Ativismo que transcende as tintas
Arte

Ativismo que transcende as tintas

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Jade Matarazzo

Mundano é um ativista brasileiro, que nasceu em São Paulo, mas estava destinado ao mundo. O artista é reconhecido internacionalmente por seu graffiti paporreto. Seja no espaço público, em galerias países afora, nas palestras que realiza ou em mais de 320 carroças de catadores e catadoras de materiais recicláveis grafitadas e espalhadas pelas cidades, sua luta é sempre a mesma, ou seja, trazer visibilidade, amplificando vozes muitas vezes ignoradas pelas ruas.

Mundano procura questionar conceitos e comportamentos dos cidadãos e principalmente das autoridades, por meio de intervenções que carregam, em sua maioria, frases de impacto inspiradas no contexto local. A preservação do meio ambiente e os direitos humanos universais são a base de seu ativismo que transcende as tintas. Mundano é Ashoka, Amaphiko e TED Fellow, fundador da ONG “Pimp My Carroça” e premiado nas áreas de arte pública, direitos humanos, criatividade e inovação digital. Ao longo dos anos adotou como missão de vida criar um legado ambiental e social por meio de seu trabalho. Para cumprir esse desafio, nos últimos dez anos fez intervenções, exposições e palestras em mais de 40 cidades do Brasil.

Mundano chega a Miami com a tela “Fake News”, que estará exposta durante a semana da Art Basel na feira Red Dot, um evento que atrai mais de 38 mil visitantes, a maioria composta por colecionadores de alta renda. O artista recentemente completou uma exposição de grande sucesso em São Paulo, “Vozes Mundanas”, na galeria Emma Thomas, onde apresentou pinturas, esculturas e obras interativas, refletindo sobre questões relacionadas à migração, à preservação ambiental e aos direitos humanos.

O corpo da obra de Mundano surge de peças e instrumentos de reuso que ele mesmo encontra nas ruas ou daquilo que os catadores de materiais recicláveis oferecem a ele. Dessa busca, o reaproveitamento de insumos, como livros que datam 100 anos ou mesmo revistas descartadas que, nas mãos do artista, transformaram-se em colagens que tratam do desperdício. Um dos projetos mais conhecidos de Mundano é o “Pimp My Carroça”, em que o artista criou um movimento com mais de 200 carroças pintadas desde 2007.

Mas sua voz está presente em muitos setores, por meio de instalações e arte interativa espalhadas em lugares inusitados como o cactus em Atibainha, no meio da terra craquelada da seca, em museus e galerias ou em ambientes inóspitos. Mundano também administra oficinas de arte. Sempre inéditas e especialmente desenhadas para cada ocasião, essas oficinas são uma vivência no universo da arte e do ativismo. Miami certamente vai receber esse artista de braços abertos!

Ativismo que transcende as tintas

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 29 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page