Literatura

Com Você em NYC: 23 Histórias de brasileiros na Big Apple

O ato de imigrar é uma decisão importante na vida de qualquer pessoa. Ciente da potência nessas histórias pessoais, Davilmar Santos escreveu o depoimento de diferentes entrevistados para entender a experiência e a motivação que os levaram a buscar uma nova vida em Nova York.

O livro “Com você em Nova Iorque” deixa claro que a cidade recebe seus imigrantes de braços abertos, mas nada é fácil, nada é conseguido sem suor, lágrimas e emoção. Para este livro o autor entrevistou 23 brasileiros que, como ele, escolheram Nova Iorque para recomeçarem suas vidas. 

Ao término deste trabalho, ele concluiu que, embora a vontade e o destino destes imigrantes fossem os mesmos, as histórias contadas por cada um deles revelaram experiências distintas que tiveram de viver para concretizarem os seus sonhos. “Com você em Nova Iorque” é um livro destinado àqueles que buscam um lugar onde possam reinventar suas vidas e construir um futuro melhor para os seus.

O livro foi lançado dia 1º de dezembro nos Estados Unidos, na Amazon Books (paperback e e-book), e será lançado no Brasil, na Bienal do Livro 2021, em Belo Horizonte, pela Editora Caravana.

Confira o prefácio do livro:

“Andar por Nova Iorque é mágico. Morar e vencer desafios nessa incrivel cidade é fantástico. Neste livro o autor concede ao leitor a oportunidade de conhecer histórias de brasileiros que passaram a fazer parte do cotidiano novaiorquino. […]

Nova Iorque é especial em todos os sentidos: ao caminharmos em suas ruas, sente-se a energia pulsante dos novaiorquinos , que vibra, envolve, amedronta e encanta. No metrô, no trem, nas estações, em seus restaurantes, nas calçadas em meio aos turistas, estudantes, visitantes, o novaiorquino corre, anda, estuda, lê, come, cuida de seus interesses num aparente isolamento ou simplesmente vive. Em seus prédios, tantas decisões são tomadas que definem tantas vidas.

Dizem que a cidade não dorme, dando espaço para todos trabalharem em multiplas atividades.

Entre os brasileiros, a comunidade cresce e se ajuda, comunica e se envolve, tomando conta de ruas e esquinas pela cidade, assim como outros imigrantes envoltos na multidão.

As narrativas deste livro comprovam o que é ser brasileiro em Nova Iorque, e como enfrentar com coragem tantos desafios. E vencê-los.

O titulo “Com você em Nova Iorque” abraça o mundo e indica que a cidade recebe seus imigrantes de braços abertos. Mas, nada é fácil, nada é conseguido sem suor, lágrimas e emoção.

A homenagem destas paginas é para quem mantem a coragem e não desiste (e quantos desistem…) e ajuda a construir cada história desta cidade.

A minha homenagem é para o autor que transformou os sonhos desses incriveis brasileiros em histórias que ficarão para sempre impressas e serão contadas a futuras gerações.

A minha especial homenagem é para Nova Iorque, a capital do mundo, única, onde todos se encontram em harmonia, sejam de qualquer lugar, de qualquer crença, país, idade ou profissão.

Nova Iorque é o próprio espirito da democracia e da liberdade. Seja voce em Nova Iorque”.

Prefácio por Nereide Santa Rosa, Coordenadora da Focus Brasil NY New York, 2020

You cannot copy content of this page