Literatura

O que Direita e Esquerda defendem? Livro explica conceitos

Sending
User Review
0 (0 votes)

A cientista política Juliana Fratini reuniu pesquisadores de diversos espectros para apresentar um panorama completo do atual pensamento político

Em um ano de eleições, muito se fala sobre esquerda, direita, neoliberalismo, comunismo, fascismo e outros termos políticos. Porém, o que realmente essas palavras e conceitos significam? Quais são os discursos e intenções embutidos em cada uma destas vertentes de pensamento? 

Para oferecer respostas e facilitar a compreensão sobre o significado e as implicações destes termos no dia a dia, a cientista política Juliana Fratini organizou a obra Ideologia: uma para viver, lançamento da Matrix Editora. O livro reúne textos de pesquisadores renomados que apresentam as principais linhas de pensamento da política contemporânea de forma didática. 

Apesar de ser usual a adoção de termos como “esquerdista” ou “direitoso” para definir o espectro político de um indivíduo, há muito mais por trás destas classificações. Com artigos bem embasados e forte apoio bibliográfico, os autores da publicação desmistificam os campos ideológicos e ajudam o leitor a fugir do senso comum e das discussões rasas. 

Entre os assuntos abordados estão a visão histórica e atual da democracia e a análise dos partidos e da política brasileira. O uso da desinformação como instrumento do autoritarismo, populismo, social-democracia, a nova direita, a relevância do marxismo estão entre as análises produzidas por pesquisadores e cientístas políticos das mais importantes instituições acadêmicas do país.  

O trabalho de curadoria e organização de Juliana Fratini é minucioso em apresentar as questões mais importantes sobre o universo político brasileiro. O título da obra faz referência à música “Ideologia”, de Cazuza, que admitia em sua letra que precisava de um sentido para sua vida.  

Ideologia: uma para viver é um verdadeiro GPS para trafegar pelos diferentes caminhos da política brasileira, evitando becos sem saída e lugares comuns que distorcem os conceitos em função de suas agendas ideológicas. Um livro feito para dar sentido à vida política dos brasileiros. 

— 

Ficha técnica  
 
Livro: Ideologia: uma para viver  
Organizadora: Juliana Fratini  
Editora: Matrix Editora  
ISBN: 978-65-5616-252-2 
Páginas: 232 
Preço: R$ 54,00 
Onde encontrar: Matrix EditoraAmazon 

Sobre os autores 

André Pereira César – Cientista social formado pela Unicamp, com especialização em controle orçamentário pela Escola de Administração da Fazenda do Distrito Federal. 

Carlos Freitas – Jornalista, mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e atua como jornalista na Câmara Municipal de Belo Horizonte. 

Christian Edward Cyril Lynch – Professor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Unirio) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Pesquisador do CNPq e da Faperj. 

Claudio Gonçalves Couto – Cientista político, mestre e doutor pela USP, professor adjunto do Departamento de Gestão Pública FVG-Easp; pesquisador CNPQ, integrante do seu comitê de área. 

Clayson Felizola – Jornalista e professor pós-graduado em Filosofia pela PUC-MG, com especialização em Filosofia Contemporânea. 

Fabrício Amorim – Jornalista, mestre e doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP. Especialista em Ciência Política pela FESP-SP. 

Fernando Miramontes Forattini – Graduado em Filosofia pela USP, mestre e doutorando em História pela PUC-SP e estudante-visitante pela Universidade  de Chicago, bem como fellow na Corruption in the Global South Network. Possui especialização em corrupção pela Transparency International School on Integrity (Vilnius, Lituânia) e pela Universidade da Pensilvânia.  

Francisco Fonseca – Cientista político e professor da PUC-SP e da FGV/Easp. 

Helcimara Telles – Cientista política, doutora em Ciência Política pela USP, professora da Universidade Federal de Minas Gerais e presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel). 

José Paulo Martins Júnior – Bacharel, mestre e doutor em Ciência Política pela USP. 

Juliana Fratini (organizadora) – Cientista política, mestre e doutoranda pela PUC-SP. 

Marco Aurélio Nogueira – Cientista político, professor titular da Unesp (aposentado) e articulista do jornal O Estado de S. Paulo. 

Miguel Chaia – Doutor em Sociologia pela USP, professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP. 

Rafael de Paula Aguiar Araújo – Pós-doutor em Comunicação pela Universidade de Lisboa e bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP e em Filosofia pela USP. 

Rodrigo Augusto Prando – Professor e pesquisador do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado – bacharel e licenciado – em Ciências Sociais, mestre e doutor em Sociologia pela Unesp, FCL, Araraquara. 

Wagner Iglecias – Doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da USP. 

Vera Chaia – Doutora em Ciência Política pela USP e livre-docente pela PUC-SP. Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da PUC-SP.

Sobre a Matrix Editora 

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país com mais de 900 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 25 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page