Vida e Saúde

Vantagens do Ballet fitness e como praticar em casa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Ballet fitness une movimentos de academia com passos de ballet

A pandemia veio para acabar de vez com a noção de que, para se manter ativo fisicamente, é preciso frequentar academias. Além da possibilidade de se exercitar em casa, atividades diversas, que estimulam o corpo de diferentes maneiras, ganham espaço entre os entusiastas do mundo fit.

Uma modalidade que chama atenção é o ballet fitness. É uma alternativa que combina movimentos tradicionais de academia com alguns passos de ballet – por isso, roupas fitness são utilizadas em vez de uniformes da dança. Durante uma aula, há agachamentos, abdominais, exercícios para pernas e braços em conjunto a pontas de pé e posturas eretas.

Não é necessário experiência prévia – com musculação ou ballet – e há várias formas de aderir ao ballet fitness na segurança de casa. Outra vantagem é que os exercícios utilizam o peso do próprio corpo, assim, os interessados precisam apenas de legging fitness e espaço para praticar.

Vantagens do ballet fitness

Além de ser uma atividade divertida, ideal para quem não se enquadra em treinos padrões de academia, o ballet fitness tem vários benefícios. Um dos principais é a tonificação dos músculos – com destaque para pernas, braços e abdômen.

Há também uma alta queima calórica. Durante meia hora de aula, estima-se ser possível perder mais de mil calorias, variando de acordo com os exercícios e a intensidade.

O esporte, mesclado com passos de dança, é indicado para quem tem problemas de postura e dores na região das costas, uma vez que há um foco ainda maior na posição da praticante durante a atividade, característica provinda do ballet. 

Outro ponto positivo são os alongamentos, feitos em vários momentos da aula e não só na hora de aquecer ou desacelerar. Por isso, é possível perceber maior facilidade para realizar movimentos ao longo do dia, com músculos mais flexíveis e alongados. 

Por fim, a prática constante do ballet fitness auxilia na melhora do humor, maior consciência corporal e equilíbrio – vantagem estratégica para pessoas de todas as idades. 

Como praticar em casa

Diversas academias que oferecem aulas presenciais adaptaram-se para o modelo on-line, a fim de manter o cronograma mesmo durante a pandemia. Nesse caso, há a vantagem do acompanhamento profissional, que pode orientar a pessoa em relação às posições e tirar dúvidas referentes a movimentos específicos.

Entretanto, é possível também começar a praticar o ballet fitness com o Youtube. Não faltam opções de canais focados na modalidade ou em exercícios semelhantes. O BTFit, por exemplo, é um perfil originado de um aplicativo, que produz vídeos de vários treinos – incluindo aulas de ballet fit.

Anacã Online é mais uma forma de conhecer a modalidade. O canal, focado em atividades físicas relacionadas a dança, possui uma série de aulas – ballet, jazz e coreografias para músicas de sucesso. Uma delas é um vídeo de quase meia hora com o professor Alexandre Bóia, focado nos passos do ballet fitness.

Internacionalmente, a professora Coach Kel disponibiliza vídeos relacionados ao ballet fitness. Exercícios específicos para serem feitos na barra – que podem ser adaptados com outros apoios -, movimentos de musculação e aulas completas, sem necessidade de nenhum equipamento, são algumas das atividades do canal.

Comente

Clique aqui para comentar

You cannot copy content of this page
X