User Review
( votes)Estava eu pensando com meus botões o que escrever esse mês para os meus leitores. Tinha visto em algum lugar que a NASA, conhecida também como Kennedy Space Visitor Center Complex, tinha sido repaginada e estava atraindo bastante turistas.
Comecei a pesquisar sobre o lugar e achei muito legal. Tão legal que decidi ir pessoalmente checar se vale o passeio. Peguei meus dois filhos e parti para o famoso Cabo Canaveral.
Decidimos sair de Miami no Sábado bem cedo e fomos direto para o “parque”. Chegamos por volta das 10 da manhã (o parque abre as 9am). Já tínhamos comprado os ingressos. No website do Kennedy Space Center (http://book.kennedyspacecenter-tickets.com) o ingresso para um dia de parque custa US$80.25 mais taxas, e para dois dias (recomendo) sai somente US$95.23 mais taxas.
Fomos em pleno feriado de President’s Day e confesso que estava com medo do parque estar lotado.
Para entrarmos foi muito fácil, uma pequena fila para a revista das bolsas e mochilas dos visitantes e a entrada no parque em si.
Aconselho a pegar um mapa no centro de informações na entrada do parque. Apesar da área ser pequena a maioria das atrações tem hora para começar e acabar, bem como a duração das mesmas.
O Kennedy Space Center Visitor Complex é organizado em Mission Zones, onde as atrações e passeios são agrupados por era cronológica. Desde o início da exploração espacial até as missões atuais e contínuas, você pode ter uma visão prática e de perto da história dos humanos no espaço.
As atrações desse parque não são radicais quanto os parques da Disney ou a Universal. Aqui vocês vão encontrar atrações interativas, onde o visitante aprende e se diverte ao mesmo tempo. E para falar a verdade, que criança que um dia não sonhou em ser astronauta.
Com o mapa na mão você vai ver que o primeiro local a ser visitado, mesmo porque está do lado da entrada, é o Rocket Garden. Além de informações legais, é um ótimo lugar para tirar infinitas fotos ao lado dos gigantescos foguetes.
O foguete Mercury-Redstone 3 lançou as aspirações de um país inteiro em 1961, quando Alan Shepard completou o primeiro voo espacial humano dos EUA. Os programas Mercury, Gemini e Apollo da NASA são representados por este jardim de gigantes, não apenas como proezas tecnológicas de engenharia, mas também como homenagem aos cientistas e engenheiros que transformaram os sonhos de voos espaciais em realidade. Deixe um especialista espacial guiá-lo pela história da ciência dos foguetes durante as visitas guiadas diárias.
A seguir, o natural será caminhar até o prédio do Gateway. Nesse prédio encontra-se uma das melhores atrações do parque (e a mais demorada por causa da fila). É o simulador chamado SpacePort. É de tirar o fôlego. Não quero dar muitos detalhes para não estragar a surpresa, mas vale super a pena.
Esta nova e ousada atração explora o futuro das viagens espaciais enquanto destaca o que está acontecendo agora no programa espacial. Primeiro, veja as espaçonaves de hoje e os designs visionários que abrem caminho para as viagens espaciais humanas profundas e descubra as inovações de ponta na exploração espacial da NASA e de parceiros comerciais.
No mesmo prédio é possível encontrar maquetes de foguetes e estações de lançamentos, bem como cápsulas de entrada onde foram realmente usadas para entrar novamente na Terra.
A próxima atração recomendada é o prédio ao lado onde existe um cinema IMAX, uma exposição bacana de Legos, sobre o espaço e o playground (PlanetPlay). Esse último vale muito a pena se você tem crianças pequenas. Pensa em um playground futurista, interestelar. Pensou?
O IMAX é a melhor coisa depois de estar no espaço, menos a micro gravidade, e você pode comer pipoca! Os filmes espaciais estão disponíveis diariamente no Edifício IMAX e estão incluídos no ingresso. Veja a programação diária assim que chegar para ver os horários dos shows. Faça um estoque de lanches e bebidas tradicionais de teatro no saguão antes do início do filme.
Próxima parada, Journey To Mars. Você está fascinado com a possibilidade de explorar o Planeta Vermelho? Descubra os planos da NASA para explorar o espaço profundo, incluindo Marte, asteroides e, mais uma vez, a Lua. Esta exibição multimídia destaca o que está acontecendo na NASA no momento. Teste seu conhecimento do espaço profundo com jogos e simuladores interativos e explore réplicas de rovers de Marte. Além disso tem alguns simuladores para as crianças se divertirem.
Se você seguiu esse mesmo caminho, já está na hora do almoço, e o principal restaurante está do seu lado. Aproveite para comer cedo pois se você deixar para mais tarde vai pegar uma fila enorme. A comida é considerada ok. Dá para encher o bucho.
Após o almoço dê um pulo no Space Mirror Memorial. Esse lugar é para homenagear todos os astronautas que morreram em missões espaciais. Pague o devido respeito para esses homens e mulheres que deram a vida para o conhecimento. Um muro de granito preto altamente polido é estampado com os nomes de 24 astronautas, incluindo as tripulações da Apollo 1, STS-51L Challenger e STS-107 Columbia. Dedicado em 1991 e criado pela Astronauts Memorial Foundation, o Space Mirror Memorial é designado como um memorial nacional no Registro Nacional de Lugares Históricos. Constantemente iluminados, os nomes dos astronautas neste memorial são um simples lembrete de que a exploração espacial pode exigir o maior sacrifício.
Agora vamos para o próximo prédio e, segundo minha opinião, a segunda melhor atração do parque, o Atlantis.
Não vou falar nada dessa atração. Ok, só uma coisinha. Sabe aquele ônibus espacial que assistimos decolando e aterrissando várias vezes no século passado? O Atlantis? Pois é, ele está dentro desse prédio. A mais ou menos uns 10 metros de você. Curtiu? Tem mais, mas não vou falar para não dar spoiler.
No interior, o Atlantis é exibido como apenas os astronautas o viram no espaço, girado 43,21 graus com as portas de carga abertas e o Canadarm estendido, como se tivesse acabado de ser desencaixado da Estação Espacial Internacional (ISS). Um dos três ônibus espaciais exibidos nos Estados Unidos, o Space Shuttle Atlantis® mostra a espaçonave orbital e conta a história dos 30 anos do Programa de Ônibus Espacial da NASA.
O Kennedy Space Center fecha bem cedo em comparação aos outros parques de Orlando (5pm). Portanto não dá tempo para assistir a todas as atrações em somente um dia. Por isso a sugestão de comprar o ingresso para dois dias.
No dia seguinte voltamos ao parque na mesma hora para fazermos as atrações que não havia dado tempo no primeiro dia.
A primeira do dia foi o Universe Theater. O Kennedy Space Center Visitor Complex está trazendo um novo entretenimento educacional para os visitantes mais jovens! O S.T.E.A.M.. A equipe está dando aos visitantes a chance de aprender mais sobre ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática por meio de experimentos divertidos.
A equipe S.T.E.A.M apresenta o “It’s a Matter of Fact” dentro do Universe Theatre às 12h, 13h15 e 16h15. E.T. Durante esta apresentação principal, os convidados aprenderão exatamente o que é a matéria, seus três estados – sólido, líquido e gasoso – e verão experimentos usando nitrogênio líquido por meio de apresentações interativas e envolventes. O “It’s a Matter of Fact” está disponível todos os dias no Universe Theatre e está incluído na entrada diária. Verifique a programação diária para os horários dos shows na sua chegada.
No MarsRover você vai conhecer o mais novo veículo conceitual projetado para navegar na exigente paisagem de Marte: o Mars Rover Vehicle Navigator®, ou MRVN®. Com base na ciência da NASA, a próxima geração de exploradores espaciais pode estar viajando e trabalhando em um laboratório móvel de alta tecnologia semelhante a este veículo rover.
O MRVN tem um tamanho impressionante com seu laboratório móvel e rodas enormes projetadas para viajar sobre dunas, rochas e crateras.
Os visitantes podem se aproximar dessa máquina extraordinária que foi encomendada pelo Kennedy Space Center Visitor Complex. A NASA aprovou o projeto do veículo rover, mas nenhum imposto de renda dos EUA foi usado para financiar a construção deste veículo.
Deixamos para o final a atração que na realidade não fica dentro do parque. O BusTour. Você vai pegar um ônibus que levará você até a plataforma de lançamento dos foguetes chamada Apollo/Saturn V Center. Esse é o lugar que você vê os foguetes serem lançados pela televisão. Fala a verdade! Você nunca se imaginou estar nesse lugar, não é?
Visite o local de nascimento do voo espacial americano. Do conforto de um ônibus com ar-condicionado, veja as áreas restritas do Kennedy Space Center, a instalação de voo espacial onde a América foi lançada à Lua e onde a NASA planeja enviar astronautas ao espaço profundo.
No caminho para o Apollo/Saturn V Center, siga a guia espacial Emily Calandrelli enquanto ela visita algumas das áreas de missão crítica do Kennedy Space Center. À medida que você vê instalações maiores do seu ônibus, Emily leva você para mais perto de áreas exclusivas, como o complexo de lançamento 39B e o Edifício de Montagem de Veículos. Ao visitar este espaço porto multiusuário, ouça especialistas espaciais locais em suas áreas e saiba como a NASA se juntou a parceiros comerciais para se preparar para o futuro da exploração espacial. Certifique-se de incluir o novíssimo Kennedy Space Center Bus Tour no seu dia!
Por último deixamos o gift shop. Compre uma lembrancinha, mas cuidado, os preços estão nas estrelas nesse lugar.
Dicas: Se puder ir de carro, vá. Não há nada por perto do Kennedy Space Center, e acredito que Uber seria muito caro.
Há 3 opções de lugares para ficar: Cocoa Beach, Titsuville e Orlando. Qualquer um dos 3 possui transfer do parque, porém custa $79 por pessoa.
Comparei os preços dos hotéis dessas três cidades e resolvi ficar em Orlando. Acredito que seja mais barato pois há mais opções.
Bom, agora de volta a Terra tenho que pensar no meu trabalho e esquecer que um dia fui a Lua.
Kennedy Space Center Visitor Complex, Space Commerce Way, Merritt Island, FL 32953
1.855.433.4210
9 AM to 5 PM
[…] abril 13, 2023 Ricardo Tomassoni • […]