O artista paulista Claudio Tozzi recebe o Lifetime Achievement Award durante o Brazilian International Press Award
Arte

Claudio Tozzi: “A arte não deve ficar presa, deve ocupar ruas, praças e a vida das pessoas”

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Jade Matarazzo – Foto: Manny Hernandez

Claudio Tozzi nasceu em São Paulo e ganhou o mundo durante sua longa e constante carreira na arte. Arquiteto de formação, ele se especializou em designer urbano na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, mas foi com seu estilo inovador que deixou sua marca no mundo artístico. Em suas primeiras obras, o artista revela a influência da arte pop pelo uso de imagens retiradas dos meios de comunicação de massa, como na série de pinturas “Bandido da Luz Vermelha” (1967), na qual remete-se à linguagem das histórias em quadrinhos.

Tozzi trabalha com temáticas políticas e urbanas, utilizando com frequência novas técnicas em seus trabalhos, como a serigrafia. Em 1967, seu painel “Guevara Vivo ou Morto”, exposto no Salão Nacional de Arte Contemporânea, é destruído a machadadas por um grupo radical de extrema direita, sendo posteriormente restaurado pelo artista. A partir de 1969 seus trabalhos revelam uma maior preocupação com a elaboração formal e perdem o caráter panfletário que os caracterizava. Começa a desenvolver pesquisas cromáticas na década de 1970. Nos anos 80, sua produção abre-se a novas temáticas figurativas, como é possível observar nas séries dos papagaios e dos coqueirais. Ele então dá início aos trabalhos abstratos, nos quais explora efeitos luminosos e cromáticos.

Tozzi realizou painéis importantes para espaços públicos de São Paulo como “Zebra”, colocado na lateral de um prédio da Praça da República e outros na Estação Sé do Metrô, na Estação Barra Funda do Metrô, no edifício da Cultura Inglesa e na Estação Maracanã do Metrô Rio, na cidade do Rio de Janeiro. O artista explora o conceito de apropriação da imagem de Duchamp. Suas obras não são feitas por emoção. Antes de iniciar um novo trabalho, ele já sabe exatamente o que é e como vai fazer para alcançar o resultado imaginado. Segundo ele, “a arte não deve ficar presa em museus, galerias e instituições de ensino. Ela deve ocupar as ruas, praças, edifícios e a vida das pessoas”. Podemos observar esse conceito em seus painéis, como o do Edifício Exclusive. Artista ativo, além de arquiteto, designer, gravador e pintor, Tozzi recentemente esteve em Miami para uma grande exposição individual na conceituada galeria Gary Nader, marcando sua presença na comunidade americana e brasileira, em uma noite de muito sucesso. Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer pessoalmente sua obra, pode visitar a galeria Duo Art Gallery de Didi Marchi, em Little Havana.

Arte by Claudio Tozzi

Arte by Claudio Tozzi

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 9 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

Media of the day

You cannot copy content of this page