Economia

Cenário geopolítico mundial coloca o Brasil em boa posição

Contabilidade
Sending
User Review
0 (0 votes)

Conferência abordou o cenário econômico e a agenda Banco Central

TC – plataforma de educação financeira, análise de dados e inteligência do mercado de capitais – realizou nesta segunda-feira (11), em parceria com a Arko Advice, o evento “O cenário econômico e a Agenda BC# com Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil”. Na apresentação, com gráficos e levantamentos do BC, o Presidente da instituição abordou como o cenário global foi afetado durante a Crise do Covid-19, gargalos na produção de energia, inflação verde, crise hídrica, impacto da guerra da Ucrânia na economia, inflação global e ainda compartilhou sua opinião sobre moedas digitais e criptomoedas. Além disso, em relação ao atual cenário geopolítico mundial, Campos Neto declara que o Brasil está bem posicionado.

Sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, o executivo relatou que o conflito teve proporções muito maiores do que as previstas inicialmente, causando um choque de oferta com potencial de exacerbar as pressões inflacionárias que já vinham se acumulando tanto em EMEs (economias de mercados emergentes, na sigla em inglês) como em AEs (economias avançadas). Além de tudo, alertou que a guerra pode trazer e já está trazendo importantes implicações para a economia global, independente do seu desfecho.

Outro ponto abordado por Campos Neto foi sobre a crise energética, que a curto prazo pode gerar impactos como o aumento dos desafios na transição para uma economia verde, maior incentivo para utilização de fontes de energia alternativas e, a longo prazo, o redesenho das matrizes energéticas e do sistema de produção. 

Respondendo perguntas do CEO do TC, Pedro Albuquerque, e do Chairman na Arko Advice, Murillo de Aragão, o Presidente do BC também falou sobre o cenário econômico relacionado a inovações. Ele disse que o Pix acelerou o número de transações, aumentou negócios e gerou inclusão bancária, trazendo um movimento de melhoria e aumento na intermediação financeira. Já sobre criptomoedas, disse ter notado um aumento na negociação e movimentação com um movimento muito maior como veículo de investimento do que como meio de pagamento, mas observou que existe uma curva onde começa como investimento e em algum momento aquilo passa a ser meio de pagamento. Quanto às perspectivas, o executivo acredita que o dinheiro vai ser cada vez mais digital e programado, sendo preciso abrir mais espaço para criptomoedas e moedas digitais.

Falando em inflação, Campos Neto acredita que, com ela em alta e o crescimento caindo, os agentes financeiros devem repensar um pouco o fluxo do mundo emergente, o que pode ter um efeito e o maior indicador disso serão os próprios ativos americanos com uma onda inicial do dólar um pouco mais forte. Já em relação ao Brasil, declarou que, nesse atual cenário geopolítico mundial, o país está numa boa posição.

O conteúdo na íntegra pode ser acessado pelo canal do TC no YouTube e pela TC Station.

Sobre o TC

O TC é uma das plataformas mais inovadoras e tecnológicas de educação financeira, análise de dados e inteligência de mercado do Brasil. Com mais de 620 mil membros cadastrados, o TC tem a missão de democratizar o acesso a informações do mercado de capitais, conectando e promovendo networking entre milhares de investidores brasileiros. Além de oferecer um produto com conteúdo e serviços de qualidade, o TC está criando a mais moderna plataforma de análise fundamentalista para pessoas físicas. O aplicativo TC pode ser baixado gratuitamente na App Store e no Google Play. Para mais informações, acesse www.tc.com.br.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 1 mar.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page