Marina de Portimão - Crédito: Associação de Turismo Algarve
Turismo

Quem conhece o verão em Algarve não se esquece jamais

Sending
User Review
0 (0 votes)

É verão em Portugal. E quando o assunto é aproveitar esta alta temporada no país lusitano, um dos destinos preferidos e mais procurados é a região de Algarve. Não à toa, já foi premiada por diversas vezes como o Melhor Destino de Praia da Europa.
Localizada na região extremo sul do país da costa mediterrânea, Algarve é formada por 12 vilarejos e municípios típicos de serra europeia com grande influência moura, palácios, castelos medievais, além das belas e paradisíacas ilhas e praias – são cerca de 200km de costa com diferentes características, mas com uma coisa em comum: panoramas deslumbrantes sobre o mar que casam perfeitamente com um patrimônio arquitetônico encantador e diversas atrações para os mais variados gostos.

Um dos cenários mais famosos é o da Praia de Benagil. Localizada em uma vila de pescadores do mesmo nome que pertence ao município de Lagoa no Algarve, é conhecida pelas praias deslumbrantes e grutas marinhas. Ao lado da praia, o turista pode apreciar o enorme Algar de Benagil: uma gruta, com um buraco no teto e uma pequena faixa de areia. A gruta Benagil possui duas entradas a partir do mar, que são separadas por uma parede rochosa de arenito. A primeira entrada fica a apenas 100m do canto esquerdo da praia de Benagil, a segunda, uns 50m depois. Estas duas entradas são os acessos à gruta, onde os barcos de passeio param para fotos.

Detalhe das formações rochosas em Carvoeiro – Crédito: Associação de Turismo Algarve

A gruta Benagil é a cereja do bolo, mas não é a única no local. As falésias nos arredores do Carvoeiro – outro vilarejo de Lagoa – são repletas de pequenas cavernas acessíveis pelo mar. Há diferentes passeios de barco que levam os turistas para conhecer algumas delas, como o percurso dos Sete Vales, que segue a costa por cima dos altos penhascos de calcário. Mesmo em opções de passeios mais curtos, com cerca de 30 minutos, o turista consegue conhecer diversas mini praias formadas pelas falésias.

O município de Lagoa possui um dos mais belos conjuntos de praias do Algarve. São 15 km de um litoral bastante recortado entre Portimão e Albufeira, repleto de pequenas enseadas e grutas, separadas pelos penhascos e formações de granito. Durante o verão, não é preciso se deslocar até a praia de Benagil para conhecer a gruta. Há passeios até as grutas saindo de Portimão, Albufeira, Faro e da praia de Carvoeiro. A Marina de Portimão é um dos locais com mais disponibilidade.

Em época de alta temporada, como a procura é grande, existem serviços de reservas online para todo tipo de atração, que inclusive vai além das praias: no vilarejo é enorme a oferta de restaurantes de frutos do mar e hotéis de luxo com infraestrutura completa e programação variada.

Cidade Velha de Faro – Crédito: Associação de Turismo Algarve

Além das praias

Além de belas praias, a região oferece muita história. Faro é a capital do Algarve, uma das cidades mais importantes e não é por menos. A região tem um legado cultural que vai desde sua colonização, e que gerou um patrimônio histórico incrível.

A cidade é medieval e cercada por muralhas e incontáveis monumentos que revelam um passado significativo. Passear pelo centro de histórico é uma forma interessante de conhecer um pouco da região e sentir como se tivesse embarcando para outros tempos. Impossível não se encantar com a atmosfera bucólica de um recanto cercado por charmosas construções, como as portas de acesso às muralhas e toda a estrutura que remonta ao período da dinastia almoada, nos séculos XII e XII.

Além do centro, Faro também guarda preciosidades arquitetônicas como o Palácio de Estoi, erguido em 1909 no padrão francês estilo rococó; a Catedral de Faro, localizada na praça Largo da Sé e erguida logo depois da reconquista cristã no século XIII; o Museu Municipal, onde há exposições permanentes sobre as origens de Faro, objetos do período islâmico, obras de artistas renascentistas, pinturas antigas e muito mais.

Percurso dos Sete Vales Suspensos – Crédito: Associação de Turismo Algarve
A formação rochosa do Algar de Benagil – Crédito: Turismo de Portugal
Praia do Carvalho em Carvoeiro – Crédito: Associação de Turismo Algarve

Algarve em detalhes: acesso e mais

Faro é a maior cidade do Algarve e é o lugar onde se encontra o aeroporto da região. Chegar até lá é tranquilo: além da vasta oferta de acesso de carro, trem ou ônibus para o turista que já está em Portugal, o aeroporto de Faro é a ligação mais importante de Portugal com outros países depois de Lisboa, então há voos direito de vários países.

Quando ir: em razão do clima mediterrâneo, a temperatura é amena o ano inteiro, mas o período mais interessante para conhecer a região, é entre Março e Setembro, durante a primavera e o verão.

O idioma oficial é o português, mas como a região é cheia de turistas, é muito comum se ouvir espanhol, francês e o inglês na ponta da língua de vendedores e prestadores de serviço.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page

X
X