Destaques News

Equipes classificadas para os sorteios do futebol olímpico em Tóquio

Samantha Johnson apresentará o evento transmitido ao vivo em 21 de abril. As lendas da FIFA, Lindsay Tarpley e Ryan Nelsen, serão os assistentes do sorteio .

As 28 seleções que se classificaram para os torneios olímpicos de futebol vão descobrir seus primeiros adversários no sorteio, que será realizado no dia 21 de abril, às 10h CET, na Casa da FIFA, em Zurique.

O anfitrião Japão assumirá a liderança no Grupo A (masculino) e no Grupo E (feminino), com as equipes masculinas distribuídas em quatro potes com base em uma classificação construída de acordo com o desempenho nos últimos cinco torneios olímpicos de futebol. A classificação é ponderada para que desempenhos recentes tenham um papel mais proeminente, e um bônus é dado às nações que terminaram sua competição de qualificação como campeãs continentais.

Os 16 lados  serão sorteados em quatro grupos de quatro (Grupos A a D), e a alocação do pote para o Torneio Olímpico de Futebol Masculino é a seguinte:

Pote 1: Japão, Brasil, Argentina, Coreia do Sul
Pote 2: México, Alemanha, Honduras, Espanha
Pote 3: Egito, Nova Zelândia, Costa do Marfim, África do Sul  
Pote 4: Austrália, Arábia Saudita, França, Romênia

As seleções femininas também serão divididas em quatro potes, mas sua distribuição para os potes será baseada no Ranking Mundial Feminino da FIFA / Coca-Cola divulgado em 16 de abril de 2021. As 12 seleções serão divididas em três grupos de quatro (Grupos E a G), e a alocação do pote para o Torneio Olímpico de Futebol Feminino é a seguinte:  

Pot 1: Japão, EUA, Holanda
Pot 2: Suécia, Grã-Bretanha, Brasil
Pot 3: Canadá, Austrália, China PR
Pot 4: Nova Zelândia, Chile, Zâmbia

O princípio geral para cada sorteio do torneio é garantir que nenhum grupo tenha mais de uma equipe da mesma confederação. Uma análise mais detalhada da mecânica do sorteio, restrições e propagação pode ser encontrada nos Procedimentos do sorteio masculino e Procedimentos do sorteio feminino .   

O Estádio de Tóquio será o palco da primeira partida da seleção masculina japonesa, enquanto as finalistas femininas lutarão pela medalha de ouro no icônico novo Estádio Olímpico da cidade, que também será o cenário para as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos . Sapporo, Miyagi, Kashima, Saitama e Yokohama contribuirão para a paixão olímpica, hospedando jogos emocionantes de 21 de julho a 7 de agosto de 2021. Mais detalhes podem ser encontrados no calendário de jogos . 

Show ao vivo

Fãs de todo o mundo e as delegações das seleções terão a oportunidade de acompanhar os sorteios de suas casas no canal da FIFA no YouTube , Twitter ( @ FIFA.com ), Facebook , Weibo e WeChat (FIFAOfficial). O programa transmitido ao vivo será apresentado pela apresentadora e jornalista da TV britânica, Samantha Johnson, atual âncora esportiva e correspondente do TRT World, com sede em Istambul. Ela será acompanhada por Jaime Yarza, Diretor de Torneios da FIFA, e Sarai Bareman, Diretor de Futebol Feminino da FIFA, que conduzirão os sorteios masculino e feminino, respectivamente.    

Jaime Yarza e Sarai Bareman serão auxiliados por duas lendas da FIFA: Lindsay Tarpley, membro da seleção feminina dos Estados Unidos e duas vezes medalhista de ouro olímpica (Atenas 2004 e Pequim 2008), e Ryan Nelsen, capitão da seleção olímpica da Nova Zelândia em 2008 e Londres 2012.

Falando antes dos sorteios, Lindsay Tarpley disse:

“Sempre foi um sonho para mim ser um atleta olímpico e estou honrado em participar dos sorteios dos torneios olímpicos de futebol. Estou ansioso para ver meus companheiros futebolistas e atletas competindo em Tóquio. Eles mostrarão ao mundo o que é olímpico valores de ser um exemplo positivo e de se respeitar, principalmente diante da situação atual. “

Ryan Nelsen adicionou:

“Jogar uma competição olímpica é uma experiência inesquecível. Estou muito animado para sentir o clima olímpico novamente e ajudar nos sorteios de Tóquio 2020. Desejo sorte a todas as 28 equipes e convido os fãs de todo o mundo para acompanhar o evento que será revelado as primeiras partidas de seus países. “

Mais informações sobre os Torneios Olímpicos de Futebol Masculino e Feminino estão disponíveis no FIFA.com .     

Comente

Clique aqui para comentar

You cannot copy content of this page
X