Tiago Choze é salva-vidas e criou um sistema de aulas gratuitas de crossfit
Esporte

Brasileiro salva-vidas dá aulas gratuitas de crossfit na praia de Haulover

Há quase 18 anos, o brasileiro Tiago Choze é salva-vidas e trabalha para o MDFR (Miami-Dade Fire Rescue), onde ocupa a posição de tenente. Mas além de socorrer pessoas e passar orientações, ele ainda criou um sistema de aulas gratuitas de crossfit ao ar livre. A iniciativa deu tão certo que já são vários alunos frequentando, mesmo sendo ainda um projeto com poucos meses de existência.
Choze se mudou para Miami aos 13 anos, ele morava com o pai no Brasil e veio passar férias com a mãe e irmão que já residiam aqui, acabou se encantando pela nova cultura e decidiu ficar. Mas antes de se tornar um salva-vidas, o brasileiro trabalhou em diferentes funções. “Quando cheguei, ajudei minha mãe a vender flores na rua; nas férias escolares, fritava hambúrguer no Burger King e trabalhei em construção pintando, até que um dia um amigo que era salva-vidas disse que Miami Dade estava abrindo vagas, então resolvi tentar”. Choze não conseguiu passar na primeira vez, porém não desistiu e na segunda oportunidade foi bem-sucedido.

O dia a dia como salva-vidas
Choze conta que seu trabalho é gratificante, mas tem suas dificuldades: “O mar é muito perigoso e em Haulover tem um canal onde muitos acidentes acontecem devido à correnteza. De vez em quando, tubarões aparecem e temos que retirar as pessoas da água. Por não conhecerem o mar, muitos têm que ser resgatados quando vão até o banco de areia e a maré sobe de repente. Uma ocorrência que jamais esquecerei foi quando o mar estava de ressaca e eu estava em uma das torres quando avistei uma família e não havia salva-vidas por perto. A correnteza veio e levou todos eles para o fundo do mar. Eram cinco ao total, três adultos e duas crianças. Chamei por reforço e fui correndo com o pranchão e uma boia para o mar. Deixei o pranchão com os dois primeiros adultos, fui com a boia para o terceiro adulto. Deixei a boia com ele e fui nadando em direção às crianças. Segurei-as até meu companheiro chegar com outro pranchão e pudemos resgatar todos com vida”.

O projeto de crossfit
Nascido quase que por acaso, o projeto de crossfit criado por Choze vem atraindo muitas pessoas de diferentes faixas etárias e nacionalidades. Os treinos ocorrem de segunda a sábado das 7:30 am às 9:00 am na praia de Haulover Beach. O brasileiro explica como são os treinos. “São exercícios funcionais, onde treinamos todos os músculos preparando-os para movimentos diários, só que adicionamos uma pitada de desafios. O aluno ganha resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Esse tipo de treinamento além de ser gratuito, faz bem ao corpo e a alma já que o mar e ótimo para relaxar, liberar energias negativas que tanto nos afetam emocionalmente”.

Quem quiser conhecer o projeto desenvolvido por Choze ou até mesmo participar das aulas de crossfit, basta ir, de segunda a sábado, às 7:30 am, ao posto 11 em frente ao farol amarelo, na praia de Haulover Beach. A única recomendação para os que pretendem participar, é consultarem com um médico antes para saber se estão liberados para a prática de exercícios físicos.

You cannot copy content of this page
X