Turismo

Prazo para tirar visto de turismo americano em São Paulo passa de 500 dias

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Brasil é o sétimo país que mais envia viajantes aos EUA

Quem deseja viajar para os EUA e ainda não tem o visto de turismo vai precisar de paciência para obter o documento. O tempo de espera para agendar uma entrevista no Consulado dos EUA em São Paulo é de 505 dias (ou 16 meses), segundo a última atualização no sistema do Departamento de Estado americano. É uma das maiores filas de espera já registradas para a capital paulista.

Em razão da pandemia de Covid-19, os postos diplomáticos dos EUA em todo o mundo ficaram fechados ou com funcionamento limitado durante 2020 e 2021. Isso fez com que milhões de pedidos de vistos se acumulassem, aguardando para serem analisados. No Brasil, isso aconteceu apenas em novembro de 2021, quando o atendimento ao público geral foi normalizado.

“De lá para cá, a Embaixada americana realizou um trabalho realmente fenomenal para atender a demanda. Os oficiais conseguiram até mesmo zerar a fila de vistos imigratórios, que são aqueles que concedem o green card. Mas o visto de turismo – que responde por cerca de 90% de todas as autorizações emitidas para brasileiros – são ainda um gargalo a ser superado”, comenta o advogado brasileiro Felipe Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration, escritório de advocacia imigratória sediado em Washington, D.C.

Ele destaca que a Embaixada dos EUA no Brasil fez contratações no último ano e já anunciou mais contratações de oficiais consulares para 2023, justamente com o intuito de reduzir o tempo de espera do agendamento. “O Brasil é um dos países que mais pedem visto de turismo no mundo. Acredito que a fila começará a ficar mais rápida a partir do meio do ano”, diz Alexandre.

O tempo de espera para conseguir a entrevista presencial no consulado ou na Embaixada – etapa obrigatória para quase todos os casos de quem tira o visto pela primeira vez – também está elevado nos outros postos diplomáticos dos EUA no Brasil.

No Rio de Janeiro, a fila é de 435 dias. A capital fluminense é seguida por Brasília (434), Recife (361) e Porto Alegre (337).

Dados do Escritório Nacional de Viagem e Turismo dos EUA mostram que, de janeiro a novembro de 2022, o Brasil foi o sétimo país que mais enviou viajantes à terra do Tio Sam, com 1.074 milhão de pessoas entrando em solo americano para atividades turísticas.

Ao todo, mais de 6,2 milhões de brasileiros têm o visto americano de turismo, sendo que 682 mil foram emitidos nos onze primeiros meses do ano passado.

Aproveita e compartilha com aquele amigo ou parente que mora no Brasil e pretende te visitar na Flórida!

Sobre a AG Immigration

A AG Immigration é um dos principais escritórios de advocacia imigratória dos Estados Unidos, já tendo auxiliado cidadãos de 32 países a obterem o green card americano. É fundada pelo empresário Rodrigo Costa e pelo advogado Felipe Alexandre, que figura há seis anos na lista dos 10 melhores advogados de imigração do American Institute of Legal Counsel. Alexandre também foi considerado, em 2022, pela segunda vez, como um dos 10 principais advogados de imigração pela revista “Attorney & Practice Magazine”, além de ser reconhecido pela Super Lawyers, plataforma da Thomson Reuters, como referência no campo das leis imigratórias dos EUA. A empresa tem sede em Washington D.C. e escritórios em Miami, Orlando, Las Vegas, Los Angeles e Nova York.

Mais informações: https://agimmigration.law/

Foto: Canva

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 7 fev.

Advertisement