News

Biden indica 1º latino para Segurança Nacional

O presidente eleito Joe Biden nomeou a primeira mulher para liderar o setor de inteligência e o primeiro latino para comandar o departamento de Segurança.

A formalização das indicações deve acontecer nesta terça-feira, 23 de novembro. A indicação de alguns dos principais nomes de seu governo segue a dinâmica de compromisso com a diversidade, pauta importante na eleição do democrata.

De acordo com sua equipe de transição, Biden pretende nomear Avril Haines para ser sua diretora de inteligência nacional e Alejandro Mayorkas para chefiar o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês).

Alejandro Mayorkas nasceu em Cuba e tem formação na Universidade de Berkley, na California. No governo americano, já foi diretor de serviços de cidadania e imigração e secretário adjunto do DHS, unidade que ele agora chefiará, durante o primeiro governo de Obama. Mayorkas também foi responsável pelo projeto que impedia a deportação de imigrantes ilegais que chegararam ao país quando crianças, o DACA.

Avril Haines foi a primeira mulher a comandar a CIA (Agência Central de Inteligência) e foi assesora da Presidência para segurança nacional durante o governo de Barack Obama. Ela é formada em física pela Universidade de Chicago e em direito pela Universidade Georgetown.

You cannot copy content of this page