Carnaval Rio 2020 - Portela - Foto: Foto: Ronaldo Nina - Riotur
Brasil Entretenimento

O Carnaval no Brasil na Era da Pandemia

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Estava aqui pensando em passar o Carnaval no Brasil esse ano. Comecei a procurar um destino que me chamasse a atenção, mas o que veio aos meus olhos foi o famoso “samba do criolo doido”. A cada semana, o governo municipal de alguma cidade vinha e cancelava o Carnaval de 2022.

Como sou uma pessoa insistente continuei minha pesquisa e vi que ainda há esperanças para o Carnaval no Brasil. Muitas cidades não cancelaram seus eventos e já estão vendendo ingresso para os mesmos a todo vapor.

Eu ainda não decidi em qual cidade vou passar meu Carnaval no Brasil. De qualquer forma deixo minha pesquisa aqui para que, se você quiser também passar o feriado carnavalesco na nossa terrinha quem sabe a gente não se encontra por lá.

Tentei descrever um pouco o Carnaval de cada destino, pois muitos brasileiros que vivem nos Estados Unidos não conhecem como é a festa em outras cidades do país.

Rio de Janeiro – Capital

O Carnaval do Rio de Janeiro é obviamente o carnaval de todos os carnavais. Carnaval é sinônimo de Rio. É uma celebração colorida, louca, debochadamente selvagem, cheia de festas e desfiles. O Carnaval do Rio é famoso por seus incríveis desfiles de samba no Sambódromo, que apresentam milhares de artistas e carros alegóricos de 20 metros de altura.

Cinco milhões de pessoas saem às ruas do Rio durante o carnaval para participar das festas de rua que acontecem por toda a cidade. São mais de 500 blocos ocorrendo em todo o Rio durante o carnaval. Alguns atraem milhões, outros apenas algumas centenas. É a festa em que todos são bem-vindos, independentemente da idade ou cor.

Infelizmente foram vetados os eventos em locais públicos, como os famosos Blocos de Rua. Os desfiles das escolas de samba irão acontecer, porém no feriado de Tiradentes, em Abril. Pelo menos até o momento do fechamento dessa matéria. Quanto aos Blocos de Rua, a Prefeitura ainda discute se esses eventos também serão adiados para mesma data dos desfiles das escolas de samba.

Se você quiser assistir ao desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucai vai poder encontrar ingressos à partir de $34. Isso mesmo! E, por menos de $500, você se torna Carnavalesco VIP! Confira os valores no website oficial do Carnaval do Rio de Janeiro – www.riocarnaval.org.

Foto: Foto: Ronaldo Nina – Riotur
Foto: Fernanod Grilli – Riotur
Carnaval Rio 2020 – Viradouro
Foto: Fernanod Grilli – Riotur
Carnaval Rio 2020 – Viradouro
Foto: Ronaldo Nina – Riotur

Salvador – Bahia

O Carnaval de Salvador é o segundo maior e o segundo carnaval mais famoso do Brasil. Cerca de 2 milhões de pessoas comemoram o carnaval em Salvador, que foi oficialmente citado no Guinness Book of Records como a maior festa de rua do mundo. Durante seis dias as festas vão por mais de 16 horas por dia. Para participar de um bloco você deve comprar um ingresso.

Não há desfiles de samba no Carnaval de Salvador, este carnaval é sobre o Trio Elétricos, que são enormes palcos móveis que têm bandas ou DJs em cima deles, que desfilam pelas ruas de Salvador. O Trio Elétrico é seguido por uma multidão de pessoas que festejam, bebem e dançam o dia todo. O samba também não é muito dominante durante este carnaval, sendo a música principal o axé.

Até a última decisão da Prefeitura de Salvador, todo os eventos de Carnaval em locais públicos estão cancelados. Resta somente a diversão em clubes e locais privados. E mesmo assim você corre o risco de ficar sem diversão.

Olinda – Pernambuco

O Carnaval de Olinda ocorre na cidade de Olinda, que é conhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO por sua arquitetura colonial deslumbrante e perfeitamente preservada. Durante o Carnaval a cidade se transforma em um dos melhores e mais folclóricos carnavais do Brasil. As ruas estão cheias de milhões de pessoas que vêm participar de uma festa que dura o dia todo.

Ao contrário de Salvador, o Carnaval de Olinda é gratuito e consiste em muitas festas de rua ao ar livre conhecidas como blocos. E ao contrário do carnaval carioca a música principal neste carnaval é o Frevo. O carnaval é um dos mais tradicional do Brasil e é famoso por um desfile com enormes bonecos de 2 metros de altura que desfilam pelas ruas e representam santos e espíritos locais.

Infelizmente o Carnaval de Olinda foi para o brejo junto com o de Salvador. A Prefeitura da cidade cancelou qualquer evento em local público, ficando somente a opção de festas privadas, com o mesmo risco de cancelamento que Salvador.

São Paulo – Capital

O Carnaval em São Paulo, a maior cidade do Brasil, certamente oferece uma festa excepcional que tem incríveis blocos de rua, desfiles de escolas de samba e muito mais. Ao contrário do Carnaval carioca, os principais dias de carnaval são, na verdade, sexta e sábado. Isso porque são nesses dias que ocorrem os principais desfiles das escolas de samba.

Cinco décadas atrás, os desfiles de escolas de samba em São Paulo eram pequenas celebrações de rua, mas hoje eles hospedam desfiles que podem facilmente rivalizar com os vistos no Rio de Janeiro.

Da mesma forma que no Rio de Janeiro, em São Paulo foram vetados os eventos em locais públicos, como os famosos Blocos de Rua. Os desfiles das escolas de samba irão acontecer, porém no feriado de Tiradentes, em Abril. Pelo menos até o momento do fechamento dessa matéria.

Florianópolis – Santa Catarina

O Carnaval de Florianópolis construiu ao longo dos anos a reputação de ser um hotspot de carnaval. Florianópolis é um paraíso sul-americano que está localizado no sul do Brasil e possui mais de 42 praias imaculadas. Florianópolis é conhecida como um lugar incrível para celebrar o Carnaval para a comunidade LGBTQ que transformou isso em uma festa selvagem.

Milhares de pessoas lotam Florianópolis enquanto o carnaval está cheio de festas de rua, festivais gays, desfiles e muito mais. Música ao vivo e bandas enchem todos os cantos da cidade. Florianópolis também recebe desfiles de escolas de samba em seu Sambódromo.

Outra opção que também foi cancelada pela Prefeitura local. Da mesma forma que algumas capitais do Nordeste, a cidade cancelou todos os eventos em locais públicos e ainda vai fiscalizar os eventos privados para evitar aglomerações.

Paraty – Rio de Janeiro

A cidade histórica de Paraty celebra sua versão única de Carnaval. É uma festa animada, repleta de desfiles, festas e jogos de rua. A qualquer momento você verá muitas máscaras, fantasias e fantoches.

Paraty tem muitas festas de rua, mas a mais famosa delas é o “Bloco da Lama”, que significa a Festa da Lama. Isso tem atraído a atenção em todo o mundo desde que apareceu pela primeira vez, há mais de 21 anos. No sábado de Carnaval uma grande quantidade de pessoas se reúne, e eles se cobrem de lama, uns aos outros, da cabeça aos pés. Dizem que isso repele os maus espíritos.

Opa, aqui está valendo tudo! Boa opção! Além da famosa Festa da Lama, todos os outros eventos carnavalescos estão confirmados. Mais informações procure o website oficial do Carnaval de Paraty – www.paraty.com.br.

Porto Seguro – Bahia

Porto Seguro, localizada no sul do estado da Bahia, também oferece uma impressionante festa de Carnaval. Embora seja muito menor do que suas contrapartes, não é menos selvagem. É uma festa hedonista, 24 horas por dia, 7 dias por semana, com muita dança e festa na rua. Há concertos de música ao vivo 24 horas por dia, e a melhor parte é que dura até o sábado após a quarta-feira de cinzas!

Por enquanto tudo mantido em Porto Seguro, o que torna a cidade uma ótima opção para quem quer ir ao Nordeste. Mais informações no website da cidade – www.portoseguro.com.br.

Se você pretende, como eu, passar o Carnaval no Brasil, é melhor dar uma pesquisada até a última hora. Com a pandemia as restrições podem aumentar, bem como serem suspensas de uma hora para a outra.

Escolha seu destino e bom Carnaval!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: dom, 14 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page