EUA

II OLIMPÍADAS DE PORTUGUÊS – Comemoração do Bicentenário

Sending
User Review
0 (0 votes)

O Consulado-Geral do Brasil em Miami comemora o Bicentenário da Independência do Brasil com a premiação da segunda edição das Olimpíadas do Português no dia 10 de setembro de 2022. Os objetivos das Olimpíadas do Português são incentivar o interesse de crianças e adolescentes brasileiros e estrangeiros no estudo do Brasil, da sua língua e da sua cultura; contribuir para a valorização da língua portuguesa e o fortalecimento da identidade nacional entre os estudantes brasileiros na Flórida e fomentar a difusão da língua portuguesa como língua de herança e como língua estrangeira.

Como parte das celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, o Consulado-Geral do Brasil em Miami premiou, no sábado, 10 de setembro, os alunos vencedores da II Olimpíadas de Português, evento voltado para a valorização do ensino da língua portuguesa. 

As Olimpíadas foram realizadas em duas categorias: Português como Língua de Herança, para alunos brasileiros e filhos de brasileiros; e Português como Língua Estrangeira, para alunos norte-americanos e estrangeiros que escolheram o português como língua para aprendizado nas escolas.

Foram premiados 11 alunos de diversas escolas da região: Ada Merritt K-8 Center, Downtown Doral Charter Elementary School e Upper School, Olympus International Academy e SLAM! Boca Raton. Em seu discurso, o Cônsul-Geral, André Odenbreit, enfatizou a importância da língua portuguesa para a construção nacional e o sentimento de brasilidade, sublinhando que é a nossa língua que, desde a criação do nosso país, nos une e nos identifica como brasileiros. Observou também, para os alunos e pais estrangeiros, que a melhor forma de conhecer um país e seu povo é aprendendo a sua língua.

As Olimpíadas de Português contaram com a dedicação e a excelência do trabalho da professora Augusta Vono, que faz parte do projeto PROBRAS (Program of Excellence on Brazilian Studies), dirigido pelo Latin American and Caribbean Center, da FIU; da professora Beatriz Cariello, especialista em Educação pela Flórida International University, mestre em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora de Língua Portuguesa do sistema de escolas  públicas de Miami-Dade; e da professora Joelma Nascimento, professora de Língua Portuguesa na Downtown Doral Charter Upper school, Miami-Dade. O Consulado fez uma homenagem especial às professoras pela dedicação e carinho que tiveram com o projeto.

Além das placas alusivas ao mérito estudantil, o senhor Carlos Omine, gerente do BB Américas, e o escritor Marcos Rossi, representando a empresa Underline Publishing, ofereceram, respectivamente, um tablet e livros escritos em português para os alunos vencedores.

A manhã do sábado foi marcada por alegre confraternização entre pais, alunos, professores e o Consulado do Brasil, que ofereceu, um pequeno lanche brasileiro com coxinhas, pães de queijo e guaraná.

Segue abaixo a relação de vencedores:

Elementary School

Categoria: Português como Língua Estrangeira 

1o lugar: Gabriel Abreu – Ada Merritt K-8 Center
2o lugar: Roger Alvarez Lopes – Downtown Doral Charter Elementary School

Categoria: Português como Língua de Herança 

1o lugar: João Lucas Cavalcante Moreno – Olympus International Academy
2o lugar: Pietra Duran – Downtown Doral Charter Elementary School
3o lugar: Matheus Garrido Penteado – Olympus International Academy

Middle School

Categoria: Português como Língua Estrangeira 

1o lugar: Shantal de Azevedo – Downton Doral Charter Upper School
2o lugar: Phillip Gonsoulin – Ada Merritt K-8 Center
3o lugar: Mia Sabel – Downton Doral Charter Upper School

Categoria: Português como Língua de Herança 

1o lugar: Ana Clara de Freitas – SLAM! Boca Raton
2o lugar: Sofia Manocchio – Downton Doral Charter Upper School
3o lugar: Melina Noro Luz – SLAM! Boca Raton

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

CurrencyRate

Advertisement

You cannot copy content of this page

X
X