Vida e Saúde

Ceratocone e rinite alérgica: especialista explica a relação

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

É comum e, de certa forma instintivo, levarmos a mão aos olhos em diferentes momentos do dia. Seja para nos livrarmos de uma coceira, enxugar lágrimas repentinas ou por causa de doenças alérgicas, como a rinite. Essa enfermidade em questão pode, inclusive, potencializar o desenvolvimento de diversos problemas que prejudicam a saúde ocular, como, por exemplo, o ceratocone. 

Marcelo Diogines, médico oftalmologista do Núcleo de Oftalmologia, explica que a ligação entre as doenças se dá justamente por uma relação de causa e efeito. ”Isso ocorre porque a doença alérgica provoca irritação nos olhos, como lacrimejamento, vermelhidão e coceira. Com isso, automaticamente acabamos esfregando e friccionando mais os olhos em busca do alívio desses sintomas. Porém, a prática pode acabar desencadeando uma inflamação na córnea que é capaz de alterar o seu formato, tornando-o mais ‘cônico'”, salienta Dr. Marcelo.

A enfermidade, apesar de não inflamatória, pode prejudicar a visão a longo prazo, como pontua Dr. Marcelo. “O ceratocone altera inicialmente a curvatura da córnea. Essa modificação pode fazer com que o paciente desenvolva o astigmatismo irregular que reduz drasticamente a acuidade visual. Caso não haja tratamento, a doença pode avançar significativamente até o ponto de haver a necessidade de um transplante de córnea para retomar a visão”, declara o médico.

Pessoas suscetíveis aos efeitos de doenças atópicas como rinite e sinusite podem ainda desenvolver diversas outras doenças oculares, como conjuntivite alérgica, infecções nas pálpebras e mais. O especialista indica que é preciso ter atenção a propensão do indivíduo em desenvolver reações alérgicas diversas. “Se você é uma pessoa atópica, provavelmente desenvolverá doenças oculares com mais frequência. Nesses casos, é fundamental um acompanhamento oftalmológico de forma regular a fim de assegurar a saúde da córnea“, finaliza o oftalmologista. 

Sobre o Núcleo de Oftalmologia

O Núcleo de Oftalmologia, novo em sua estrutura física, traz em sua bagagem a experiência e a confiabilidade de seus profissionais. Localizado na Torre Saúde do Complexo OTO Santos Dumont, é credenciado por seu corpo clínico com sólida formação em centros de ensino de referência nacional e internacional. Em apoio ao grupo técnico-científico, o Núcleo de Oftalmologia conta com equipamentos de última geração para prevenção, auxílio diagnóstico e tratamento, usando a tecnologia em prol das reais necessidades de seus pacientes.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 26 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page