Esporte

Brasileiro da Flórida atua como juiz de futebol de nível FIFA

Sending
User Review
0 (0 votes)

O juiz de futebol Marcos DeOliveira (28) conhecido como Cezinha (ou “Mr. Fifa”) é filho de duas figuras conhecidas da comunidade brasileira. O locutor esportivo Marcos Cesar e a empresária dona do tradicional jornal Brazilian Paper, Tania Azevedo. A paixão pelo futebol, influência do pai, fez Cezinha seguir carreira dentro dos campos, mas não como jogador e sim como juiz atuante nos EUA.
Nascido em Boston, no ano de 1987, Cezinha veio para a Flórida com 5 anos de idade e aos 13, já atuava como árbitro em jogos locais. Formou-se na Academia de Árbitros da Flórida e há uns 10 anos é árbitro da Federação Americana de Futebol (US Soccer). Atua como árbitro profissional da MLS, tendo cumprido 6 jogos como árbitro central, e inúmeros como 4º árbitro ou auxiliar. Tem 2 Cursos FIFA e 1 da CONMEBOL e durante a temporada do Soccer Americano, ele é árbitro da 1a., 2a. e 3a. Divisões, Jogos Colegiais e Universitários, bem como torneios ao redor do país, amistosos, e jogos internacionais. Se formou em administração esportiva pela FIU e trabalhou por alguns anos como professor de educação física até se dedicar totalmente à arbitragem. Casado e pai de Angelina, de 1 ano e 3 meses, Cezinha vive com a família em Coral Springs, mas o trabalho requer que passe muito tempo fora de casa, um dos desafios da profissão de juiz de futebol. “A arbitragem requer muitas viagens e passamos também por momentos difíceis e desafiadores, mas uso tudo isso para sempre atuar melhor no próximo jogo”, contou. Conheça um pouco mais de Cezinha (ou “Mr. Fifa”) nesse bate-papo com a Acontece Magazine.
Cezinha, de onde surgiu o apelido Mr. Fifa?
Acho que foi meu pai que espalhou esse apelido no facebook e agora todos os meus amigos e familiares me chamam de Mr. Fifa (risos).
Como funciona o curso de juiz de futebol nos EUA?
O curso de arbitragem tem diversos níveis que vão mudando de acordo com o empenho do profissional. O primeiro nível é o 8, depois vai descendo até chegar no nível nacional, que é o de número 4, profissional, que é o 3, e onde estou hoje, que é o nível Fifa (2 e 1).
Quais os jogos mais importantes que você já atuou como juiz?
Já apitei vários jogos importantes, entre eles jogos do MLS, como árbitro central; uma final da NASL 2ª Divisão; e jogos amistosos de Roma, Bolton, Stoke, Atlético Mineiro, Corinthians, Fluminense, Cruzeiro, Shakhtar, Brasil x Portugal e Colômbia x Honduras, entre muitos outros.
Como separar o torcedor do árbitro na hora do jogo?
Nessa profissão a gente aprende rápido que o único time que você pode torcer é o time dos árbitros.
Qual é o jogo dos seus sonhos para atuar como juiz?
Fazer a arbitragem de um jogo da Copa do Mundo.

Por Connie Rocha – Foto: Bill Paparazzi

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qua, 22 maio.

Advertisement

Advertisement

Categorias

plugins premium WordPress

You cannot copy content of this page