Foto: Visit Florida
Ricardo Tomassoni Turismo

Vamos juntar turismo com ecologia

Ricardo Tomassoni é fundador e CEO da International Quality Research. Vive em Miami há 20 anos e é turista incansável do sul da Flórida. WhatsApp (786) 770-9105 sappao55@hotmail.com
Sending
User Review
0 (0 votes)

Neste mês resolvi escrever sobre o Ecoturismo e apontar algumas opções aqui na Flórida para explorar esse método diferente de curtir a viagem.

Ecoturismo, por definição é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações.

É muito fácil “praticar” o Ecoturismo na Flórida. Existem diversas opções. Resolvi colocar algumas para os meus queridos leitores.
Caso você escolha uma delas, entre em contato com a revista, adoraríamos colocar algumas fotos da sua viagem.

Palm Coast and The Flagler Beaches

Este trecho de 30 quilômetros de praias é um paraíso para banhistas, velejadores e pescadores em busca de uma costa intocada e pouco desenvolvida. O passeio de barco, canoa ou caiaque leva a habitats naturais de tartarugas e outras criaturas aquáticas, bem como santuários para mais de 200 espécies de aves aquáticas, como águias pesqueiras e garças azuis.

Seus 125 quilômetros de trilhas para caminhadas e ciclismo oferecem cenas de um filme de cinema através de antigos carvalhos e vegetação nativa. O North Peninsula State Park, o Bulow Creek State Park e a Graham Swamp Conservation Area são lugares imperdíveis para se visitar.

Localizadas na costa nordeste da Flórida, Palm Coast e Flagler Beaches são um refúgio costeiro peculiar que apresenta uma beleza natural, uma espetacular cena gastronômica e muitas atividades artísticas e culturais. Faça um passeio a cavalo com a Equestrian Adventures of Florida ou mergulhe na água com golfinhos no Marineland Dolphin Adventure.

https://www.floridastateparks.org/parks-and-trails/north-peninsula-state-park
https://www.floridastateparks.org/parks-and-trails/bulow-creek-state-park
https://floridahikes.com/graham-swamp-preserve
https://www.visitflagler.com/blog/post/saddle-up-on-the-beach-with-equestrian-adventures-of-florida/
https://www.visitflagler.com/things-to-do/outdoor-adventures/swim-with-dolphins/

Everglades National Park

O Everglades National Park ficou entre os 4 melhores no ranking dos melhores parques nacionais de 2022. E há uma boa razão para isso – a vida selvagem é incrível, você não pode simplesmente fazer um passeio de barco para ver crocodilos e golfinhos, ou fazer caminhadas com a chance de ver tartarugas e jacarés ao longo do caminho em qualquer outro lugar.

Mas há muito mais a fazer no maior pântano subtropical do país, de acordo com o National Park Service. O parque, um tesouro americano que também é Patrimônio da Humanidade e Reserva Internacional da Biosfera, protege uma paisagem incomparável que fornece habitat importante para inúmeras espécies raras e ameaçadas de extinção.

Os Everglades são a única reserva subtropical da América do Norte. O parque é incrivelmente diverso, o que é incrível, considerando que praticamente não há mudança de altitude. Existem muitas plantas diferentes que você não encontrará em outros lugares. Os fotógrafos de pássaros apreciam as muitas espécies atraentes. Os mais corajosos até tiram fotos de jacarés.

Leve seu filho para Everglades e ele nunca ficará entediado. Peixes-boi, crocodilos, panteras. As crianças adoram vê-los e aprender sobre eles. Andar de bicicleta pelo parque, fazer um passeio de aerobarco ou alugar uma canoa ou caiaque com a mamãe e o papai são outras das atividades preferidas.

Existem dois acampamentos drive-in acessíveis a partir da entrada Homestead do parque: Long Pine Key Campground e Flamingo Campground. Ambos acomodam barracas e trailers.

https://www.nps.gov/ever/index.htm
https://www.nps.gov/ever/planyourvisit/camping.htm

Everglades National Park. Foto: Visit Florida

Corkcrew Swamp Sanctuary

Uma visita ao Corkscrew Swamp Sanctuary é uma jornada ao coração do ecossistema de Everglades.

Por mais de 100 anos, a National Audubon Society lutou para garantir que empreendedores e fazendeiros não drenassem o pântano. Esse Santuário fica a cerca de meia hora a leste de Naples, os 13.000 acres de Everglades são um local de nascimento e reprodução de pássaros que variam de garças-das-neves à cegonhas e pássaros canoros.

Plantas raras, como a Orquídea Fantasma, vivem nesse ecosistema ao lado de jacarés, tartarugas, ursos negros e esquilos raposas. Descubra a beleza acidentada desta famosa área natural no famoso calçadão (Broadwalk) de Corkscrew – uma aventura de 2,25 milhas através de florestas planas de pinheiros, pradarias úmidas, ao redor de um pântano e, finalmente, na maior floresta de ciprestes calvos da América do Norte.

Pare no centro de visitantes para ver um filme detalhando a história do parque, exibições educativas e artísticas, atividades infantis e um café para lanches e bebidas.

Nesse santuário as oportunidades para fotos estão disponíveis em cada curva da trilha do “Broadwalk”.

https://www.audubon.org/
https://www.gardeningknowhow.com/ornamental/flowers/orchids/ghost-orchid-information.htm
https://corkscrew.audubon.org/

Audubon’s Corkscrew Swamp Sanctuary. Foto: Wikimedia

Punta Gorda

A charmosa cidade de Punta Gorda está situada em Gasparilla Sound, e é um lugar famoso para eco-exploradores que buscam habitats únicos na Flórida.

Vários parques naturais à beira-mar ficam a uma rápida viagem de barco, incluindo o Cape Haze Aquatic Preserve, que tem águas calmas e uma rede de ilhas irresistíveis, e o Charlotte Harbour Preserve State Park, onde 80% do litoral é protegido. Este belo estuário é um local privilegiado para observação de aves, caminhadas, canoagem, pesca e observação de uma variedade de animais aquáticos e terrestres.

Nas proximidades, os 67 acres de terra costeira do Randell Research Center apresentam a história dos índios Calusa, juntamente com programas sobre a ecologia da região. Um curto passeio a leste fica o Babcock Ranch com passeios ecológicos guiados de um pântano e habitats que abrigam jacarés, porcos selvagens, perus, veados e muito mais.

https://floridadep.gov/rcp/aquatic-preserve/locations/gasparilla-sound-charlotte-harbor-aquatic-preserve
https://floridadep.gov/rcp/aquatic-preserve/locations/cape-haze-aquatic-preserve
https://www.floridastateparks.org/parks-and-trails/charlotte-harbor-preserve-state-park
https://www.floridamuseum.ufl.edu/rrc/
https://babcockranchecotours.com/

Gilchrist Park em Punta Gorda. Foto: Visit Florida

Ellie Schiller Homosassa Springs Wildlife State Park

No início dos anos 1900, os passageiros do trem deixavam seus assentos confortáveis, entravam nas águas frias de Homosassa e desfrutavam de um piquenique enquanto os vagões de carga eram carregados com madeira, produtos e frutos do mar.

Uma atração natural popular por mais de um século, este parque protege a vida selvagem, desde peixes-boi e panteras ameaçados de extinção até aves aquáticas e jacarés.

Uma trilha de calçadão parcialmente coberta oferece uma visão de perto dos animais nativos, enquanto o Underwater Observatory oferece uma perspectiva subterrânea única da vida marinha e dos habitats. Exposições de criaturas cativas que não podem viver na natureza apresentam hipopótamos, lobos vermelhos, grous e ursos negros. Os programas educacionais compartilham as informações mais recentes sobre os ecossistemas regionais.

https://www.floridastateparks.org/parks-and-trails/ellie-schiller-homosassa-springs-wildlife-state-park

Ellie Schiller Homosassa Springs Wildlife State Park. Foto: Visit Florida

Crystal River Archaeological State Park

Com todos os sítios ecológicos ao longo da Costa do Golfo da Flórida Central, é fácil perder esta jóia escondida atrás de dezenas de ilhas em Crystal Bay.

Alimentado por cerca de 50 nascentes de água doce, o refúgio de vida selvagem foi estabelecido como um santuário para peixes-boi. Você pode fazer passeios guiados ou de caiaques para conhecer essas criaturas maravilhosas que migram às centenas para hibernar no inverno.

Lugares históricos dos nativos americanos que remontam a mais de 2.000 anos atraem visitantes de hoje que também gostam de trilhas para caminhadas, mergulho, caiaque, pesca, observação de pássaros e outras aventuras ao ar livre.

O complexo é um dos mais antigos locais ocupados continuamente na Flórida. Por 1.600 anos, a área serviu como um imponente centro cerimonial para os nativos americanos.

As pessoas viajavam de grandes distâncias para fazer comércio e enterrar seus mortos. Estima-se que até 7.500 nativos americanos podem ter visitado o complexo todos os anos.

Como parte da Great Florida Birding Trail, o parque oferece aos observadores de pássaros a chance de observar uma variedade de espécies.

https://www.floridastateparks.org/parks-and-trails/crystal-river-archaeological-state-park
https://floridabirdingtrail.com/

Crystal River Archeological State Park. Foto: Wikimedia

Florida Caverns State Park

Precisa de uma pausa do sol? Desça para o subsolo para explorar o mundo legal das cavernas da Flórida. Passeios guiados com lanternas levam os visitantes por trilhas e passagens até salas subterrâneas espaçosas esculpidas à mão na década de 1930 pelo Civilian Conservation Corps.

Estalagmites, estalactites e rochas transformadas em formas mágicas por implacáveis gotas de água certamente inspirarão a imaginação dos mais jovens.

Florida Caverns oferece aos visitantes uma raridade no estado, uma chance de explorar cavernas deslumbrantes. Ao se mover entre as grandes salas subterrâneas, pode-se observar as muitas marcas feitas pelos trabalhadores do Civilian Conservation Corps da década de 1930.

Esses homens trabalhadores ampliaram as passagens da caverna manualmente para que os visitantes pudessem ficar de pé durante as visitas guiadas. Eles também construíram o espaçoso centro de visitantes no parque.

https://www.floridastateparks.org/parks-and-trails/florida-caverns-state-park

Florida Caverns State Park. Foto: Visit Florida

Navarre Beach

É difícil imaginar uma viagem à Flórida sem passear por uma praia de areia branca, e esta com certeza vale a visita.

Navarre Beach cobre cerca de 40 quilômetros de orla intocada entre Pensacola e Destin. Os amantes da natureza podem mergulhar em suas águas mornas e calmas do Golfo antes de observar pássaros ou explorar um excelente exemplo de ecossistema de dunas costeiras.

Cerca de 14.000 visitantes anuais se reúnem no Panhandle Butterfly House para ver dezenas de belas borboletas de perto e testemunhar a migração anual da Borboleta Monarca para o México.

Mas a principal atração ecológica da área é o Sea Turtle Conservation Center, onde os ambientalistas esperam proteger as áreas de nascimento das tartarugas, promover o crescimento de filhotes e aumentar suas chances de sobrevivência.

Suas praias imaculadas são nomeadas entre as melhores do país ano após ano, e os visitantes comparam a travessia da ponte de Navarre como a transcendência do paraíso repetidas vezes.

https://www.visitflorida.com/places-to-go/northwest/navarre/
https://panhandlebutterflyhouse.org/
https://navarrebeachseaturtles.org/

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page