User Review
( votes)Verônica Oliveira palestrou na sua terra natal e contou sua trajetória de sucesso
Verônica Oliveira, uma baiana que há 15 anos trilha uma trajetória de sucesso nos Estados Unidos, retornou à sua terra natal para um momento especial: sua primeira palestra em solo brasileiro, que aconteceu na tarde do último sábado (31). A convite do palestrante André Nunes, Verônica participou do evento DNA de Gigante, em Salvador, onde compartilhou sua inspiradora jornada de empreendedorismo.
Verônica é proprietária de dois restaurantes de comida brasileira em Boston, onde reside, e também fundadora de uma fábrica de tapioca e pão de queijo. A sua marca, Tapioca da Baiana, tornou-se um verdadeiro fenômeno nos Estados Unidos, atualmente comercializado em 156 pontos de venda, sendo 145 lojas brasileiras e 11 lojas da Stop & Shop, a maior rede de supermercados da Nova Inglaterra. Sua história a transformou em uma referência no empreendedorismo feminino nos EUA.
Durante a palestra no DNA de Gigante, Verônica destacou os desafios e as oportunidades que encontrou ao empreender longe do Brasil, além de compartilhar insights valiosos sobre o mercado alimentício americano. “Ser mulher e imigrante no competitivo mercado dos Estados Unidos nunca foi fácil, mas encontrei na minha cultura e na minha paixão pela culinária a força para persistir”, afirmou.
O sucesso de seus restaurantes e da fábrica, que produz delícias típicas brasileiras como tapioca e pão de queijo, é reflexo de sua determinação e visão de negócio. Além de consolidar sua marca, Verônica também vem desempenhando um papel importante na divulgação da culinária brasileira no exterior, levando um pouco da Bahia para as mesas americanas.
A presença de Verônica no evento não foi apenas uma celebração do empreendedorismo feminino, mas também um retorno às suas raízes, reforçando a conexão entre seu passado na Bahia e o sucesso que alcançou nos Estados Unidos. “Voltar para a Bahia e compartilhar minha história aqui, onde tudo começou, é uma realização pessoal e profissional. Quero mostrar que é possível sonhar grande e realizar, independente de onde você esteja”, concluiu.
Sobre Verônica Oliveira
Veronica Oliveira iniciou sua empresa com apenas US$30 dólares, custo dos ingredientes das primeiras tapiocas recheadas, que ela fez para vender aos amigos e conhecidos. Era para ser apenas duas semanas, mas ela nunca mais parou e se tornou um negócio sólido até os dias de hoje.
A baiana que chegou nos Estados Unidos em 2009, com o sonho de prosperar, trabalhou durante 4 anos limpando casas, escritórios e bancos, para se manter no país. Porém, o que ela gostava mesmo era de cozinhar, então, surgiu a ideia de fazer tapioca recheada para amigos e clientes, após as faxinas, para aumentar a renda da família. Em 2015, Verônica comprou um restaurante, o BR Takeout, com foco na comida mineira e nordestina, na cidade de Framingham- Massachusetts.
Verônica aprendeu a fazer a iguaria com sua mãe e sua avó no sertão da Bahia e anos depois apostou na goma por ser um alimento versátil, que combina com diversos recheios. Hoje ela é proprietária de uma fábrica de tapioca vegana, sem glúten, sem açúcar, sem conservantes e sem sódio, comercializada em vários pontos de vendas em Massachusetts e com entrega para todo os Estados Unidos. Oliveira emprega 28 funcionários diretos e 50 funcionários indiretos. Além de dirigir duas empresas, ela também dá mentoria para mulheres que desejam empreender e começar do zero, assim como ela.
Comente