Arte Blima Efraim

Oh, Frida!

Blima Efraim é artista plástica de nascença, formada pela escola da vida e que carrega na alma, as imagens do seu universo interior. E-mail: blimaefraim@gmail.com
Sending
User Review
0 (0 votes)

Nem todo o artista visual gosta de aparecer pessoalmente em público, mas cem por cento deles gostariam de ser reconhecidos de alguma forma através de sua arte. Dos milhões de artistas que existem, somente três por cento e’ mulher, e muito pouco delas chegam a fazer algum “barulho” no mercado mundial de arte; um mercado que sempre valorizou obras de arte criadas pelo sexo oposto. Em 2019, durante o Art Basel aqui em Miami, eu perguntei a Frances Bronet, presidente do Pratt Institute em Nova Iorque, quando seria a vez de nós mulheres sermos as mais disputadas nesse mercado injusto. Ela como mulher deveria ter esperanças e ter dito que não demoraria muito ou que ela esperasse que fosse ainda nessa década, mas que nada! Francis disse de pronto, seca e diretamente – “não vai acontecer”. Fiquei pasma e com o olhar perdido. Ela mudou de assunto e continuou a falar do coquetel que estava uma delícia.

Por falar em mulher artista, fui visitar o Norton Museum of Art em West Palm Beach. O museu está com uma exposição fantástica, e e’ claro que a “superstar” e’ uma das artistas plásticas mais adoradas mundialmente– Frida Kahlo.

Organizada pela fundação Vergel e MondoMostre e em colaboração com o instituto Nacional de Bellas Artes e Literatura (INBAL), – “Frida Kahlo, Diego Rivera e o modernismo mexicano da coleção Jacques e Natasha Gelman”, e’ a primeira exposição em grande escala do Norton Museu dedicada ao modernismo mexicano, onde inclui o maior grupo de obras de Frida Kahlo e Diego Rivera, trazida a este museu.

Como produtor de filmes na Cidade do México, Jacques Gelman apresenta mais de 150 obras, incluindo pinturas e trabalhos em papel coletados por ele e Natasha, apresentando também fotografias e roupas de época. As obras de arte de seu marido Diego Rivera estão lá só para dizer que estão, porque o holofote está mesmo na Frida Kahlo! Apesar de ele ter sido seu mestre durante tantos anos e uma figura de renome no meio artistico, e’ a Frida que ganhou o maior reconhecimento e fama global. Ela e’ a estrela do show com fotos suas tiradas por vários fotógrafos incluindo fotos tiradas por seu amante Nicolas Muray. Pois é, depois de ter sido traída tantas vezes por Diego, e’ o que restava fazer. Arrumar amantes – homens e mulheres.

Quem conhece a história da Frida, vai poder sentir ao admirar suas obras, toda a sua dor, inseguranças, amor e até seu poder de sedução. Frida dizia – “eu nunca pinto meus sonhos ou pesadelos. Eu pinto minha própria realidade.” Interessante que suas obras são surrealistas… Creio que sua vida era tao conturbada que nem real parecia. Melhor mesmo era pintar de uma maneira surreal e única.
O Norton e’ um museu que sabe impressionar. Impecável em termos de coleção, inovação, organização e limpeza. Sim! o museu tem um cheirinho de flores. Eles também oferecem palestras, cursos, workshops, programas para criança e família etc., e painéis de discussão sobre a arte do acervo que não e’ pequena não! Vocês podem encontrar no museu os mestres Cezanne, Picasso, Miro, Jackson Pollock, Monet, Courbet, Gaugan, Matisse, Georgia O’Keeffe. Obras de Jeff Koons, Anselm Kiefer e Dale Chihuly entre outros maravilhosos. Há coleções de arte chinesa, americanas, contemporâneas, europeias e fotografia, mas a Frida fica ate fevereiro!

Já que reclamei do lugar da mulher no mundo das artes, o Norton estabeleceu um novo programa de residência artística (AiR) em 2019. O programa, que apresentará quatro artistas por ano, enfatiza o compromisso do Norton em promover o crescimento criativo e intelectual para artistas de meio a final de carreira cujo trabalho garante maior atenção e promoção da paridade de gênero, raça e etnia nas artes por meio da dedicação de duas residências anuais para mulheres artistas. Uma delas é exclusivamente para uma artista afro-americana ou latina. Leia mais sobre o programa no site do museu, Norton.org

Ir ao museu e’ uma de minhas paixões como já repeti muitas vezes aqui, mas estou curiosa para ir ao Art Basel e `as feiras satélites desse ano. Louca para ver o que todos produziram durante 2020 e 2021. Na certa haverá obras que protestam, choram e demonstram emoções. Situações em que nos anos anteriores não existiu. Espero que tenham sutilmente mudado de estilo pois a arte de hoje esta’ chata, vazia e sem vida. Essa e’ minha opinião de artista que adora contar histórias através das minhas pinturas. Peço desculpas, e não quero ofender os artistas que criam esse tipo de arte. As vezes a sobrevivência do artista e’ mais importante do que exteriorizar suas emoções mais profundas. Não sei se me entendem. Podem me criticar também que eu gosto. Serei nesse caso toda ouvidos.

Serviço:
Norton Museum of Art
1450 S Dixie Hwy, West Palm Beach, FL 33401
(561) 832-5196
norton.org

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page