Arte Entrevistas News

Arte que Salva

O loft da artista plástica Carmem Gusmão sediou o lançamento do projeto Arte que Salva (Art that Saves) no dia 6 de março, em Miami, com a presença de artistas (que doaram suas obras para o projeto), jornalistas e amigos. A artista plástica Eve Atman e Carmem apresentaram o projeto que visa transformar vidas de crianças que vivem em extrema pobreza no Lixão de Gramacho (no Rio de Janeiro), em Sanford, na Flórida, e em outras regiões que precisam de muita ajuda humanitária.

As artistas falaram um pouco do projeto Arte que Salva nesta entrevista para a Acontece Magazine.

Como começou essa parceria com a Carmem Gusmão no projeto Arte que Salva?

O projeto começou em 2009. No último ano, a Carmem Gusmão pintou um quadro para nós. Eu disse para ela que eu viria fazer esse projeto, o Arte que Salva, nos EUA, e ela se dispôs a me ajudar em Miami fazendo toda a coordenação, e em Sanford a Lisa Mikler está me ajudando na coordenação.

Qual foi a experiência mais marcante que você teve neste projeto?

Foi na Africa, quando eu encontrei uma menina com o corpo todo coberto por uma micose e, como sou farmacêutica, tratei dessa menina que escondia o corpo com roupa de manga comprida naquele calor por ter vergonha. Ela jamais sorria. Uma das maiores alegrias que eu tive foi quando, 3 meses depois do tratamento, um missionário escreveu uma carta me contando que a viu sorrindo e curada das feridas. A mudança que houve no interior daquela menina é alguma coisa que eu sei que vai marcar a vida dela para sempre. Faz parte também do Arte que Salva o lado nutricional e de saúde das crianças.

O que você achou do resultado do evento, superou as expectativas?

Meu coração está extremamente grato com a Carmem Gusmão, que não está medindo esforços para nos ajudar e fazer acontecer. Ela está sendo um instrumento de Deus! Fiquei bastante emocionada e foi muito além das minhas expectativas. Praticamente, todos os artistas envolvidos com o projeto se ofereceram para estar continuamente trabalhando e participando, porque já temos o próximo Arte que Salva, que será em Guiné Bissau. Foi surpreendente o resultado do evento, a alegria dos artistas em participar com a generosidade de poder contribuir com sugestões.

Entrevista com Carmem Gusmão

O que te levou a entrar neste projeto e quais são as perspectivas depois deste evento no loft?

Eu sempre acreditei que a arte tem uma função muito maior do que enfeitar uma parede. Eu acho que o artista recebe esse dom de Deus, então ele tem que, de alguma forma, doar. Entregar de volta esse presente que recebeu para ajudar alguma causa bacana e alguém é maravilhoso! Eu já tinha feito antes. Eu já morei com os indios caiapós na Amazônia há 20 anos, na tentativa de divulgar o descaso e envenenamento com mercúrio dos índios. Eu já fiz uma instalação para a prefeitura de Los Angeles falando sobre o desmatamento da Amazônia e a importância de preservação durante um festival ecológico em Venice Beach. Então, eu sempre procuro fazer alguma coisa nesse sentido. Quando eu conheci o projeto Arte que Salva, fiquei encantada! A nossa arte podendo dar algum apoio financeiro e alguma ajuda no sentido de eliminar e de diminuir a fome dessas crianças… participei e deu tudo certo!

Entenda o projeto Arte que Salva

Por Eve Atman

O leilão das obras do Arte que Salva – Miami e Sanford é realizado com o objetivo único de arrecadar fundos para a construção de um centro de atendimento no Lixão de Gramacho no Rio de Janeiro, onde existem 15 mil pessoas vivendo em condições de extrema miséria. Estive pessoalmente por duas vezes no local e posso considerar o local tão miserável quanto os locais que visitamos no Haiti (a nação mais pobre das Américas). O responsável pelo projeto Life Change, que está a frente dos trabalhos no Lixão de Gramacho, é o Vitor Hoffmann. Ele conta com uma equipe de voluntários e profissionais de diversas áreas. Queremos levar estes voluntários e outros médicos, dentistas, psicólogos e educadores para atender, gratuitamente, adultos e, principalmente, as crianças. Em Sanford a ajuda irá para o Dream Center of Life, liderado por Paul Benjamim, que está fazendo um maravilhoso trabalho sócio- educacional com adultos e crianças nesta comunidade pobre e violenta em Goldsboro- Sanford. Nos ajude a divulgar o evento, pois o esforço é grande, mas temos poucos trabalhadores… Mas nosso Deus é fiel!

Mais informações em facebook.com/artthatsaves

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 19 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page