Luciana Marsicano faz palestra para o Grupo Mulheres do Brasil do núcleo Sul da Flórida
News

Expertise brasileira no segmento de luxo

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Diretora-geral da Tiffany & Co. no Brasil, Luciana Marsicano, veio para os Estados Unidos para ser a nova diretora de mercado em Miami

Quando ouvimos falar em Tiffany & Co., imediatamente nos vêm à memória muito luxo e bom gosto, afinal de contas, a empresa criada em 1837 em Nova Iorque tem imensa tradição em joias encantadoras. No Brasil, a expansão da marca nos últimos anos se deve muito ao trabalho da diretora-geral Luciana Marsicano, cujos resultados foram tão bons que ela acabou sendo convidada recentemente a assumir um novo desafio: o de se tornar a diretora de mercado em Miami.

Filha de médicos, Luciana foi incentivada pelos pais a seguir a mesma carreira, entretanto, gostava mais da área de exatas e decidiu cursar Administração de Empresas na Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e Propaganda e Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Muito antes de chegar à Tiffany & Co., trabalhou em grandes empresas que atuam com bens de consumo. Foi trainee na Ambev e depois passou por grandes multinacionais como Parmalat e Pepsico. Ao todo foram 17 anos de trabalho nessas empresas e muita experiência adquirida. “Todas essas grandes multinacionais têm uma bagagem de marketing muito forte e, com isso, tive muito acesso a metodologias de construção de marca, de entendimento de consumidor final, trabalhei muito com pesquisa de mercado, também com uma relação muito forte com a parte comercial e com trade marketing. Tudo isso me chancelou para poder trabalhar com grandes marcas em qualquer momento da minha vida”, explica Luciana.

Após esse período, ela foi para o setor de serviços financeiros na Redecard (que representava a Master Card e a Dines), onde foi diretora na área de marketing e de trade marketing e trabalhou com bancos e clientes chamados afluentes, que são os que possuem grande poder aquisitivo. “Definitivamente, esse universo de cartão me gabaritou para migrar para luxo, pois foi na Redecard que ganhei muita visibilidade, trabalhava muito com a imprensa, fazia trabalhos institucionais e grandes campanhas.”

Depois de quatro anos atuando no setor de serviços financeiros, Luciana foi contatada por um headhunter e foi contratada pela Tiffany & Co. para atuar como diretora-geral da marca no Brasil. “Eu tocava todas as áreas, não só no ponto de vista de comunicação e posicionamento, mas liderava todas as lojas, fiz a expansão da Tiffany & Co. no Brasil, passando de três lojas para seis, cuidava também das áreas de operações, RH e financeiro. A marca cresceu muito em vendas de dois dígitos todos os anos, a gente hoje tem uma operação rentável dentro do país. É muito difícil dentro do universo do luxo dar lucro porque os custos são altíssimos para operar no Brasil, mas consegui fazer com que desse lucro sem ter que necessitar do aporte de capital da companhia.”
Além de melhorar as vendas da Tiffany & Co., Luciana destaca outro feito durante os sete anos em que atuou como diretora-geral no Brasil. “Hoje a marca é vista como mais democrática, antes só tinha clientes de altíssima renda, conseguimos quebrar esse gelo e aproximar essa marca. Criei uma página da empresa no Facebook que tem um milhão de fãs brasileiros. Sempre brinco que ensinei a Tiffany & Co. a falar português no Brasil, porque ela tinha uma postura muito americanizada na comunicação e agora temos uma marca que não é só top of mind, também existe uma preferência por ela”, explica Luciana.

Missão Miami
Os feitos notáveis de Luciana lhe renderam muitos prêmios e chamaram a atenção da organização, que a convidou para ir para os Estados Unidos com a missão de dobrar a relevância da Tiffany & Co. no mercado de Miami. Antes disso, porém, ela elaborou todo o processo de sucessão e seu diretor financeiro no Brasil ficou em seu lugar. “Cheguei em julho de 2019. Temos quatro lojas só na cidade de Miami e temos grandes ambições de crescimento e aproximação da marca com as diferentes comunidades, americanos, latinos, com estrangeiros, como canadenses, russos e europeus em geral, que vêm para diferentes eventos que existem aqui. Sou a pessoa que será a conexão com todas essas comunidades, que faz um trabalho com influencers, com a imprensa em geral e a daqui da Flórida. Tenho, obviamente, uma responsabilidade comercial, todas as quatro lojas respondem para mim.”
As quatro lojas que estão sob o comando de Luciana estão localizadas em Coral Gables no Shops at Merrick Park, no Design District, no Bal Harbour Shops e no Aventura Mall.

Palestrante
Mesmo com tantas responsabilidades, Luciana ainda encontra tempo para realizar palestras. “Sempre fiz muitos eventos no Brasil falando principalmente da Tiffany & Co., contando a história de 182, do legado, do fundador que foi um visionário, dos designers, por que somos conhecidos como o rei do diamante. Mas nos últimos tempos, também fui convidada para falar da minha história, por ser uma mulher de 51 anos que construiu uma carreira internacional para inspirar outras mulheres a acreditarem em seu potencial. Tenho falado muito em empoderamento, como construí a minha carreira, quais foram os drivers e que mensagens posso deixar para outras pessoas. Gosto de abordar também nas palestras sobre o propósito, o que é que você se propõe a fazer na sua vida profissional ou pessoal, o que enche sua alma e seu coração. A Tiffany & Co. preenche muito a minha vida, porque trabalho com uma marca que comunga dos mesmos valores que tenho, não estou vendendo qualquer produto, estou vendendo uma marca de amor.”

Dicas para vencer no mundo dos negócios
Com a experiência de ter passado por grandes multinacionais, Luciana lista o que considera mais importante para obter sucesso profissional. “Ter uma boa qualificação, sem isso tudo fica mais difícil; estudar línguas; investir em sua formação. Outro ponto importante é se perguntar que nível de autonomia financeira você quer ter em sua vida, tem que ter essa clareza e tem que se organizar para fazer cada coisa na sua hora, sem planejamento tudo fica caótico. Ser responsável e ir sempre além do que lhe foi pedido.”

Foto: Liz Wood e Renata Carrara – Gigi Kassis

Diretora de mercado da Tiffany & Co. em Miami, Luciana Marsicano

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 19 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page