Literatura

Brasileira que vive na Noruega transforma poemas da adolescência em livro três décadas depois

Sending
User Review
0 (0 votes)

Em “Poemas Trágicos de uma Adolescente Deprimida”, Érica Domingos reúne textos escritos na juventude e aborda memória, amadurecimento e saúde emocional

Cerca de 30 anos depois de escrever os primeiros poemas, a brasileira Érica Domingos decidiu transformar os textos guardados pela mãe em livro. O resultado é Poemas Trágicos de uma Adolescente Deprimida – Uma jornada da infância para a maturidade, lançado pela Editora Telha.

Nascida no Rio de Janeiro, Érica teve contato com a literatura ainda na infância, quando participou de semanas literárias e concursos de poesia na escola. Na adolescência, a escrita se tornou uma forma de expressar sentimentos e conflitos emocionais vivenciados naquele período. Para assinar os textos, ela utilizava o pseudônimo “Imperatriz”.

Enquanto construía uma trajetória profissional na área de engenharia e passava a viver em diferentes países, os poemas permaneceram guardados. Hoje residente em Oslo, na Noruega, a autora decidiu revisitar esse material e publicar os escritos que marcaram uma fase de sua vida.

A obra parte das experiências da adolescência para abordar temas como vulnerabilidade, crescimento e amadurecimento. A proposta também busca estimular o diálogo sobre saúde emocional entre adolescentes, pais, educadores e outros adultos que fazem parte dessa fase da vida.

A mudança para outro país também aparece na trajetória da autora como parte de uma experiência de deslocamento e construção de identidade. Apesar de viver há anos na Noruega, Érica manteve a língua portuguesa e a literatura como formas de conexão com suas origens brasileiras.

“Mesmo vivendo há anos em outro país, continuo escrevendo a partir da mulher brasileira que me tornei. Minha história atravessou fronteiras, mas minhas raízes continuam presentes em cada verso. A literatura sempre foi a forma que encontrei para permanecer conectada à minha identidade”, afirma.

Para Érica, a publicação também representa uma oportunidade de transformar uma experiência pessoal em espaço de identificação para outros leitores. “Espero que este livro faça companhia a quem enfrenta dores que muitas vezes permanecem em silêncio. Se minhas palavras ajudarem uma única pessoa a perceber que não está sozinha, toda essa jornada terá valido a pena”, diz.

Além da literatura, a autora tem interesse por psicologia e neurociência e afirma buscar uma produção literária baseada em dados e fatos. Em 2025, publicou seu primeiro livro, voltado ao público infantil, inspirado também pela experiência da maternidade.

Serviço

Livro: Poemas Trágicos de uma Adolescente Deprimida – Uma jornada da infância para a maturidade
Autora: Érica Domingos
Editora: Telha

O livro está disponível para compra no site da Editora Telha.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 15 set.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the Day

You cannot copy content of this page