User Review
( votes)Localizada a 496 km de Miami, Saint Augustine é uma excelente opção de turismo tanto para quem reside na Flórida, quanto para os que vêm a passeio e querem fugir um pouco do tradicional roteiro dos parques. Fundada por espanhóis em 1565, a cidade é a mais antiga dos Estados Unidos e tem muitos pontos históricos e atrações para encantar os turistas. Apesar de ser a primeira cidade da América, não pense que se trata de um local desgastado e parado no tempo. Saint Augustine é muito preservada, com boa estrutura para receber turistas, conseguindo aliar modernidade e tradição, pois ao caminhar, especialmente pelo centro, você notará influências da arquitetura espanhola muito bem conservada.
Como chegar
As duas melhores opções para quem sai de Miami com destino a Saint Augustine são: de avião, em um voo que dura no máximo 40 minutos, ou de carro, em uma viagem que durará pouco mais de cinco horas. Também é possível ir de ônibus, mas, nesse caso, é bom se informar sobre a quantidade de paradas.
Castillo de San Marcos
Chegando a Saint Augustine, a parada quase obrigatória para todo turista é no Castillo de San Marcos. Trata-se do forte mais antigo dos Estados Unidos. Começou a ser construído em 1672 pelos espanhóis, quando a Flórida fazia parte do império espanhol. Houve muitas reviravoltas, com o forte se tornando da Grã-Bretanha durante um período, depois voltando a ser da Espanha, até que finalmente, em 1821, foi cedido aos Estados Unidos e designado como base do exército. Ao entrar no castelo, você viajará no tempo e terá acesso a todos os pontos dele. Há um museu que conta a história da colonização em todas as etapas e como era o dia a dia dos soldados. É possível ver os quartos, canhões, mesas, portas, torres etc. Os instrutores se vestem com roupas da época e são bem atenciosos. Outro detalhe marcante são as paredes feitas com corais e rochas compactadas. Dá para passar horas se divertindo e adquirindo conhecimento. Site: nps.gov/casa/index.htm.
Fountain of Youth Archaeological Park
Com 15 acres à beira-mar de muita beleza, sem dúvida esse parque é para quem gosta de natureza e história. A área foi explorada por espanhóis em 1513 e colonizada em 1565. O local tem várias relíquias históricas; muitas aves, como dezenas de pavões, árvores; construções antigas; a famosa fonte da juventude; e profissionais também vestidos a caráter para explicar os fatos marcantes da região. É possível, ainda, conhecer a aldeia da tribo Timucuan (que vivia no local antes dos espanhóis). Aconselhamos a tirar um dia para conhecer o local com calma. Site: fountainofyouthflorida.com.
Dica: aproveite o passeio no Youth Archaeological Park e caminhe pela Magnolia Avenue, que foi eleita pela National Geographic como uma das dez mais lindas avenidas dos Estados Unidos. E ela fica bem próxima ao local.
Parque Mission of Nombre de Dios
Outro local para quem gosta de natureza e muita paz é o Parque Mission of Nombre de Dios. Há muitas árvores, lagos, espaços para relaxar e caminhar. Dentro do parque há a Igreja Our lady of la Leche, que recebe pessoas de muitas partes do país, principalmente grávidas que vêm pedir proteção e bênção aos filhos que nascerão. O local é histórico, pois nele foi realizada a primeira missa no país.
Saint George Street
Prepare-se para ficar muito encantado ao passear pela Saint George Street. A principal rua da cidade é exclusiva para pedestres e tem dezenas de estruturas que foram restauradas e se encontram abertas à visitação. Para aproveitar tudo, o ideal é começar pelo City Gate, que são os muros do mais antigo portal da cidade. Caminhando um pouco, você verá a Authentic Old Drugstore, uma farmácia inaugurada em 1887. Bem próximo a ela, fica o Potter’s Wax Museum, o primeiro museu de cera dos Estados Unidos. Os turistas ficam espantados com o realismo dos bonecos, que têm até cabelo de verdade. No local, você encontrará tanto personagens que marcaram a história, quanto os da atualidade, como artistas de cinema. Após visitar esses locais, finalmente você entrará de fato na Saint George Street e logo verá a escola mais antiga, a Oldest Wooden School House, fundada em 1788. Nela, há um grande jardim, uma sala de aula com bonecos que contam fatos antigos e a cozinha, onde eram feitas as refeições para os alunos. Em frente à escola, há outro museu que apresenta o passado colonial da cidade. Em meio a tantos passeios na Saint George Street, você encontrará vários estabelecimentos, como docerias, cafeterias, lanchonetes e lojas. Um dos destaques gastronômicos do local, sem dúvida, é a Pizza Time, cuja pizza foi eleita a 2ª melhor dos EUA. Com certeza, não dá para perder essa chance de experimentar, não é?
Passeio de trenzinho e carruagem
Uma boa maneira de conhecer a cidade é fazendo um passeio pelo Old Town Tralley, uma espécie de trenzinho que percorre mais de 20 pontos importantes de Saint Augustine. O turista pode comprar um bilhete que vale por 24 ou 48 horas e, se quiser, pode descer em qualquer ponto para apreciar melhor uma atração e depois pegar outro trenzinho para seguir o passeio. Outra vantagem de usar esse tipo de transporte é que ele dá direito a um shuttle até a praia, ao Alligator Farm (um zoológico com dezenas de espécies) e ao farol, atrações muito interessantes, mas que ficam afastadas do centro. O Old Town Tralley ainda realiza passeios temáticos, como o “Ghost Tour”, que visita cemitérios e locais assombrados da cidade. Para quem quiser entrar no clima de passado que a Saint Augustine emana, há passeios de carruagens que são bem divertidos e econômicos. Site: trolleytours.com/st-augustine.
Bridge of Lions
Outro marco importante da cidade é a ponte retrátil, que foi construída em 1926 e tem dois leões de mármore “guardando-a”. Se estiver disposto a cruzá-la a pé, você terá uma vista excepcional da orla.
Praias
Apesar de não serem badaladas, as praias de Saint Augustine são muito bonitas para caminhadas, especialmente no final da tarde, admirando o pôr do sol. A areia é branquinha e as águas limpas e calmas. Há um píer para relaxar. Sem dúvida, um ótimo passeio para fazer ao lado de pessoas importantes e tirar muitas fotos da paisagem.
Gastronomia
Além da dica que passamos sobre a Pizza Time, também há outros ótimos locais para comer em Saint Augustine. O Harry’s Seafood Bar & Grille oferece pratos deliciosos e com receitas próprias, como frango grelhado em uma versão clássica, salmão marinado com queijo de cabra, rúcula fresca com verduras mistas e vinagrete da casa, além de muitos outros. O ambiente é casual, e você pode, inclusive, fazer sua refeição do lado externo em uma área muito agradável. Há ainda um bar, onde é possível assistir a jogos ou a programas. Endereço: 46 Avenida Melendez. Site: hookedonharrys.com/location/st-augustine.
O Sunset Grille é um restaurante muito bem cotado pelos moradores e também pelos turistas. O estabelecimento realiza e participa de muitos eventos culinários locais. O menu é bem eclético, com destaque para o prato de camarão com molho, o frango frito, o sanduíche de peixe, servido com repolho picado e molho picante próprio, alface e tomate, e a torta de manteiga de amendoim caseira. Endereço: 421 A1A Beach Blvd. Site: sunsetgrillea1a.com.
Já quase dentro do mar, em uma atmosfera espetacular, encontra-se o The Reef. Saboreie deliciosos pratos feitos com frutos do mar, camarão, salmão, massas etc., enquanto sente a brisa e ouve o barulho do mar. Tanto do lado interno, quanto do deck, a vista é espetacular. Endereço: 4100 Coastal Highway. Site: thereefstaugustine.com.
Hospedagem
Apesar de alguns turistas acreditarem que é possível passar apenas um dia em Saint Augustine, para aproveitar bem o passeio recomendamos ficar no mínimo três dias.
A primeira dica de hospedagem é o Holiday Inn Express Hotel & Suites Saint Augustine North. Apesar de não ficar próximo do centro histórico, possui transporte que leva os hóspedes até lá e também ao aeroporto. O atendimento dos funcionários é muito cordial e as acomodações são boas, com quartos e camas grandes, wi-fi, piscina coberta, academia, buffet de café da manhã de cortesia e muita limpeza. Site: hixstaugustine.com.
O Marker 8 Hotel & Marina é outra ótima opção. Fica a menos de dez minutos a pé do centro. Oferece boas acomodações em seus quartos e suítes, excelente café da manhã, linda decoração, wi-fi, piscina externa, centro fitness etc., além de uma vista primorosa para relaxar após um longo dia passeando. Site: marker8hotel.com.
Localizado em frente à Baía de Matanzas, o Bayfront Marin House Historic Inn é um hotel elegante com vistas para atrações antigas da cidade, como a Bridge of Lions e o farol. O hotel tem um ar romântico e até já foi escolhido como um dos 25 melhores para romance nos Estados Unidos. Possui acomodações divinas, café da manhã delicioso, wi-fi, piscina, um lindo jardim paisagístico etc. Site: bayfrontmarinhouse.com.
Lembrando que essas são apenas algumas opções, pois em Saint Augustine há muitos outros hotéis. Por isso, uma pesquisada com calma, em sites como o tripadvisor.com, fará com que você encontre exatamente o que procura para se hospedar.
Bom passeio!
Comente