançamento “Café com Freud e Lacan: Liberdade no emprego, autonomia no trabalho e empreendedorismo”

O livro está disponível no site da autora e custa R$55, clicando aqui.

Sobre a autora Fabiana Ratti

Graduada em psicologia pela Faculdade de Psicologia da PUC em São Paulo, Fabiana Ratti é psicanalista lacaniana e atende em consultório particular desde 1998. Fez sua formação de psicanálise pelo Instituto de Psicanálise Lacaniano e, em 2014, concluiu seu mestrado em psicologia clínica pela PUC-SP. Ao longo dos anos, em paralelo com os estudos, se dedicou à clínica, atendendo e supervisionando instituições do terceiro setor. 

Em 2019 formou a Rede de atendimento Psicanalítico Lacaniano – UNBEWUSSTE. Essa Rede dá suporte a algumas instituições e empresas, atendendo pessoas do Brasil todo, online e presencial. Fabiana Ratti oferece aulas de Freud e de Lacan que são vendidas pela plataforma sympla.com.br e tem como diferencial a didática e a simplicidade para falar de conceitos complexos. A Clínica Psicanalítica Unbewusste está abrindo vagas para Formação de Analista com leituras, supervisões, atendimentos e discussões clínicas.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 23 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page