Foto: Pexels/Anna Shvets
Business Educação Paola Tucunduva

Benefícios de investir em treinamentos

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

O treinamento de pessoas é uma ferramenta de ensino que dever ser utilizada por todas as empresas para que possam desenvolver habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos em seus colaboradores, para que produzam mais e com qualidade gerando lucratividade para a empresa. É um processo de modificação no comportamento dos colaboradores.

Benefícios de investir em treinamento.

Melhora o clima organizacional: investir em treinamentos para seus colaboradores faz com que eles se sintam mais importantes e valorizados dentro da empresa e, dessa forma, fiquem mais motivados com seu trabalho e com a organização em si.

Aumenta a produtividade: um colaborador que sabe exatamente como executar seu trabalho e recebe instruções para aprimorá-lo, levará menos tempo para realizá-lo, poderá evitar erros e refações e, consequentemente, produzirá mais.

Cria colaboradores mais confiantes: um bom treinamento, na medida em que cria um sentimento de pertencimento do colaborador em relação a empresa, também faz com que ele se sinta mais confiante para dar suas opiniões, tomar decisões e propor melhorias para organização.

Diminui a rotatividade de colaboradores: quando o colaborador tem treinamento, realiza suas tarefas com facilidade, consegue pensar em inovação e se sente parte importante da empresa, as chances de que ele queira abandoná-la são muito menores.

Como montar um treinamento?

Agora que você já tem uma noção básica do que é treinamento empresarial e de qual é a sua importância para as organizações, é hora de pensar em como encaixar essa estratégia na realidade de sua empresa e colher os benefícios.

Primeira Etapa: o Planejamento do treinamento corporativo

Vamos dividir essa primeira etapa em três passos básicos. Confira-os a seguir:

• Estude e entenda seu público
• Descubra quais são as necessidades da empresa
• Faça uma análise e diagnóstico detalhados

Segunda Etapa: elaboração do treinamento

Nessa etapa, com o problema definido e possíveis soluções em mente, é hora de começar a elaborar o treinamento pensando em termos mais operacionais e práticos. Esses processos serão muito importantes para que seu treinamento seja realmente efetivo e foque naquilo que a empresa precisa realmente solucionar, trazendo benefícios e melhorias pra ela.

Defina quem irá receber o treinamento
Estabeleça objetivos específicos

Por exemplo, se um dos seus objetivos é diminuir o retrabalho de colaboradores em determinada tarefa, elabore o ponto de forma clara e específica, mais ou menos assim:

Objetivo 01: em 3 meses, diminuir o retrabalho da equipe X na tarefa Y em 50%.

Um outro objetivo poderia ser:

Objetivo 02: em 6 meses, tornar a equipe X 30% mais produtiva.

Defina como você irá fazer o treinamento
Monte um plano de aula completo e organizado
Mensure o tempo e os custos de realização do treinamento.

Terceira Etapa: execução do treinamento
Agora que você já fez um bom planejamento do seu treinamento e já tem todas as informações e outros detalhes organizados, é hora de tirar a atividade do papel!

Preparado? Então vamos lá!

Convoque os treinandos

Se necessário, defina os instrutores ou tutores

Realize o treinamento e avalie os resultados

Por fim, você só precisa realmente realizar o treinamento, nos dias, locais, ou período determinado, acompanhando o desempenho de cada colaborador individualmente, e definir as melhores formas de avaliar o retorno de seu investimento. Nessa parte, os objetivos específicos que você estabeleceu na segunda etapa de elaboração do treinamento serão essenciais.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 21 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page