Foto: Makarand Sawant/Pexels
Pets

Conhecendo as Raças – Pitbull

Não aja com impulso quando decidir “comprar” ou mesmo adotar um pet, pois este amiguinho vai fazer parte de sua vida e da sua família por muitos e muitos anos, dando e recebendo amor incondicional, companheirismo e cumplicidade. Planeje, estude, entenda as necessidades reais deste ser vulnerável que somente quer ser respeitado, cuidado e amado.
Sending
User Review
0 (0 votes)

A raça pit bull terrier americano, popularmente chamado “pit bull”, é originária dos Estados Unidos da America no século 19.

A raça foi criada para briga de cães, rinhas.

“Pit” tem como um dos significados “fosso”, nome das arenas onde os esportes sangrentos de luta de cães aconteciam como diversão. “Bull” significa touro, nome dado a muitas raças usadas para brigas de cães contra touros. E “terrier” quer dizer terra, parte do nome de muitas raças utilizadas para caçar ou para escavar a terra em captura das caças.

Uma das teorias é que o “pit bull” surgiu nas Ilhas britânicas, como bull-and-terrier, usado para caça e esportes sangrentos, vindo do cruzamento do buldogue inglês e terrier inglês, raças extintas. A outra é do “pit bull”, de fato, ser o antigo buldogue inglês.

Como padrão, os machos pesam de 15 a 27 kg e tem altura de 45 a 53 cm, e as fêmeas de 13 a 22 kg, com altura de 43 a 51 cm.

Atualmente, o “pit bull” é usado como cão de companhia, atleta e caça de javali devido as suas características: porte médio, possuidor de uma mandíbula muito forte, musculatura atlética, resistente, determinado, autoconfiante, tolerante à dor, e muito afetuoso e apegado aos seus familiares. Por outro lado, tem predisposição para agressão contra outros animais pelo impulso de caça do terrier, por isso, precisa de muita socialização e treinamento, mas tende a ser dócil com as pessoas. Altamente energético, precisa de muito exercício e é indicado para esportes de resistência.

Foto: Pexels/Irene

A pelagem é curta e as cores mais comuns são vermelho, preto e fulvo. O branco é aceito, mas não o merle. O nariz deve ser preto ou vermelho. Os olhos podem ter qualquer cor, exceto o azul e heterocromia, cada olho de uma cor. Hoje o corte das orelhas é opcional.

O pit bull é um cão saudável de forma geral, com certa tendência a problemas de pele como alergias, sarna demodécica, dermatite atópica, e displasia coxofemoral.

Sua reputação de cão agressivo vem da falta de conhecimento e entendimento da raça, que com a popularidade trouxe cruzamentos inescrupulosos, levando a gerar cães com temperamento contrário ao do pit bull puro de raça. Portanto, antes de trazer um para casa converse com o seu veterinário para que você possa fazer a escolha certa.

Dica: “National Puppy Day” é comemorado dia 23 de março. Vamos celebrar todos os dias com muito aprendizado e responsabilidade. Ser o responsável por um animalzinho não é um processo fácil. Educação e orientação fazem parte desse processo. Vale muito a pena!

O intuito desta matéria é ajudá-lo no planejamento da escolha da raça do seu próximo cachorro. Leia e estude sobre as raças que você tem interesse. E procure orientação profissional. Tente visualizar e planejar a sua vida e do seu pet pelos próximos 10-15 anos. Prepare sua casa e sua rotina para a entrada do seu novo companheiro. Nas próximas edições estaremos falando sempre de uma raça diferente. Visite a seção PET do site Acontece.com e navegue por vários temas relacionados. Caso tenha alguma raça de interesse ou dúvida mande um e-mail. Até a próxima!

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sáb, 20 abr.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page