Vida e Saúde

Dicas para começar 2023 com mais leveza e resultados positivos

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Especialista em precificação e finanças Beatriz Machnick explica como entrar no novo ano com uma perspectiva financeira melhor  

Artigo por  Beatriz Machnick*

Muita gente se espanta com a chegada do fim do ano, mas uma coisa é certa: daqui a 12 meses teremos a mesma situação. Então, se você quer começar o ano com mais leveza e assertividade, sem sustos financeiros, o segredo está no planejamento.

Gosto muito da frase que diz: “Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Pelo contrário, precisamos saber muito bem para onde ir. E isso começa ainda em 2022, com uma revisão do seu ano e a elaboração de um planejamento realista para 2023.

Nele, é preciso trazer metas e estratégias. As metas são os alvos que sua empresa deseja atingir, e para cada um deles é preciso ter um método para chegar lá. As estratégias nos auxiliam a encontrar a forma certa para alcançar cada meta.

Minha dica é: comece seu planejamento pelo aspecto numérico. Coloque na ponta do lápis seus custos e despesas, faturamento e o lucro que deseja ter. Tenho certeza de que 2023 já tomará uma forma mais clara com isso.

Se o ano que vem traz temores relacionados a incertezas econômicas e políticas, minha sugestão é: lembre-se da pandemia. Aquele também foi um momento de dúvidas sobre o futuro próximo, mas pudemos superar os desafios trabalhando junto e com muita transparência nas informações.

Momentos de instabilidade ou crise exigem rever metas e enfocar os pontos fortes – isso traz segurança para todos.

Se o seu problema são dívidas, seja como pessoa física ou jurídica, o segredo está em prever os pagamentos futuros. Janeiro é aquele momento em que temos que pagar IPVA, IPTU, renovar matrícula de escola, honrar o cartão de crédito do Natal e das merecidas férias – e a conta chega.

Por isso, é essencial trabalhar com um orçamento bem ajustado. Se hoje você tem endividamento, o segredo é colocar tudo na ponta do lápis, visualizar essa despesa e colocar uma programação de pagamento para cada gasto. Lembre-se: a direção é mais importante que a velocidade. Então, é melhor se organizar e quitar tudo aos poucos do que nunca começar.

Visualize, trace um direcionamento e siga nele. Nos vemos em 2023!

*Beatriz Machnick é professora, contadora, especialista em Controladoria e Finanças, mestre em Governança e Sustentabilidade. CEO e fundadora da BM Finance Group com sede em Curitiba e filiais no Rio de Janeiro e Nova York. Com atuação em todo o Brasil desde 2012, a executiva é pioneira na metodologia de Formação de Preços na Advocacia, sendo autora da tríade dos livros de gestão na advocacia: Gestão Financeira na Advocacia – Teoria e Prática (2020), Valorização dos Honorários Advocatícios – O Fortalecimento da Advocacia através da Gestão (2016) e Honorários Advocatícios – Diretrizes e Estratégias na Formação de Preços para Consultivo e Contencioso (2014). Beatriz Machnick é também professora na Escola Superior da Advocacia e na Ordem dos Advogados do Brasil.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 19 jun.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page