Nilson Lattari

Crônica: Sonho Planejado

Sending
User Review
0 (0 votes)

SONHO PLANEJADO

Por Nilson Lattari

Se nossa vida pode seguir um planejamento, por que não planejar nossos sonhos?

Sim, sonhos são planejamentos que fazemos em nosso imaginário. Neles, estabelecemos as estratégias para alcançar os objetivos. Traçamos caminhos dourados para conseguir as vitórias. E, principalmente, imaginamos os nossos finais felizes antes de acontecerem. Saboreamos a vitória, recebemos os aplausos e saímos para o abraço.

Nosso lugar no mundo é escolher caminhos para realizar desejos. Um animal não concebe seus desejos, não tem um fim para atingir. Ele age pelo instinto da sobrevivência e preservação da espécie e foge dos predadores ou é o predador de alguns. É uma vida clara e objetiva, cumpre uma função no mundo individual.

No entanto, nós sonhamos. E porque sonhamos viajamos na imensidão do vazio existencial. O que nos leva para a frente é essa vontade intrínseca, esse vetor de lançamento que nos leva, nos encaminha, nos faz imaginar o futuro.

E o universo?

Com certeza, o universo, ao contrário do que os sonhadores dizem não conspira a favor. E, se conspira, está do outro lado. Ele é contra nossos sonhos. Por dois motivos: o primeiro é que nossos sonhos e estratégias não combinam com o outro lado o caminho fácil a percorrer, não preveem obstáculos. E por segundo o universo são os outros que também têm seus sonhos e caminham para realizá-los. Logo, o maior obstáculo aos nossos sonhos é a concorrência. Também os outros querem aquilo que queremos e não há nada reservado para nós. Enganaram vocês.

Sonhos são construções que precisam de um guerreiro para levar sua bandeira até o final. E guerreiros lutam, se engalfinham, são derrotados ou vitoriosos, mas, principalmente, são lutadores contumazes para rumar à vitória final ou ao fracasso, por que não?

Sim, podemos planejar nossos sonhos, principalmente se temos um futuro pela frente, porque os sonhos precisam de espaço, de amplidão, de horizontes largos e abertos. Nenhum ser mesquinho tem a capacidade de sonhar, porque seu ambiente é tacanho, covarde e cheio de uma malícia que não o leva a lugar nenhum.

Sonhos são democráticos porque estão acessíveis a qualquer um. Um homem que não sonha não tem a menor condição de querer mudar sua vida, e uma sociedade que não sonha não tem a capacidade de resolver seus problemas.

Podemos sonhar juntos, quando o sonho é uma concepção de vida melhor e devemos sonhar separados para encontrar o melhor caminho para viver.

Sonhos são visões que precisam de ações firmes e determinadas, nada pode impedir você ou o coletivo de atingir os objetivos. Ter uma visão ou sonho sem a ação se torna um pesadelo, um tormento, de pensar no que seria possível e dormir rodeado pelas frustrações.

Agir é o melhor sonho.

Comente

Clique aqui para comentar

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 28 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page