Cinema

Explorando idiomas através da animação: filmes da Disney

Sending
User Review
0 (0 votes)

A plataforma de idiomas Preply fez uma lista comemorativa dos 100 anos do império do Mickey Mouse com sugestões de obras cinematográficas para auxiliar nos estudos da língua inglesa

17 de outubro de 2023 – Para celebrar o centenário da Disney, a Preply, plataforma de aprendizado online que conecta alunos e professores online, preparou uma seleção especial de 10 animações para ajudar na hora dos estudos de inglês. Nesta lista, estão filmes nostálgicos que não só encantaram gerações, mas que também podem proporcionar grandes oportunidades para aprimorar as habilidades linguísticas.

Cada uma das animações da listagem preparada pela Preply está disponível em inglês, ou seja, na sua língua original, e foi dublado para o idioma do público-alvo de diversos países, como o português no Brasil. A plataforma também selecionou as obras com foco nas diferentes culturas com as quais a Disney já trabalhou para mostrar a influência e a abrangência dos filmes que o império do Mickey Mouse oferece. 

“Esse tipo de película cinematográfica tem o poder de tornar o aprendizado dessas linguagens mais acessível, graças ao seu vocabulário simples que facilita a compreensão tanto para crianças como para adultos. Além disso, a Disney tem sido por um século uma fonte de inspiração e alegria e as suas animações convidam as pessoas a mergulharem em uma jornada educativa e envolvente de aprendizado dos idiomas”, afirma a especialista em relações públicas digitais da Preply Anna Pyshna.

Confira a lista com 10 filmes da Disney para auxiliar nos estudos da língua inglesa: 

  1. Hércules: A história segue a jornada de Hércules, filho de Zeus e Hera, que é roubado de seus pais por Hades, o deus do submundo, com planos de conquistar o Monte Olimpo. Hércules cresce como um mortal na Terra, mas descobre a sua verdadeira identidade e parte em uma jornada para se tornar um herói e recuperar a sua posição entre os deuses. A linguagem acessível do filme, na versão original, proporciona diálogos e trilha sonora animada e de fácil compreensão, tornando-o uma ferramenta valiosa para os estudos.
  2. Raya e o Último Dragão: O longa conta a história de Raya, uma guerreira que embarca em uma jornada para encontrar o último dragão e salvar o seu reino de uma ameaça sombria. Essa animação, que se passa em um local fictício inspirado nas culturas do sudeste asiático, chama atenção para as vestimentas dos personagens e o culto aos mitológicos dragões, elementos autênticos da região. Além disso, a obra pode ser uma boa ferramenta educacional para os estudos, pois oferece diálogos e repertórios diversificados, ajudando a melhorar a compreensão auditiva.
  3. Mulan: O filme mergulha na cultura chinesa ao contar a história da jovem Mulan que se disfarça de homem para lutar no exército e proteger a sua família. A influência se destaca nas roupas, na música e nas tradições retratadas, oferecendo uma perspectiva única para os estudos e permitindo que os espectadores compreendam melhor essas tradições do país de forma envolvente e educativa. Ademais, a animação, que ganhou versão live-action em 2020, inclui algumas palavras chinesas e ajuda a enriquecer mais o vocabulário dos estudantes com a escuta desse segundo idioma.
  4. Ratatouille: A obra cinematográfica explora a influência da cultura francesa na culinária e na vida de Paris. A história segue Remy, um rato que aspira a se tornar um chef de alta gastronomia. Além de aprender inglês com a animação, a rica ambientação parisiense fornece uma oportunidade única para a compreensão do dia a dia francês e até mesmo de alguns termos e expressões no idioma – principalmente aqueles voltados para à área de culinária.
  5. Aladdin: A clássica animação, que ganhou live-action em 2019, conta a história de Aladdin, um jovem pobre que encontra uma lâmpada mágica com um gênio que concede desejos. Com a sua ajuda, ele se disfarça de príncipe para conquistar o coração da princesa Jasmine e enfrenta o vilão Jafar. O enredo, a trilha sonora e os diálogos envolventes em inglês incentivam a prática da compreensão auditiva e do vocabulário, uma vez que ajudam a associar frases com ações e situações cotidianas, além de serem úteis para aprender algumas palavras em árabe.
  6. Encanto: O filme ambientado na Colômbia narra a história de uma família chamada Madrigal que habita um local encantado e possui poderes mágicos, com exceção da protagonista Mirabel. A animação começa com a casa deles rachando e a menina embarcando em uma aventura para solucionar o problema e salvar a todos por meio de respostas com o seu tio desaparecido que tinha visões do futuro. Recheado de fortes influências da cultura local, a obra destaca trajes tradicionais colombianos, cenários típicos e possui uma trilha sonora rica em ritmos latinos, junto de pequenos diálogos em espanhol, podendo ser uma ótima ferramenta para compreender a mistura do inglês com a língua espanhola.
  7. Moana – Um Mar de Aventuras: O longa conta a história da jovem Moana, uma corajosa e determinada garota da ilha de Motu Nui, na Polinésia, que sente uma conexão profunda com o oceano, apesar das regras que limitam a sua exploração. Quando uma terrível praga ameaça a sua ínsula, ela parte em uma jornada épica para salvar a sua comunidade. O filme ainda incorpora elementos culturais como música, dança, vestimentas e mitologia, oferecendo uma imersão única e possibilitando um aprendizado diferente do inglês, com trilha sonora recheada de músicas que “grudam na cabeça”.
  8. Valente: A animação traz a jovem Mérida como protagonista e, na história, ela desafia as expectativas tradicionais de seu papel como princesa e procura forjar seu próprio destino, questionando a ideia de casamento arranjado. O filme apresenta os típicos castelos escoceses e, nos trajes dos personagens, é possível notar homens usando saias, algo comum no país em que o longa se passa. Ao assistir a obra cinematográfica em inglês, você pode aprimorar a compreensão auditiva e também se familiarizar com o sotaque escocês nesse idioma.
  9. Red: Crescer é uma Fera: A película aborda a jornada de amadurecimento da jovem de 13 anos Meilin e se inicia quando a menina acorda muito nervosa de um sonho e se transforma em um grande panda vermelho. A partir de então, a história traz as suas inseguranças e todos os sentimentos conflitantes que a adolescência provoca. Apesar da premissa diferente, o filme usa a cultura chinesa e a metáfora do animal para abordar temas complexos e sensíveis. O longa, além de aprimorar a compreensão auditiva, enriquece o repertório ao apresentar expressões idiomáticas em contextos reais ao retratar a vivência de uma garota apaixonada por boybands no início dos anos 2000.
  10. Viva – A Vida é Uma Festa: O filme se desenrola no México e acompanha a jornada de Miguel, um jovem apaixonado por música que acidentalmente adentra o mundo dos mortos durante a celebração da data em novembro. Nessa emocionante aventura, ele desvenda a verdade sobre a sua família e as suas origens. Assim, ao longo da animação, é possível observar a valorização da cultura mexicana por meio da explosão de cores e músicas animadas de fundo. Essa obra culturalmente enriquecedora harmoniza entretenimento com aprimoramento do inglês e traz ainda algumas expressões em espanhol, que ajudam a criar uma atmosfera mais autêntica e fiel à cultura mexicana.

Sobre a Preply

A Preply é uma plataforma online que reúne alunos e tutores. Nosso site apresenta milhares de professores, localizados em todo o mundo, ensinando uma ampla variedade de assuntos a preços que cabem em qualquer orçamento. Nosso principal produto compreende aulas individuais de ensino de idiomas com falantes nativos. Para mais informações, acesse https://preply.com/pt/.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 3 dez.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page