Apresentação do Balé Folclórico da Bahia
Música

Apresentação do Balé Folclórico da Bahia

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Fort Lauderdale FL, quarta-feira dia 1 de janeiro de 2017
O teatro Parker Playhouse tremeu ao som dos tambores do Balé Folclórico da Bahia. Onde brasileiros e não brasileiros se renderam a energia intensa deste grupo de dança que fizeram uma bela homenagem à cultura brasileira de origem africana em Fortlauderdale durante sua turné americana.

A apresentação foi de:
– Danca de origem (Coreografia baseada na criação do mundo segundo a mitologia africana),
– Corte de Oxalá (Quando os portugueses colonizaram o Brasil eles trouxeram diversos hábitos diferentes, que foram decisivos na formação do povo brasileiro. Uma das influências mais marcantes foi a africana, trazida pelos escravos de diversas regiões daquele continente e que se tornou predominante na cultura baiana. Como forma de resistência, os africanos mantiveram, quase que intacta, a sua manifestação religiosa e através dela foram aos poucos dando uma nova forma e conceito aos valores existentes na época. Através desta coreografia alguns dos mais importantes rituais são mostrados, num trabalho de pesquisa que procura preservar e divulgar o Candomblé, como uma das mais antigas, sagradas e belas religiões da história da humanidade.)
– Pantheon dos Orixás ( Procissão dos médiuns já incorporados nas divindades africanas (Orixá), que demonstrarão através de suas danças as principais características da personalidade de cada Orixá)
Ogum: Deus do ferro e da guerra.
Oxum: Deusa da vaidade, da riqueza, dos rios, lagos e cachoeiras.
Omolú: deus da morte e das doenças da pele.
Iansã: Deusa dos ventos e tempestades.
Oxossi: Deus das florestas e da caça.
Oxalá: Deus supremo, criador do Universo. Pai de todos os Orixás.
– Puxada de rede ( Manifestação popular ainda encontrada nas praias da Bahia, na qual os pescadores, acompanhados de suas mulheres, saem à noite para a pescaria e durante todo tempo realizam rituais para Iemanjá, deusa do mar, através de cantos e danças rogando-lhe paz, proteção e fartura)
– Capoeira ( Coreografia e mise-en-scéne: Walson Botelho e José Carlos Arandiba e a companhia)
– Afixirê ( Afixirê, em Yorubá, significa “dança da alegria”. Uma coreografia inspirada na grande influência que os povos africanos tiveram na formação da cultura brasileira, em especial, na Bahia. Uma festa de cores, movimentos, sons e muita alegria.)
– Samba Reggae ( O Samba Reggae nasceu da fusão de diversos ritmos afro-brasileiros, como o ijexá, o afoxé, e o samba duro, com ritmos caribenhos. Esta nova manifestação musical a cada ano cria inúmeras danças populares, que são divulgadas durante o carnaval na Bahia para todo o país.)
No final do show todas saem do palco pelo meio da platéia e convidam a todos para um grande “carnaval” que se forma bem na frente da entrada do teatro, onde os dançarinos, cantores e ritmistas se misturam ao púablico num grande carnaval Baiano.
“Muito alto astral, muita energia e cor! A Bahia mostrando sua cara, sua fé, suas raízes e ritmos! O Balé Folclórico da Bahia levantou a platéia do Parker Playhouse! Parabéns Walson Freitas Botelho (Vavá Botelho) pelo seu contínuo trabalho!” Diz Andrea Vianna
Fotos: Bill Paparazzi

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 26 dez.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page