Foto: Pexels/Pixabay
Vida e Saúde

Construa vínculos saudáveis: “A Inteligência Emocional como ferramentas para Mães.”

Rebeca Macedo é mentora de Inteligencia Emocional @encontrandosuasestrelas
Contabilidade
Sending
User Review
4.4 (5 votes)

Seguramente umas das maiores montanha-russa das emoções é a maternidade. As emoções são intensas desde a gravidez, onde todos os homônimos são alterados, a expectativa da espera, as cobranças e desafios dos primeiros meses onde a sua vida não é mais sua, o amor incondicional que é construído e os desafios do dia a dia. Algumas vezes as mães tem que aplicar aquela sabedoria popular: “Respira, e não pira.” Nesse contexto sem duvidas a Inteligência Emocional é uma ferramenta importante para as mães construírem vínculos saudáveis com seus filhos e manter melhor comunicação.

A inteligência emocional é a habilidade que permite a compreensão e gerenciamento das suas emoções, e assim capacita as mães a também ter a mesma expertise com seus filhos. Essa habilidade está conectada especialmente com a consciência emocional, a empatia, em saber lidar com emoções negativas, autorregulação e comunicação assertiva.

Lembrando que a inteligência emocional não é uma formula magica, é um processo de constante evolução e que leva tempo e deve ser praticada para que se desenvolva. De todo esse universo de aprendizado, serão destacados três das principais, com as devidas ações para que ponha em pratica e que resultados poderá obter trabalhando cada uma delas.

Trabalhando a consciência emocional: comece observando suas emoções, comportamentos e pensamentos. Reserve um momento em seu dia para refletir e se auto avaliar, identifique quais os gatilhos que disparam emoções toxicas e como isso afeta suas ações e entorno. Conheça seus limites e os respeite.

Resultado de trabalhar a consciência emocional: evitará discursões, suas tomadas de decisões serão melhores, terá a oportunidade de corrigir hábitos tóxicos, redução de estresse e resiliência.

Foto: Pexels/Kampus Production

Trabalhando a empatia: tome tempo de qualidade para observar seus filhos, mesmo desde bebês, observe comportamentos que se repetem e olhe sobre a perspectiva de olhar deles, lembre-se de quando tinha essa idade, coloque-se verdadeiramente no lugar deles, valide os sentimentos dos seus filhos, evite julgamentos apressados, der suficiente tempo para que eles falem e mostre também a sua humanidade.

Resultados de trabalhar a empatia: os vínculos entre vocês serão fortalecidos e será construído um relacionamento saudável, onde eles sentirão verdadeiramente que podem contar com você e considerarão suas opiniões em detrimento as demais. Seu filho saberá que sempre será aquele porto seguro, nos casos de necessidade.

Trabalhando a regulação emocional: esteja no momento presente (mindfulness), separe um tempo para está com seus filhos sem distrações, seja amamentando quando bebês, seja quando crianças brincando, ou já adolescentes escutando-os durante as refeições ou nas atividades de interesse deles. Tenha sua rotina pessoal de autocuidado, delegue tarefas e saiba dizer ‘não’. Busque está rodeada de grupos de mães ou amizades saudáveis onde possa compartilhar suas emoções.

Resultados de trabalhar a regulação emocional: melhoria da identificação e administração das emoções negativas como a frustação, a ansiedade, a tristeza ou mesmo o medo. Melhoria da sua saúde mental. Melhora o vinculo mãe-filho(a) pela conexão mais profunda e genuína. Modelagem positiva para seus filhos, eles espelharão a forma como você lida com suas emoções.

O mais importante é que você se divirta no processo, e viva a beleza de cada fase dos seus filhos, pois logo eles crescem e seguem seus caminhos. E você também precisará se preparar para deixar que eles se lancem em seus voos solo. E será nesse momento que você verá, como valeu a pena trabalhar essas ferramentas e seguir firme nesse processo de constante evolução de inteligência emocional. Pois, os filhos mesmo depois de adultos não deixam de ser filhos e se você realmente os prepara para viver os desafios do mundo, tem a tranquilidade de ter cumprido sua missão como mãe, pois filhos bem instruídos emocionalmente, trabalho menor e certamente estarão felizes com suas escolhas e melhor preparados para lidar com os desafios. E perceberá que mesmo eles trilhando seus próprios caminhos os vínculos jamais serão perdidos.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: ter, 16 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page