Three Sisters Springs, Crystal River
Turismo

Conhecendo os springs da Flórida

Sending
User Review
0 (0 votes)

Por Marcelo Rio

Quando pensamos em lazer ou turismo, a Flórida é como um parque de diversões praticamente sem fim, onde não faltam atrações para todos os gostos. Não é à toa que muitos brasileiros e americanos que residem nos EUA, porém em outros estados, ao conhecerem o nosso se encantam de tal maneira, que acabam se mudando para cá.

Os mundialmente famosos parques de diversões, as compras, as praias divinas, a vida noturna e a gastronomia variada são sempre lembradas quando falamos da Flórida, especialmente nas cidades de  Orlando e Miami, mas o estado ainda tem muitas outras opções incríveis. E para quem gosta de desfrutar da natureza, a dica desta edição é conhecer os vários springs que há por aqui.  Os mundialmente famosos parques de diversões, as compras, as praias divinas, a vida noturna e a gastronomia variada são sempre lembradas quando falamos da Flórida, especialmente nas cidades de  Orlando e Miami, mas o estado ainda tem muitas outras opções incríveis. E para quem gosta de desfrutar da natureza, a dica desta edição é conhecer os vários springs que há por aqui.  A Flórida possui a maior concentração de fontes naturais de água do mundo. São mais de 700 espalhadas por seu território. Além da maravilha que é entrar em contato com a natureza, é preciso tirar o chapéu para o respeito que autoridades e visitantes possuem com esses verdadeiros pedaços de paraíso na terra. Todos muito bem mantidos, sem devastação, sujeira ou qualquer outro tipo de ação que possa macular parcialmente ou definitivamente esses locais. Então, sem mais delongas, vamos às dicas de springs que a Flórida possui.

Silver Springs State Park
Começamos por Silver Springs, que é considerada uma espécie de avó de todas as nascentes do estado da Flórida. Isso porque já era visitada por muitos turistas há mais de um século e se tornou famosa nas décadas de 1930 e 1940, quando foi usada como cenário para filmes do Tarzan e, anos mais tarde, dos de James Bond. Ao todo, 24 longas usaram as belezas do local em suas gravações, por isso, mesmo que você ainda não tenha visitado o parque, talvez já o tenha visto no cinema ou na TV.
Localizado no centro de Ocala, o parque é dotado de uma fauna riquíssima, com muitas aves, crocodilos, tartarugas e macacos. Também possui muito verde e águas em diversos tons de azul. Impossível não se encantar com esse show refrescante da natureza.
Silver Springs também é famosa por seus barcos com fundo de vidro, que permitem que as pessoas tenham uma excelente vista dos peixes, tartarugas, crustáceos e fósseis de milhares de anos. Recomendamos esse passeio para quem está com crianças ou mesmo para quem só esteja em uma turma de adultos.
Outro passeio agradável é explorar as águas cristalinas em cima de um caiaque, vendo centenas de peixes nadando bem próximos.
Os mais aventureiros têm a opção de acampar no local, mas se você prefere algo menos radical, há hotéis próximos ao parque. Mais informações: silversprings.com.

Rainbow Springs State Park
Localizada a sudoeste de Ocala, a nascente do Rainbow River tem em sua volta um cenário maravilhoso para desfrutar e relaxar. O Rainbow Springs era uma propriedade particular e foi aberto em 1930, mas nem todos tinham a chance de admirar suas belezas. Porém, em 1990, foi comprado pelo estado e se tornou um parque aberto ao público a partir de 1995.
Na entrada do Rainbow Springs, há sinalização direcionando para o posto da guarda-florestal, lá o visitante pode adquirir um mapa do local, que será muito útil para desfrutar melhor do passeio.
A vista é maravilhosa, com muitos tipos de plantas e árvores, espaços enormes com variados tipos de flores exóticas, lindas cachoeiras e um grande jardim, onde é possível ver bem de perto diversas espécies de borboletas.
Ao chegar à água, muitos têm a sensação de estar em uma piscina natural, devido à areia branca que fica no fundo entre as áreas de calcário liso, criando justamente um efeito de “piscina”. Os visitantes ainda contam com a companhia de tartarugas, peixes, garças, Íbis brancos e outros pássaros.
Um bom mergulho é indispensável para entrar de vez em contato com a natureza. Crianças e adultos podem se divertir com as cordas amarradas em galhos. Também é possível brincar com boias e câmaras de ar e deixar as águas calmas te levarem ou, ainda, alugar um caiaque para se exercitar e ir mais longe. Há diferentes espaços para piqueniques.

Blue Spring State Park
Próximo à cidade de Deltona, está esse outro oásis que precisa ser visitado. São mais de 2600 acres de natureza intocada. Durante os meses de novembro a março, é possível ver bem de perto uma grande quantidade de peixes-boi que migram para o local, porém nesse período não é possível nadar nas águas do Blue Spring, apenas observá-los. Mas no restante do ano é permitido mergulhar nas incríveis piscinas naturais com água morna.Observando as águas cristalinas, nota-se que em uma parte há uma fenda escura e recortada que vai do azul a um preto de ébano. É lá que mergulhadores (inclusive de outros países) vão e ficam abaixo de 60 pés para passarem por um túnel que leva a uma caverna. A experiência, segundo eles, é fantástica.
Mas se você não é um mergulhador profissional, não desanime, pois há muitas outras atividades para fazer nas águas do Blue Spring, como trekking, caiaque, boia-cross, pesca, canoagem e passeios de barco (recomendamos muito este último, pois dá para conhecer diversas partes do parque).
Fora da água também há muito o que ver e fazer, como caminhar pelas trilhas, que são de fácil acesso e permitem admirar diferentes cenários da natureza, acompanhados de uma grande variedade de aves pernaltas, águias pesqueiras e martins-pescadores; playground para a garotada e restaurantes.
Existe a possibilidade de acampar no parque ou de alugar uma cabana.
Informações: floridastateparks.org/park/Blue-Spring.

Wakulla Springs State Park
Localizado a apenas 15 minutos ao sul de Tallahassee está o Wakulla Springs State Park, que possui a nascente de água doce mais profunda do mundo. Sem dúvida, será um passeio inesquecível para a família, grupo de amigos ou para o casal. Além da água pura e da natureza exuberante, o parque oferece passeios de barco guiados, observação de pássaros, chalés históricos, piqueniques, playgrounds, trilhas naturais, mergulho com snorkel, exposições interativas, caminhadas de bicicleta, trilhas para cavalos e muito mais. Há mais de 80 outros sumidouros, córregos e janelas no aquífero dentro do parque. Como dicas, também sugerimos o passeio de barco e uma boa caminhada a cavalo.
Esta nascente de água doce do Wakulla Springs tem uma veia histórica muita interessante. Segundo documentos, povos nativos habitaram o local durante o período Paleo, 20 mil anos atrás. Eles caçavam grandes animais terrestres como mastodontes, mamutes, bisontes, tigres dente de sabre, tatus gigantes, preguiças e uma variedade de aves. De 1934 a 1986, o parque era de propriedade privada, mas acabou sendo comprado pelo estado que fez dele mais um espaço ímpar para que visitantes possam admirar a natureza.
O parque também permite acampamento, tem restaurante e outras comodidades.
Mais informações: floridastateparks.org/parks-and-trails/edward-ball-wakulla-springs-state-park.

Juniper Springs
Localizada na Floresta Nacional de Ocala, a Juniper Springs é uma das mais conhecidas áreas de recreação da Costa Leste.
Bem no coração da Juniper Springs há nascentes borbulhantes que descarregam milhões de litros de água pura e cristalina. Tudo cercado por uma verde e exuberante quantidade de palmeiras, carvalhos e vários outros tipos de árvores e plantas.
A parte de recreação foi construída na década de 1930 e conta com vários pontos de acesso para os nadadores, espaços diversos para piquenique com mesas e bancos. Além disso, é possível praticar modalidades como caiaque, canoagem, fazer caminhadas por uma das trilhas e acampar. Importante frisar que apesar de ficar aberto o ano todo, durante a primavera, não é permitido nadar.
Para quem pretende acampar, o local é muito bem equipado com churrasqueira, fogueira, lanterna e espaço para tendas, chuveiros quentes, toaletes com descarga e estação de descarga. Nas proximidades, há uma loja de conveniência e a dez quilômetros dessa área há restaurantes e lojas.
O contato com a vida selvagem é outro ponto de destaque. Prepare-se para observar centenas de tipos de pássaros e jacarés, tartarugas, veados, ursos negros, perus, guaxinins e até mesmo espécies mais raras como os esquilos cinzentos albinos, lontras e enguias americanas, tudo isso em uma floresta densa e quase toca Intocada.
Mais informações: fs.usda.gov/recarea/ocala/recreation/recarea/?recid=34064.
Outros springs excelentes da Flórida para conhecer são: Ichetucknee Springs State Park, Fanning Springs State Park, Homosassa Springs Wildlife State Park, Three Sisters Springs e Weeki Wachee Springs State Park.

Foto: VisitFlorida/Peter W. CrossFoto: VisitFlorida/Peter W. Cross/Patrick Farrell/Kevin McGeever/Spark/Patrick Farrell

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 27 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page