Flager Beach Municipal Pier
Turismo

A calmaria e as belezas naturais de Palm Coast

Por Marcelo RIo

A primavera começa oficialmente no dia 20 de março e, com ela, chegam também as temperaturas mais elevadas, ainda mais na Flórida, onde praticamente o ano todo é quente. É possível tocar a vida sem abrir mão do lazer em locais abertos. E para marcar a chegada da nova estação, esta edição traz como dica de turismo a fascinante Palm Coast.

Localizada no condado de Flager, ao norte da Flórida, e a cerca de 290 milhas de Miami, Palm Coast tem opções de praias, passeios e, principalmente, muito contato com a natureza, devido aos seus vários e enormes parques e reservas. Fizemos uma seleção dos melhores lugares para animar quem está disposto a respirar novos ares.

Desfrutando da natureza
Praia
Claro que se vamos tratar de Palm Coast, temos que citar sua praia. Nela, há uma calmaria muito grande, o que permite até se deparar com gansos e beija-flores de garganta rubi, gaivotas, pelicanos e outras aves. A areia é limpa e o mar tem alguns trechos agitados, o que atrai muitos surfistas que querem pegar ondas. Mas também dá para nadar em algumas partes e há salva-vidas no local. É permitido levar seu cãozinho, desde que preso à coleira e que sua sujeira seja retirada. Para os que gostam de um luau, de 1º de novembro a 30 de abril é permitida a realização de fogueiras na areia.

Washington Oaks Gardens State Park
Aninhada entre o mar e o Rio Matanzas, esse parque estadual possui lindos jardins, uma imensa parte que ainda mantém o habitat natural e outra com formações rochosas. Uma das curiosidades é que o local já foi propriedade de um parente distante do presidente George Washington. Os jardins, que deixam os visitantes fascinados, foram criados em 1936 e possuem uma vasta quantidade de espécies nativas e exóticas, como azaleias, camélias, além de carvalhos. Há espaço para piquenique; trilha para caminhadas e ciclismo; e prática da pesca, seja no mar ou no rio. Perfeito para passar um dia em contato com a natureza. Abre às 8 AM e fecha ao pôr do sol. Telefone: 386 446-6780.

Princess Place Preserve
Adicionado ao Registro Nacional de Lugares Históricos dos EUA em 1997, o Princess Place Preserve é parada obrigatória para quem ama natureza e história. Com 1500 acres, ele apresenta um cenário perfeito da antiga Flórida. É possível acampar no local, que possui muitas atrações como trilhas para caminhada a pé, de bicicleta ou a cavalo; pescaria nos rios Matanzas e Pellicer Creek; andar de caiaque ou canoa pelos rios; espaços para piqueniques e lindos jardins. A história desse espaço, que antes se chamava “Cherokee Grove”, é muito interessante. Ele foi comprado por um milionário chamado Henry Cutting, em 1886, e após sua morte, em 1892, sua esposa Angela Mills se tornou a proprietária. Anos mais tarde, ela se casou com Boris Scherbatoff, um príncipe russo exilado, e recebeu o título de princesa, fazendo com que o local fosse renomeado para Princess Place. Muitas das construções antigas feitas ali permanecem intactas, como é o caso da primeira piscina subterrânea da Flórida. Abre todos os dias das 7 AM às 6 PM, exceto para os que vão acampar e podem pernoitar por lá. Telefone: 386 313-4020.

River to Sea Reserve
Há muitas opções ligadas à natureza na região, e mais uma que não poderia ficar de fora das nossas dicas é o River to Sea Reserve, que possui 90 acres para desfrutar da natureza com suas incontáveis espécies de plantas e árvores; realizar caminhadas, acampamento primitivo, ciclismo e canoagem; fazer observação de pássaros e da vida selvagem; contato com animais de estimação; pesca; piqueniques, com infraestrutura com chuveiros, banheiros etc. O local tem guias que passam informações ecológicas e histórias sobre a região. A reserva dá acesso a uma parte incrível da praia. Telefone: 386 313-4020.

Flager Beach Municipal Pier
Inaugurado em 1928 e um dos locais mais tradicionais de Palm Coast, o píer é destino obrigatório para quem quer fazer uma ótima pescaria ou mesmo observar as muitas espécies de pássaros e o mar. Com 806 pés e feito de madeira, o píer tem uma loja de iscas para pescas bem em seu começo. Caso o sol esteja forte, é recomendado levar protetor, pois não há sombras no local. O Flager Beach Municipal Pier fica aberto diariamente das 6 AM às 12 PM. Telefone: 386 517-2436.

Florida Agricultural Museum
Operando desde 1983, com o objetivo de preservar e mostrar o importante lado rural do estado, o Florida Agricultural Museum é um ótimo local para passar horas agradáveis. Com 460 acres, ele é aberto ao público em geral e também recebe muitas excursões educacionais. Os visitantes podem conhecer construções históricas típicas do passado do interior da Flórida; desfrutar de passeios guiados; andar a cavalo; receber explicações práticas sobre o gado, ovelhas e cavalos; participar de eventos divertidos e instrutivos. No local, há um local para acampamento de crianças e adolescentes. Também é possível alugar espaços para festas e casamentos. O museu abre de terça a domingo, das 10 AM às 3 PM. Site: floridaagmuseum.org.
Telefone: 386 446-7630.

Onde se alimentar
Que tal, durante sua viagem a Palm Coast, fazer uma refeição em um típico restaurante português? Se a ideia te agrada, não deixe de conhecer o Portugal Wine Bar & Grill, que oferece pratos da cozinha lusitana, além de comida mediterrânea e frutos do mar. Entre as muitas opções, destaque para o Camarão-Rei Grelhado à Moçambique, acompanhado de batatas e arroz espanhol; para o Bife de Perch grelhado no molho de alho, acompanhado de batatas e legumes cozidos; e para o Camarão e Vieiras em um azeite de alho, acompanhado de arroz e legumes, além é claro, de muitas opções com bacalhau. O ambiente é aconchegante e o atendimento impecável. Mais informações: facebook.com/portugalwinebarandgrill. Telefone: 386 225-4753.
Hammock Wine and Cheese
Quem vai ao Hammock Wine and Cheese fica com a sensação de que encontrou um tesouro perdido, pois em um ambiente casual, extremamente diferente e ao ar livre, é possível desfrutar de ótimos vinhos, queijos e diversos tipos de frios deliciosos e ainda se divertir com música ao vivo. Outra curiosidade do local é que ele também é uma loja de souvenir. Site: hammockwineandcheese.com. Telefone: 386 445-3357.

386 A Fusion of Fine Eating
Muito bem recomendado pelos turistas, esse restaurante tem um cardápio bem variado, com muitos tipos de saladas, sopas, pratos com carnes e frutos do mar, sobremesas divinas, pizzas e uma boa carta de vinhos. Uma dica é fazer a reserva com antecedência, pois o 386 A Fusion of Fine Eating é muito procurado especialmente de sexta a domingo. Site: threeeightsix.com. Telefone: 386 246-0070.

Compras
Coconut Island
Essa lojinha simpática oferece muitas opções em produtos da linha Brighton e Joseph Robkoff. Os donos são muitos gentis e mostram pacientemente as joias, roupas e também souvenirs. Endereço: 101 Palm Harbor Pkwy, Palm Coast.

The Baliker Gallery
Quem conhece a Flórida, sabe que em qualquer lugar do estado, mesmo em uma remota cidadezinha, é possível encontrar uma demonstração de arte encantadora. E em Palm Coast não é diferente, pois por todo o condado de Flager encontram-se obras esculpidas em bronze e madeira do artista Paul Baliker. As peças em tamanho real chamam a atenção pelos rostos e corpos esculpidos com extrema riqueza de detalhes. Após se apaixonar pelos trabalhos, o jeito é visitar a simpática The Baliker Gallery, que tem muito o que mostrar. Excelente programa para quem quer comprar uma peça ou mesmo apreciar obras de arte. Site: paulbaliker.com. Telefone: (386) 446-0069.

Onde se hospedar
Palm Coast tem boas opções de hotéis, com preços variados, dependendo do nível de conforto desejado.

Hammock Beach Resort
Muito luxo e diversas atrações top para quem se hospedar nesse resort quatro estrelas, que fica de frente para o mar e possui campo de golfe, várias piscinas de diferentes tipos (com cascata, coberta, rio lento), uma academia excepcional, bar, spa completo etc. Os quartos são muito bem decorados e boa parte deles oferece uma visão esplêndida do mar. O Hammock Beach Resort ainda disponibiliza outras comodidades, como babá, cadeiras e guarda-sóis para quem vai à praia, aluguel de bicicleta e wi-fi. Site: hammockbeach.com. Telefone: 877 576-7629.

Hilton Garden Inn
Outra boa opção para quem vai se hospedar em Palm Coast é o Hilton Garden Inn, que fica a menos de 10 minutos de Flager Beach. O hotel possui ótimas instalações, piscina, academia, restaurante, bar, uma loja que oferece artigos diversos. Fica aberta 24 horas, com wi-fi. Os quartos são muito bem decorados e a relação custo x benefício acaba sendo muito compensadora. Site: hilton.com. Telefone: 855 618-4697.

Foto: Divulgação/Instagram/Visit Florida/Visit Flagler