Imigração News

Brasileiros caem em golpe ao tentar visto de trabalho nos EUA

Sending
User Review
0 (0 votes)

Daniel Toledo, especialista em Direito Internacional, revela caso de fraude contra brasileiro e dá dicas de como evitar esse tipo de situação

O número de brasileiros que querem deixar o país e se mudar para os Estados Unidos tem crescido a cada dia, mas esse número é igualmente proporcional a quantidade de pessoas que acabam caindo em golpes de empresas que fazem promessas sobre empregos e vistos, desiludindo quem busca uma vida diferente em outro país.

Daniel Toledo, advogado que atua na área do Direito Internacional, fundador da Toledo e Associados e sócio do LeeToledo PLLC, escritório de advocacia internacional com unidades no Brasil e nos Estados Unidos, relata um caso de seu cliente, que foi vítima de um desses golpes. “Inicialmente, uma pessoa entrou em contato por e-mail, se apresentando como um funcionário de uma empresa que supostamente faz assessoria nos Estados Unidos. Ele realizou essa entrevista via chamada de vídeo e alguns dias depois, recebeu uma mensagem sendo parabenizado por ter sido aprovado no processo de seleção”, revela.

Mas para começar o processo de entrada no país, o suposto empregado deveria realizar o pagamento de 15 mil dólares, valor que, segundo a representante da empresa, seria utilizado para a contratação de um advogado e todos os custos para a solicitação de um visto da categoria EB3, que atende a estrangeiros que tem um emprego fixo nos Estados Unidos.

Toledo explica que esse tipo de prática não é comum entre as empresas do país, que geralmente arcam com praticamente todos os custos de seus funcionários. “É muito improvável que uma empresa peça algo assim. Se uma companhia realmente estiver interessada em seu trabalho, vai arcar com os custos inicialmente, mesmo que faça um acordo e desconte esse valor do salário posteriormente. É algo que, de fato, ocorre”, relata.

De acordo com o advogado, depois de muito esforço e ter que se desfazer do carro que usava para ir até o trabalho, e o da sua esposa, ou seja, ele não dispunha daquele valor inicialmente, o cliente depositou o valor solicitado pela suposta empresa. Mas alguns dias depois, foi bloqueado em todos os canais de atendimento. “Ele recebeu dois e-mails que diziam que a suposta empresa estava negociando e já havia mandado a solicitação para o advogado. Mas ele foi bloqueado e pararam de responder suas menagens. Rapidamente constatamos que o endereço físico que constava no timbre da assinatura não existia”, revela.

Por mais que a ansiedade de sair do Brasil seja imensa, Toledo reforça que é preciso estar atento a todos os detalhes ao receber esse tipo de proposta. “Devemos fazer a lição de casa, pesquisar no Google, e checar quanto tempo aquele profissional tem de mercado, quantos processos já realizou, como são as suas redes sociais e site”, pontua.

O especialista finaliza ressaltando a necessidade de cuidado ao simplesmente aceitar esse tipo de condição para efetivar um novo emprego. “Espero que esse caso sirva de alerta. Temos visto todos os dias milhares de pessoas acreditando em garantias de emprego, mas com um pagamento altíssimo como condição inicial. Não é assim que as coisas funcionam, e se você tem uma dúvida com relação a isso, converse com o seu advogado, pois ele poderá esclarecer todos as questões confusas em um acordo que pode não ser real. Cuidado para que o seu sonho não vire o seu maior pesadelo”, finaliza.

*Daniel Toledo é advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo PLLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com quase 150 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB São Paulo e Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB Santos.

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: sex, 17 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page