Educação

Acabou a faculdade e quer continuar estudando? 

Sending
User Review
0 (0 votes)

Entenda a diferença entre pós-graduação e mestrado, e saiba qual caminho seguir

Com a aprovação do temido TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e a esperada formatura, chega o momento do recém-formado decidir quais rumos deve tomar para a sua carreira profissional. Aproveitar o ritmo dos estudos e ingressar em uma pós-graduação ou mestrado costuma ser a trajetória escolhida por aqueles que querem chegar ao mercado de trabalho com mais maturidade e bagagem.

Embora possam ser categorizadas amplamente como “pós-graduação”, existe diferença nos estudos Stricto Sensu e Lato Sensu. O primeiro corresponde à pesquisa acadêmica e ao aprofundamento de um tema. Por isso, a pós Stricto Sensu se associa com a titulação em mestrado, doutorado e pós-doutorado. Os cursos de Lato Sensu, por sua vez, estão direcionados ao mercado de trabalho e às tarefas práticas da área de atuação. São titulações dessa modalidade o MBA e a especialização. 

O número de pessoas que buscaram o aperfeiçoamento profissional por meio dos estudos aumentou no Brasil. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na década de 2011 a 2020, a pós-graduação Stricto Sensu cresceu 48,6%. O levantamento do Instituto Semesp, divulgado no Portal R7, sinalizou que em 2021 o número de alunos em cursos de especialização ultrapassou a marca de 1,3 milhão, um crescimento de 4,8%. 

Com a alta no número de pessoas qualificadas para os postos de trabalho, a competitividade no mercado se torna ainda maior. Por essa razão, a decisão pela pós Stricto ou Lato Sensu deve ser cautelosamente avaliada; afinal, deve-se evitar desperdício de tempo e energia do portador de diploma que deseja começar a carreira profissional de maneira assertiva e produtiva. 

Quando fazer uma especialização ou MBA

O recém-formado que não possui experiência prática no mercado, mas quer explorar ou aprofundar seus conhecimentos na área de atuação, pode se beneficiar de uma especialização. O Master of Business Administration (MBA), porém, é mais voltado para profissionais que estão no mercado e buscam crescimento na carreira e/ou cargos de liderança. Via de regra, os cursos de pós-graduação Lato Sensu são mais curtos, com carga horária mínima de 360 horas/aula, e regulamentados pelo MEC, através da Resolução nº 1, de 8 de junho de 2007.  

Como fazer um mestrado 

O mestrado é a primeira etapa para quem deseja seguir carreira acadêmica ou estudar um tema de maneira aprofundada. Para participar de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, é preciso ter proficiência em mais de um idioma, apresentar projeto de pesquisa e ter um bom desempenho prévio na academia. Participações em eventos, premiações e publicações durante a graduação são grandes aliadas nesse pleito. A CAPES é a agência de fomento que, junto ao MEC, avalia e regulamenta os cursos de mestrado e doutorado em todo o país. A carga horária média para conseguir essa titulação varia entre 400 e 500 horas/aula e a produção de uma dissertação (pesquisa). 

Seja uma especialização, MBA ou mestrado, é certo que uma pós-graduação proporciona vantagens competitivas para o profissional, seja para participar de processos seletivos em grandes empresas ou se preparar para concursos públicos em SP, RJ, BH ou outras grandes capitais do país, visto que, além de tudo, contam pontos extras nos critérios como o de desempate. 

A dica final, e que vale ouro, é sempre analisar a ementa dos cursos antes de fazer a sua matrícula ou preparar o projeto de pesquisa. Assim, é possível chegar com mais segurança nessa nova etapa da vida profissional. 

Foto: iStock

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 14 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page