Culinária Vida e Saúde

Nutricionistas da SOCESP lançam livro de receitas benéficas ao coração

Sending
User Review
0 (0 votes)

Publicação gratuita foi elaborada com a participação do chef João Alcântara, que morou em Barcelona e tem restaurante junto com o jogador de futebol Daniel Alves, e é uma alternativa de pratos saudáveis em tempos de pandemia

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP – acaba de lançar a primeira edição de um e-book com receitas amigas do coração e que podem ser preparadas por cardiopatas ou pessoas que tenham algum fator de risco cardiovascular, como hipertensão, colesterol elevado ou diabetes, por exemplo. O livro contempla vários pratos, que podem ser feitos em casa nesses dias de isolamento social por conta da Covid-19, como: Antepasto de cebola e feijão fradinho, Bolo de banana com nozes e canela, Nhoque de cará ao sugo, Pão caseiro com ervas finas, Polvo grelhado, Quibe vegetariano assado recheado com cenoura e abobrinha, Salmão vapt vupt, entre outros tantos.

            As doenças crônicas não transmissíveis representam 74% das mortes no Brasil, segundo o Posicionamento sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular, elaborado por cardiologistas de todo o país. E as doenças cardiovasculares são a principal causa entre elas com cerca de 400 mil óbitos/ano, com destaque para o infarto e o acidente vascular cerebral, que ocupam o primeiro e segundo lugares, respectivamente, impactando em 85% das mortes dentro das DCVs. “A nutrição tem papel importante nesse cenário ao propor padrões alimentares mais saudáveis e não valorizar alimentos individualmente. A abordagem tem sido mais racional na prevenção cardiovascular, ao adequar o consumo calórico, a inclusão de grãos, frutas e hortaliças e a redução de carboidratos refinados, alimentos ultraprocessados, priorizando as gorduras mais saudáveis, em detrimento das saturadas e trans”, orienta o diretor responsável pelos departamentos multiprofissionais da SOCESP, Otávio Rizzi Coelho Filho.

            A diretora do Departamento de Nutrição da SOCESP, Valéria Machado, lembra que inúmeras evidências científicas reforçam a necessidade urgente de ações preventivas iniciadas nos primeiros anos e mantidas ao longo de toda a vida. “A adoção de um estilo de vida saudável, livre de tabagismo, com reduzido consumo de álcool, associado a uma rotina de exercícios físicos têm sido os pilares de todas as políticas públicas voltadas à manutenção da saúde e prevenção das doenças cardiovasculares”, afirma e ainda completa: “a dieta exerce papel singular tanto por sua capacidade em promover saúde, mas também por contribuir para o desenvolvimento de múltiplos fatores de risco para as doenças do coração”. 

Valéria Machado destaca que a alimentação saudável precisa ser rica em alimentos in natura, com menos sal, gorduras saturadas e aditivos alimentares. O Departamento de Nutrição da SOCESP reuniu sócios e convidados que indicaram as receitas do livro “Nutrindo Corações – um resgate culinário com sabor de saúde”, que é gratuito e disponível no site da Sociedade. 

A publicação tem a participação especial do chef João Alcântara, que morou em Barcelona e é dono do restaurante Boteco Fogo, junto com o jogador de futebol Daniel Alves. “Uma alimentação saudável precisa ter muito sabor e aqui as pessoas irão encontrar. Este e-book serve como ponto de partida para uma jornada cheia de sabores, cheiros, cores e muita saúde”, finaliza.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 22 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page