Música News

Álbum em guarani é nominado ao Grammy Latino

Pela primeira vez na história da música latina, a Academia Latina da Gravação nomeou para um Grammy Latino um álbum feito 100% na língua indígena guarani, língua oficial do Paraguai. A banda folk contemporânea Tierra Adentro junto com os produtores musicais Carlos Escalona, ​​Miguel Ignacio ¨Nacho¨ Mendoza e Rodrigo Pereira são os criadores desta grande obra que exalta o amor pelas raízes mais profundas.

“Aguije”, o que significa ‘obrigado’, é indicado na categoria “Melhor Álbum Folclórico” na 21ª edição do Grammy Latino, que premia a excelência musical e promove a diversidade cultural. Todas as músicas que compõem este álbum foram gravadas em estúdios localizados em Nova York, Miami, Los Angeles, Argentina, Paraguai, Costa Rica e Venezuela, fomentando a colaboração e união dos povos latino-americanos através da música.

O álbum conta com importantes colaborações de artistas proeminentes: compatriotas Marcelo Rojas (harpa paraguaia), Roscer Díaz (Requinto), Omar Valdez (violino), Maestro Sergio Cuquejo com uma orquestra incrível, e mencionamos vencedores do Grammy e figuras importantes: Jorge Glem, Darío Boente, Rodner Padilla (C4 Trío), Nick Danielson, Ramón “Ray” Yslas (percussionista e músico de tours de Chicago para artistas como Aretha Franklin, Sergio Mendes, Christina Aguilera, Stevie Wonder, Stevie Nicks, Natalia LaFourcade , entre outros). A extensa lista de músicos de renome que participaram deste álbum continua com Manuel Rangel, Luis Quintero (sessista nas gravações de importantes intérpretes como: Natalie Cole, Diana Krall, The Rolling Stones, Vanessa Williams, Paul Simon, Santana, George Benson, Marc Anthony, Gloria Estefan, os falecidos Celia Cruz e Tito Puente), Boris Milan (engenheiro de som de Shakira, Carlos Santana, Ricardo Montaner, Fonseca, Plácido Domingo, David Bisbal, etc), Pablo Governatori e muitos, muitos mais.

“Aguije” é um álbum que tem como objetivo divulgar o guarani na América Latina e em todo o mundo, de forma a valorizar o que é nosso, com o tempero de interpretação de músicos destacados de toda a América Latina. No contexto histórico, o guarani é a primeira língua indígena americana a alcançar o status de língua oficial, a única língua regional que conseguiu transcender apesar do tempo e das vicissitudes de toda a jornada entre os colonos e os povos originários da região do Cone sul da América, uma língua que se originou do Mar do Caribe até o Río de la Plata.

O produtor de “Aguije” é Carlos Escalona Cruz, vencedor do Prêmio Grammy Latino por seu trabalho como produtor com Marc Anthony, trabalhou com Rodrigo Pereira e Miguel ¨Nacho¨ Mendoza na criação desta majestosa obra de arte que destaca nossa identidade através da música e é potencializada pela contribuições de tantas culturas que participam neste álbum.