Imigração

Saiba como se preparar para mudar de país em 2023

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Daniel Toledo, especialista em Direito Internacional, explica os passos essenciais para quem não quer errar no planejamento

Mudar de país é o sonho de muitos brasileiros, mas se a ideia é fazer isso já em 2023, é preciso considerar que a pressa pode ser inimiga de um plano de imigração perfeito. De acordo com Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, é preciso cuidado para que o desespero em mudar logo não cause problemas.

“No cenário pós-eleitoral, observamos muitos acharem que o ano que vem será de caos, mas é preciso ter calma porque nenhum presidente conseguiria destruir o Brasil em 12 meses. Muita gente pode tentar aproveitar o desespero das pessoas para tentar empurrar uma possível solução, mas um visto não deve ser tratado como um produto de prateleira. É necessário um bom planejamento”, explica.

Mesmo que as pessoas considerem que o resultado da eleição pode vir a impactar seus negócios, há tempo hábil para estruturar uma possível imigração. “O primeiro passo é conversar com a família. Vir sozinho não dá certo e se a esposa, marido, filhos, não quererem, não adianta forçar uma situação. Há 20 anos ouço esses relatos. Nesse caso, quando chegam aqui, um culpa o outro, um quer voltar e o outro não. Aí sim é que vira um cenário de caos”, pontua o advogado.

Depois do acordo familiar, Daniel afirma que é necessário conversar com um advogado de imigração. “O profissional tem que mostrar conhecimento técnico e experiência. Precisa haver afinidade e segurança”, sugere. “Além disso, é importante entender o procedimento do processo, os detalhes de cada uma das fases. Olhe no olho de quem vai te representar e sinta se o profissional te transmite segurança”, aconselha.

Toledo reforça que a tática varia de acordo com o caso. “Se é casado, a estratégia é uma; se é solteiro, é outra; ou, ainda, se a pessoa tem filhos. Aliás, o advogado precisa saber que esses filhos vão te exigir uma certa demanda. Não adianta a pessoa colocar no business plan que você vai trabalhar 14 horas por dia se você é pai solteiro, como é meu caso. Em quase todas as palestras que fiz na vida meu filho estava lá”, afirma.

Daniel explica que o advogado precisa entender as limitações e possibilidades de quem quer imigrar e deve descrever isso no processo. “Quem ler, vai precisar conhecer o candidato através das palavras que o profissional vai usar para representá-lo”.

Finalmente, é preciso pensar em planejamento financeiro. “Começo perguntando onde a pessoa quer morar, para então conseguir estimar quanto ela vai precisar. Pensando em um padrão de vida médio nos EUA, diria que são necessários uns US$ 5 mil dólares para uma família de 3 a 4 pessoas. Se conseguir se planejar para ter pelo menos 6 ou 7 meses de contas pagas, já é um cenário mínimo razoável.  O ideal seria ter dinheiro para uns 12 meses o que permitirá estruturar a empresa, o business, arrumar um emprego, ou seja, cumprir o que foi colocado no business plan. É preciso entender que ninguém chega em outro país e já no dia seguinte terá uma empresa com faturamento suficiente para pagar funcionário, aluguel, impostos e, ainda, sobrar dinheiro para sobreviver”, finaliza.

Sobre Daniel Toledo

Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com mais 165 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB Santos, professor honorário da Universidade Oxford – Reino Unido e consultor em protocolos diplomáticos do Instituto Americano de Diplomacia e Direitos Humanos USIDHR.

Sobre o escritório

O escritório Toledo e Advogados Associados é especializado em direito internacional, imigração, investimentos e negócios internacionais. Atua há quase 20 anos com foco na orientação de indivíduos e empresas em seus processos. Cada caso é analisado em detalhes, e elaborado de forma eficaz, através de um time de profissionais especializados. Para melhor atender aos clientes, a empresa disponibiliza unidades em São Paulo, Santos e Houston. A equipe é composta por advogados, parceiros internacionais, economistas e contadores no Brasil, Estados Unidos e Portugal que ajudam a alcançar o objetivo dos clientes atendidos. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br ou entre em contato por e-mail contato@toledoeassociados.com.br.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 22 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page