Vida e Saúde

Cheirinho de café: como interfere em nosso estado emocional

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Por associação, o aroma envia uma mensagem de alegria e bem-estar ao cérebro  

Crédito: iStock

Faça chuva ou faça sol, o cheiro do café é capaz de levar as pessoas a uma viagem no tempo, ou trazer uma alegria e disposição antes mesmo do primeiro gole. Seja em uma casa de campo, em uma padaria do bairro ou em uma cafeteria mais elegante da cidade, ele une as pessoas e as encoraja a viver. Para muitos, o dia só começa depois do cafezinho, isso porque, além de deliciosa, a bebida é capaz de impactar nosso estado emocional. 

Quando a visita chega nas casas brasileiras, quem recebe normalmente é o cheirinho de café, que não pode faltar, mesmo em tempos de dificuldade. Os preços não estão lá muito saborosos, e mesmo assim o café ainda é a bebida mais consumida no Brasil, só fica atrás da água. Além disso, somos os maiores produtores do produto do mundo, 40% de todo o café consumido no planeta vem do Brasil.

Sabe aquela história de que o café aquece o coração? Ela tem um propósito, apenas o cheiro da bebida é capaz de promover mudanças no nosso estado mental, como um abraço de um ente querido. De fato, é uma bebida que abraça. 

Disposição à vista

Só de sentir o cheiro de café, já sentiu disposição. Isso não é apenas impressão sua, é real. É que o aroma do café manda uma mensagem para nosso cérebro de que chegou o momento de despertar, e isso acontece por associação, já que a bebida é estimulante, e, ao bebê-la, essa será a sensação que o corpo irá experimentar. Toda essa excitação é responsabilidade do olfato, um dos sentidos mais poderosos e sensíveis do nosso corpo, que já avisa ao nosso cérebro a sensação deliciosa que irá chegar a partir do primeiro gole.

Memória olfativa

Quem sente cheiro de bolo e lembra de casa de vó, ou sente cheiro de álcool e lembra de hospital, sabe o que é memória olfativa. O cheiro que é associado a uma situação específica pode fazer o cérebro se transportar para este lugar imediatamente. Este é um dos motivos que fazem o cheiro do café trazer tanto conforto às pessoas, mesmo àquelas que não consomem a bebida. 

O café está normalmente associado a momentos de relaxamento e socialização, seja com familiares em volta de uma mesa, em uma pausa do trabalho, ou acompanhando um doce muito gostoso. Por isso, sentir o cheiro de café nos remete a momentos felizes e, na maioria das vezes, nos deixa de bom humor. A lembrança deixa de ser apenas uma memória olfativa e se torna também uma memória afetiva, que nos remete a uma situação, mas também a um sentimento. O cheiro do café também traz uma sensação de bem-estar, melhora o humor e reduz os níveis de estresse, como um bebê quando sente cheiro do leite materno.

Coado no pano ou feito em uma cafeteira bacana, o café une o Brasil, está em todos os lares, uma unanimidade em um país que se vê tão dividido, atualmente. Nosso país tem dimensões continentais, culturas muito ricas e diferentes, mas o café é nosso ponto de encontro e confraternização.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement