Vida e Saúde

Ciúmes pode não ser inofensivo

Sending
User Review
0 (0 votes)

Psicanalista aponta sinais que indicam que uma mulher pode estar vivendo um relacionamento abusivo neste Dia dos Namorados

Nunca se ouviu falar tanto em ciúmes e relacionamento abusivo quanto hoje, principalmente com as redes sociais disponíveis para todos. O relacionamento deixa de ser algo “privado’’ quando é exposto e traz riscos, sejam estes físicos ou psicológicos. É importante que cada vez mais pessoas saibam identificar os sinais, para poderem sair de uma relação que não lhe faz bem.

Ciúmes é considerado uma emoção natural dentro de uma relação, e por muitos é considerado saudável e até necessário para ser um casal sucedido. Quantas vezes você já ouviu que um pouquinho de ciúme é bom? 

Segundo a psicanalista Regina Braghittoni, o real problema é quando ele se torna excessivo e controlador. “Existem comportamentos padrões que habitam muitos casos de relacionamento abusivo. Pode começar com o isolamento e você para de falar com amigos e família, pode ser a proibição ou manipulação, de certos tipos de roupa, por exemplo. O ciúme tira a liberdade, já que o parceiro ciumento vai querer sempre estar atento a suas conversas ou suas redes sociais”, diz a especialista.

O excesso dessa emoção definitivamente atrapalha os casais, e muitas vezes uma das partes sai mais prejudicada, já que passa a existir um desequilíbrio. “O ciúme normal é um sentimento natural em que você expressa emoções relacionadas ao medo de perder a pessoa amada. Mas pode levar a um relacionamento abusivo, já que o parceiro ciumento tende a ignorar que seu comportamento causa desconforto na vida de seus parceiros”, diz Regina. 

Críticas à aparência, piadas e brincadeiras que magoam, ameaças, chantagens e manipulação são apenas alguns dos sintomas. Atitudes como as citadas, se caracterizam como ofensa e abuso verbal e estão previstas na Lei Maria da Penha como formas de violência psicológica. Ou seja, não é apenas em casos de agressão física que cabe denúncia. 

No Dia de São Valentin ou Namorados, que será dia 12 de junho em 2023, reflita sobre os relacionamentos a sua volta e os que vê na internet. Com as redes sociais, o assunto tem ganhado mais notoriedade. Cada vez mais mulheres têm coragem de expor o que acontece com elas e inspiram outras a terem força e buscarem ajuda.

Serviço: Regina Braghittoni

Psicopedagoga e Psicanalista de adolescentes e adultos

@regina.braghittoni

11-96303.28.38

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 24 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page