Ciência e Tecnologia

Assinatura eletrônica: conheça os tipos e quando usar

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Empresas que adotam este tipo de ferramenta têm mais vantagem competitiva, beneficiando-se de maior eficiência, redução de custos e melhor atendimento ao cliente

Com o avanço da tecnologia e a crescente digitalização dos processos, a assinatura eletrônica emergiu como uma ferramenta crucial em transações e documentos digitais, proporcionando praticidade, segurança e eficiência para os negócios. No entanto, muitos ainda desconhecem que existem diferentes tipos de assinaturas eletrônicas, cada uma com seu próprio nível de segurança e aplicação específica. 

De acordo com Michel Cury, Diretor Executivo da Rocket Lawyer LatAm, é fundamental compreender quando cada uma delas deve ser utilizada para garantir a integridade e autenticidade dos documentos e transações. “A assinatura eletrônica é uma representação digital da assinatura manuscrita e tem validade jurídica em muitos países, incluindo o Brasil. Existem três tipos principais: simples, avançada e qualificada. Cada uma serve a propósitos distintos e deve ser escolhida com base nas necessidades específicas de uma transação ou contrato”, afirma Michel.

O diretor ainda explica que as companhias (sejam de pequeno, médio ou grande porte) que abraçam a assinatura eletrônica estão à frente, desfrutando de maior eficiência, redução de custos e melhor atendimento ao cliente. “O serviço é muito mais do que uma conveniência tecnológica; é uma ferramenta essencial para empresas modernas que buscam eficiência, segurança e competitividade. A adoção dessa tecnologia proporciona economias substanciais de tempo e dinheiro, fortalece a confiabilidade das transações e garante a conformidade com regulamentações rigorosas”.

Cury explica quais são os tipos de assinatura eletrônica e quando usá-las. Confira!

Assinatura eletrônica simples: é chamado de assinatura nível 1, geralmente constituída por uma imagem de assinatura escaneada ou uma marca digital. Já possui força suficiente para validar a grande maioria dos documentos do dia a dia.

Assinatura eletrônica avançada: esse tipo de assinatura requer a autenticação do signatário por meio de elementos únicos, como um código PIN ou uma senha. Geralmente é utilizada no meio jurídico, em, por exemplo, peticionamentos eletrônicos.

Assinatura eletrônica qualificada: é a assinatura usada quando os cartórios realizam processos online,  e exige a utilização de certificado digital específico. Seu uso é indicado somente para os casos em que a lei obriga seu uso.

Sobre a Rocket Lawyer

Fundada no Vale do Silício, em 2008, pelo advogado Charley Moore, a plataforma quer desburocratizar e baratear contratos, documentos legais e assinatura digital para MEIs, PMEs e pessoas físicas.

A companhia presta serviços legais no mundo digital, como aconselhamento jurídico e assinatura digital de documentos. Ela oferece os modelos de forma gratuita durante os primeiros 7 dias, e aos assinantes, que pagam R$ 89,90 por mês, o esclarecimento de dúvidas com especialistas. O propósito é democratizar o acesso à Justiça oferecendo formas para que isso aconteça.

A companhia presta serviços legais no mundo digital, como elaboração de documentos, aconselhamento jurídico e assinatura digital. O serviço custa R$ 89,90 por mês e é possível testá-lo de forma gratuita por 7 dias. O propósito é democratizar o acesso à Justiça oferecendo formas para que isso aconteça.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 22 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page