News

5 grandes obras de engenharia na capital paulista em 2022

Sending
User Review
0 (0 votes)

Do amplo Museu do Ipiranga à Roda Gigante do Villa Lobos, São Paulo é destaque com importantes lançamentos este ano

Com mais de 12 milhões de habitantes e considerada uma das cinco maiores metrópoles do mundo, São Paulo é o verdadeiro “coração” do Brasil, tanto financeiro quanto social e cultural. Isso acaba por gerar as principais tendências, que são propagadas no restante do país em diversos segmentos, como ocorre na engenharia. Após a pandemia, o setor está em crescimento e com excelentes prognósticos para 2023, sendo o ramo da construção civil considerado um dos setores mais sólidos da produção interna nacional.

Mesmo com as incertezas do mercado, a cidade é um verdadeiro canteiro de obras, com novos empreendimentos surgindo ou em fase de construção por toda a parte. Tamanha oferta de obras e novos postos de trabalho requer maior conhecimento e boas práticas, visando um melhor aproveitamento de insumos, eficiência, economia e sustentabilidade, dentre outros.

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape/SP), entidade sem fins lucrativos formada por Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos, auxilia profissionais e estudantes com diversos cursos na área de avaliações (rurais e urbanas), perícias (judiciais e extrajudiciais) de engenharia, perícias ambientais e inspeções prediais no estado de São Paulo desde 1979. É referência na produção de conhecimento técnico, estudos em engenharia e em cursos alinhados com as transformações urbanas, sociais e culturais.

Os professores do Ibape/SP selecionaram 5 grandes obras na capital paulista em construção ou lançadas em 2022 abaixo, divididos por segmentos:

  1. Museu do Ipiranga: patrimônio histórico

Inativo desde 2013, o Museu do Ipiranga passou quase uma década sendo restaurado para finalmente abrir as portas para o público em setembro deste ano para a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil.

Sempre lotado de visitantes, o espaço está mais acessível e moderno, com direito a peças multissensoriais e de interação com o público sem, é claro, abrir mão da tradição, com a maioria das peças datando dos séculos 19 e 20.

A obra foi orçada em R$ 235 milhões e estava prevista para, inicialmente, resolver os graves problemas estruturais e risco de desabamento que causaram sua interdição, mas ao longo do processo optou-se pela modernização completa, com o restauro do Edifício-Monumento, ampliação do edifício e revitalização do Jardim Francês.

  1. Reforma do Copan: habitação

Após dez anos de embate entre moradores e o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp), a reforma do icônico edifício Copan teve início em 2022. Idealizado por Oscar Niemeyer nos anos 50, o espaço tinha graves problemas de manutenção da fachada, ocasionando queda de pastilhas e infiltrações. A ideia dos responsáveis pela obra é conseguir concluir a revitalização sem comprometer a fachada histórica do edifício.

  1. Faria Lima Plaza: arquitetura

Localizada na avenida homônima, o Faria Lima 949 é um empreendimento inovador lançado este ano, considerado pelo mercado imobiliário “triple A”, com a torre comercial reunindo elevados níveis de tecnologia, segurança e conforto. Com custo estimado em 700 milhões de reais e área construída de mais de 40 mil m², recebeu a pré-certificação LEED Gold concedida pelo US Green Building Council, que fomenta a criação de edifícios sustentáveis, eficientes e econômicos,

  1. Novo Rio Pinheiros: revitalização

Considerado um dos exemplos mais bem-sucedidos de revitalização de cursos d’água no Brasil, o Novo Rio Pinheiros já tem impacto positivo na vida dos paulistanos, mesmo antes do processo ser concluído, com a diminuição da poluição e do mau cheiro do local. O projeto está sendo executado pela Sabesp e pelo Governo do Estado, sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, visando a qualidade de vida à população, visando exemplos positivos aplicados no Texas (EUA), Liverpool (Inglaterra), Paris (França), Atlanta e Nova York (EUA),

A meta é melhorar a qualidade das águas do rio e integrá-lo completamente à cidade até o fim de 2022, reduzindo o esgoto lançado em seus afluentes, ao mesmo tempo em que atende a população do entorno.

  1. Roda Gigante: turismo e lazer

Com lançamento programado para dezembro, a maior roda gigante da América Latina, denominada “Roda Rico”, está situada às margens do Rio Pinheiros, no Parque Cândido Portinari, ao lado do Villa-Lobos, e também faz parte do projeto do Novo Rio Pinheiros do Governo de São Paulo, com o intuito de revitalizar e transformar os entornos do local.

            Com 91 metros de altura, a “Roda Rico” possui 4,5 mil metros quadrados de área construída e com 42 cabines de última geração, todas monitoradas, climatizadas, monitoradas e com sistema de wi-fi, interfone e capacidade para dez pessoas cada por giro completo.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 25 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page