Literatura

Oito livros sobre inclusão que todo educador deveria conhecer

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Segundo neuropedagoga, obras oferecem visão única sobre como promover ambiente inclusivo e acolhedor para todos os alunos

Qualquer educador comprometido com a diversidade e a equidade nas salas de aula precisa estar disposto a entender bem o  universo da inclusão e todas as suas vertentes. Um bom caminho para fazer isso é a leitura.  

Segundo Mara Duarte, neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema Neuroeducação, livros são ferramentas essenciais no processo de aprendizagem e oferecem uma visão única sobre como promover um ambiente inclusivo e acolhedor para todos. “Além disso, cada obra pode ajudar a promover estratégias de ensino, ações práticas e até reflexões sobre políticas educacionais”, explica.

De acordo com a neuropedagoga, a leitura é um dos pilares fundamentais para quem trabalha na área de educação, já que ajuda a formar profissionais críticos e reflexivos e auxilia na formação de estratégias a serem colocadas em prática na sala de aula. “A leitura possibilita acesso a uma pluralidade cultural, que é essencial quando tratamos de inclusão”, afirma Mara. 

Para a especialista, é possível que um educador aprenda muito sobre teorias e também ações práticas quando adota o hábito da leitura para entender melhor as diferenças entre os indivíduos e como lidar com os desafios nesse sentido. “Cada obra pode gerar insights de grande valia para serem aplicados em sala de aula”, diz ela. 

Confira oito livros sobre inclusão indicados por Mara para todo educador:

  • Educação e diversidade, de Mario Sergio Michaliszyn – Neste livro, o autor mergulha profundamente no contexto da inclusão, explorando a riqueza e os desafios da convivência entre culturas diversas e estereótipos variados nas instituições educacionais. “Ao destacar a importância do diálogo, do respeito e de outros valores fundamentais, a obra não apenas promove uma reflexão profunda, mas também oferece orientações práticas para transformar o ambiente escolar em um espaço inclusivo e integrador”, diz Mara.
  • Re-inventar da inclusão: Os desafios da diferença no processo de ensinar e aprender, de Sílvia Ester Orrú  – O livro mergulha em questões profundas que desafiam as noções convencionais de ensino e aprendizagem. “A autora nos leva a pensar sobre a condição das diferenças entre os indivíduos e os desafios que isso representa no contexto da inclusão educacional. Ao desafiar conceitos estabelecidos e propor uma nova visão sobre a inclusão, ela oferece insights valiosos para educadores, pesquisadores e todos os interessados em promover uma educação verdadeiramente inclusiva”, explica Mara.
  • Práticas Pedagógicas Para Inclusão e Diversidade, de Eugênio Cunha – O livro oferece uma visão abrangente e prática sobre como lidar com a diversidade discente nas escolas. “Cunha apresenta propostas concretas para a atuação do professor na escola inclusiva, embasadas em teorias de ensino e aprendizagem, bem como em sua própria experiência em sala de aula”, explica a neuropedagoga.
  • Atendimento educacional especializado na escola comum como ação pedagógica favorecedora da educação inclusiva, de Carline Santos Borges – Segundo Mara Duarte, a obra lança luz sobre a importância do atendimento educacional especializado como parte integrante da prática pedagógica inclusiva. Além disso, a autora explora de forma abrangente a complementaridade do atendimento educacional especializado no contraturno, destacando como essa abordagem contribui para promover a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
  • Adaptações curriculares na inclusão escolar: contrastes e semelhanças entre dois países, de Vera Lúcia Messias Fialho Capellini – O livro mergulha no universo da educação inclusiva, destacando as abordagens adotadas por escolas no Brasil e na Espanha. “Ao explorar as semelhanças e contrastes entre as práticas educacionais desses dois países, Capellini lança luz sobre a importância das adaptações curriculares no contexto da classe comum. A autora destaca como essas adaptações são fundamentais para proporcionar um ambiente educacional inclusivo e acessível, onde todos os alunos possam prosperar”, ressalta Mara.
  • A escola para todos e para cada um, organizado por Augusto Galery – O livro aborda temas essenciais como o conceito de inclusão, os desafios enfrentados pela verdadeira educação inclusiva e as principais dúvidas e angústias de pais e professores. Escrito por um time de especialistas, traz informações importantes sobre a legislação brasileira relacionada à inclusão, além de recursos, procedimentos e práticas que ajudam os alunos, com ou sem dificuldades físicas e/ou psíquicas, a se engajarem de forma positiva com o processo de aprendizagem.
  • Diversidade e inclusão: e suas dimensões, escrito por 44 autores renomados – Segundo Mara Duarte, trata-se de uma obra essencial que reflete a crescente importância dos temas da diversidade e inclusão nos dias de hoje. “É uma obra que oferece uma visão abrangente e diversificada sobre questões fundamentais como representatividade, vieses inconscientes, interseccionalidade e tendências relacionadas à diversidade. Cada autor traz consigo uma expertise única e vivências pessoais que enriquecem a discussão”, diz. 
  • Bullying: Mentes perigosas nas escolas, da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva – A obra aborda de forma simples e objetiva a questão do bullying, fornecendo insights valiosos para pais e educadores. “Com uma abordagem acessível, a Dra. Ana Beatriz apresenta diversos exemplos que ajudam a identificar se crianças e adolescentes estão sendo alvo de bullying. É uma obra essencial para educadores e também pais”, finaliza a diretora do Grupo Rhema Neuroeducação.

Sobre Mara Duarte da Costa

Mara Duarte da Costa é neuropedagoga, psicopedagoga, psicomotricista e coach educacional, além de diretora do Grupo Rhema Neuroeducação. Além disso, atua como mentora, empresária, diretora geral da Fatec e diretora pedagógica e executiva do Grupo Rhema Neuroeducação. As instituições já formaram mais de 80 mil alunos de pós-graduação, capacitação on-line e graduação em todo o Brasil. Para mais informações, acesse o site rhemaeducacao.com.br ou pelo instagram.com/maraduartedacosta.

foto: stux de pixabay

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 23 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page