Cinema

Música “Eduardo e Mônica” ganha versão no cinema

Sending
User Review
0 (0 votes)

“Eduardo e Mônica”, o longa-metragem baseado nos personagens criados por Renato Russo e que se tornou o casal mais emblemático da música brasileira chega aos cinemas, a partir de 6 de janeiro de 2022, em lançamento nacional. Em Miami, a estreia acontece no dia 14 de janeiro, no Tower Theater, onde será exibido por uma semana.

Afinal, o romance entre uma estudante de medicina libertária e um adolescente de 16 anos, ainda no colegial pode dar certo? A adaptação da canção homônima de Renato Russo, é uma emocionante história de amor que acompanha o relacionamento de Mônica (Alice Braga) e Eduardo (Gabriel Leone), que precisam superar as muitas diferenças para viver um grande amor na Brasília dos anos 80.
A produção cinematográfica repete a parceria entre o diretor René Sampaio e a produtora Bianca De Felippes, responsáveis por “Faroeste Caboclo” (2013), outro grande sucesso da banda brasiliense Legião Urbana, cuja adaptação cinematográfica foi vista por mais de 1,5 milhão de espectadores. “Eduardo e Mônica” tem produção da Gávea Filmes, Barry Company e Fogo Cerrado Filmes, coprodução da Globo Filmes e produção associada da Reprodutora.

“O filme é uma delicada história de amor sobre o casal mais famoso da música brasileira e que fala, entre outras coisas, sobre como é possível amar e respeitar quem pensa muito diferente de você. Em alguma medida, todos já foram o Eduardo ou a Mônica em alguma relação”, define o diretor René Sampaio. “Era muito importante para a gente ser fiel ao espírito do Renato. Das músicas compostas por ele, esta é a mais solar. Então, a ideia era manter essa energia”, acrescenta Bianca De Felippes.

O filme teve sua primeira sessão pública em 2020 no Festival de Miami, e ganhou o prêmio Melhor Filme Internacional (Drama) no Festival Internacional de Edmonton. Também em 2020 participou e ganhou prêmio de Prêmio Destaque em Realização no Festival Internacional de Cinema Cult de Calcutá.

Eduardo e Mônica são vividos pelos atores Gabriel Leone e Alice Braga, que trabalham juntos pela primeira vez e vivem os dilemas das personagens que se apaixonam e começam um relacionamento, mesmo tendo idades e personalidades completamente diferentes. Também estão no elenco Otávio Augusto (como Bira, avô de Eduardo), Juliana Carneiro da Cunha (Lara, mãe de Mônica), Victor Lamoglia (Inácio, amigo de Eduardo), Bruna Spínola (Karina, irmã da Mônica) e Fabrício Boliveira em participação especial.

Com roteiro assinado por Matheus Souza em parceria com Claudia Souto, Michele Frantz e Jéssica Candal, o filme se passa em 1986, ano de lançamento do disco “Dois”, da Legião Urbana, e o espectador atento vai encontrar homenagens a emblemáticos eventos do período. A trilha sonora original foi composta por Lucas Marcier, Fabiano Krieger e Pedro Guedes, do ARPX Estúdio.

Filmagens

“Eduardo e Mônica” foi filmado em Brasília, no Rio de Janeiro e na Chapada dos Veadeiros durante oito semanas em 2018. A equipe contou com mais de 200 pessoas, e cerca de 80 se reuniram durante sete semanas em Brasília. A produtora Bianca De Felippes, o diretor René Sampaio, o diretor de fotografia Gustavo Hadba, o diretor de arte Tiago Marques e o produtor executivo Gabriel Bortolini, entre outros profissionais, se uniram novamente depois do sucesso de “Faroeste Caboclo”.

“O processo foi diferente em quase tudo, todos estavam mudados. A história também tem questões completamente diferentes. Mas algumas coisas não só permaneceram como aumentaram: o respeito e carinho entre todos da equipe e a vontade de contar uma história juntos. Existe um laço que se forma ao redor desse compromisso que faz parte da magia do cinema. Quando acontece fica evidente. Mas é difícil de explicar e talvez faça parte da mítica de se fazer um filme”, explica o diretor René Sampaio.

Comente

Clique aqui para comentar

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Advertisement

You cannot copy content of this page
X
X