Berlinda de Nossa Senhora de Nazaré - Foto: Fernando Sette
Brasil Eventos Turismo

Uma Jornada de Fé e Devoção: Círio de Nossa Senhora de Nazaré

Sending
User Review
5 (1 vote)

Por Daniele Vasconcelos

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia, é um dos eventos religiosos mais importantes e tradicionais do Brasil, e acontece na cidade de Belém, no estado do Pará. Com uma história rica e significado profundo para os fiéis, o Círio atrai milhões de pessoas todos os anos em uma celebração de fé e devoção.

A história do Círio remonta ao século XVIII, quando uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi encontrada por Plácido José de Souza. Há diversas versões para o início da devoção pela santa em Belém. Pesquisadores descrevem fatos que tentam explicar a origem, embasados em documentos ou nas narrativas apresentadas ao longo da história.

As festividades do Círio são marcadas por diversas procissões e peregrinações. A mais famosa delas é a procissão do Círio, que ocorre no segundo domingo de outubro. Neste dia, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, Naza ou Nazinha, como carinhosamente passou a ser chamada por seus devotos, é conduzida em uma grande berlinda pelas ruas de Belém, acompanhada por milhares de fiéis.

Corda dos Promesseiros – Foto: Fernando Sette

Os principais símbolos que caracterizam o Círio são: a Berlinda, o manto, a corda e os carros de promessas. A berlinda é uma espécie de pequeno santuário onde a imagem é transportada. A cada ano, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é envolta por um novo manto, um dos símbolos mais importantes da romaria. Com 400 metros de comprimento, a corda é feita de sisal, pesa cerca de 700 quilos, é atrelada à berlinda e costuma ser disputada pelos peregrinos durante as romarias. São muitos os que querem seguir a procissão bem de perto, segurando na corda, sendo considerada a maior demonstração de fé durante a procissão. Nos carros de promessas, os promesseiros costumam colocar objetos em cera (como velas e esculturas de partes do corpo que receberam a cura de alguma enfermidade), miniaturas de casas e de barcos como agradecimento pela conquista desses bens, dentre outros.

Após a emocionante procissão, é realizado o tradicional almoço do Círio, que é considerado o “Natal do Paraense”. É no mês de outubro que os paraenses que vivem em outras cidades, estados e até mesmo países, retornam a Belém para esse grande encontro anual, que representa um momento de unidade e celebração. O cardápio tradicional é composto por iguarias que dão sabor e perfume especial à comemoração, como o pato no tucupi e a maniçoba, comidas típicas da região feitas com ingredientes da floresta amazônica.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré recebeu o reconhecimento da UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2013. Essa importante conquista evidencia a relevância e a importância cultural e religiosa do evento para a sociedade brasileira.

A Varanda de Nazaré, projeto criado pela cantora Fafá de Belém, em 2011, busca ampliar a visão do Brasil sobre o Círio de Nazaré. Com uma programação que proporciona uma verdadeira imersão na cultura paraense, Fafá recebe, todos os anos, diferentes formadores de opinião de várias áreas do conhecimento e, ao longo dos últimos 12 anos, mais de 400 diferentes embaixadores de todas as partes do Brasil e até de outros países foram convocados pela artista para vivenciar essa incrível jornada de fé.

A cantora Fafá de Belém na Varanda de Nazaré – Foto: Aryanne Almeida

Nossa Senhora de Nazaré nos Estados Unidos

Esse ano, pela primeira vez, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará nos Estados Unidos, onde irá acontecer o 1º. Círio fora do Brasil. No período de 16 a 19 de Novembro, a Rainha da Amazônia estará presente em missas nas comunidades brasileiras no Sul da Flórida. No dia 19 acontecerá o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, na igreja Saint Catherine of Siena, em Miami.

O Círio é mais do que uma festa religiosa, é uma expressão profunda de fé, devoção e amor por Nossa Senhora. É um momento de união, de celebração e de gratidão. Que todos possam sentir a alegria e a emoção que envolvem o Círio, e que Nossa Senhora de Nazaré continue a abençoar e proteger a todos. Viva o Círio de Nossa Senhora de Nazaré!

Como paraense, me sinto honrada em poder compartilhar uma das maiores riquezas culturais da minha terra. Agradeço à Ursula Vidal, Secretária de Cultura do Estado, por toda a sua dedicação em fortalecer a cultura do Pará.

Agenda da Peregrinação de Nossa de Nazaré em Miami

Dia 16

12:00 PM: Missa em St. Augustine Catholic Church – 1400 Miller Rd, Coral Gables, FL 33146.

07:00 PM: Missa em St. Agnes Catholic Church – 100 Harbor Dr, Key Biscayne, FL 33149.

Dia 18

03:30 PM: Missa em Our Lady of Guadalupe Catholic Church – 11691 NW 25th St, Doral, FL 33172.

07:00 PM: Missa em St Joseph Catholic Church – 8670 Byron Ave, Miami Beach, FL 33141.

Dia 19

09:30 PM: Missa em St. Vincent Catholic Church – 6350 NW 18th St, Margate, FL 33063.

06:00 PM: Círio de Nossa Senhora de Nazaré na Saint Catherine of Siena Catholic Church – 9200 SW 107th Ave, Miami, FL 33176.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 23 jul.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page