Business

As 10 habilidades para 2023 e as 10 para desenvolver até 2027

Sending
User Review
0 (0 votes)

*Tatiany Melecchi

O relatório “Future of Jobs” é um estudo anual realizado pelo Fórum Econômico Mundial, que analisa as tendências globais do mercado de trabalho e as habilidades mais procuradas pelos empregadores em diferentes setores da economia.

O relatório deste ano, publicado recentemente, previu as habilidades mais procuradas pelos empregadores agora e nos próximos anos. Segundo o relatório, 44% das habilidades atuais ficarão obsoletas até 2027, devido ao avanço tecnológico, o que torna importante desenvolver e aprimorar as habilidades em alta demanda para se manter competitivo no mercado de trabalho.

 As 10 habilidade para 2023

As habilidades cognitivas são consideradas as mais importantes, com o pensamento analítico em primeiro lugar, seguido pelo pensamento criativo e habilidades de autoeficácia, como resiliência, flexibilidade, agilidade, motivação e autoconsciência, e aprendizagem ao longo da vida lideram na sequência.

“Cada dia vemos mais interesse em ter pessoas com pensamento analítico e pessoas com criatividade”, disse Saadia Zahidi, diretora-gerente do Fórum Econômico Mundial, em entrevista ao podcast Radio Davos.

Mas também se tornou muito importante ter habilidades de liderança e influência social, além da capacidade de trabalhar com outras pessoas. As características que nos tornam humanos, nos tornam capazes de nos relacionar uns com os outros e de fazer coisas inovadoras

As 10 habilidades essenciais para desenvolver até 2027

As empresas pesquisadas acreditam que o pensamento analítico e o criativo serão as habilidades que mais crescerão em importância nos próximos cinco anos. Sua justificativa é que o raciocínio e a tomada de decisões são atualmente as tarefas menos automatizadas no local de trabalho e representam apenas 26% da automação de tarefas.

Outras habilidades importantes incluem alfabetização tecnológica, curiosidade e aprendizagem ao longo da vida, resiliência, flexibilidade e agilidade.

Prioridades de Treinamento

O relatório também revelou que seis em cada 10 trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade terá acesso a oportunidades de treinamento adequadas. No entanto, 82% das empresas planejam investir em aprendizado e treinamento no trabalho para aprimorar e requalificar seus funcionários.

Por fim, o relatório destacou que habilidades de liderança e influência social estão se tornando cada vez mais importantes, sendo uma prioridade particular em setores como a indústria automotiva, aeroespacial, de infraestrutura, cadeia de suprimentos, transporte e manufatura avançada. A IA e o big data também estão em destaque, com um crescimento de 60% na demanda previsto até 2027.

Sobre Tatiany Melecchi

Tatiany Melecchi é mestre em Marketing pela Massey University, Nova Zelândia, a primeira brasileira certificada como Professional in Talent Development pela ATD (Association for Talent and Development) nos EUA, Coach ACC pela ICF pela International Coach Federation e Facilitadora Internacional Certificada pela LTEN (Life Sciences Trainers & Educators Network) nos EUA e facilitadora Internacional certificada em Neurociência da Gestão da Mudança pela 7th Mind, Inc nos EUA.

Top performer em Vendas na indústria farmacêutica no Brasil e Nova Zelândia, Tatiany Melecchi reúne mais de 20 anos de experiência nas áreas de vendas, marketing e treinamento e desenvolvimento de times comerciais em empresas globais com resultados expressivos no Brasil, Nova Zelândia e Estados Unidos.

Atualmente é autora da ATD Sales Enablement Community of Practice e CEO Fundadora da Consultoria Transforma People & Performance, onde dedica a sua carreira à pesquisa e desenvolvimento de metodologias e soluções inovadoras de aprendizagem. que visam facilitar a transferência do aprendizado para prática nas organizações e consequentemente maximizar a performance e resultados.

Para mais informações, acesse https://www.linkedin.com/in/tatianymelecchi/ e https://www.transformaconsultoria.com.br/ 

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: seg, 5 jun.

Advertisement

Advertisement

You cannot copy content of this page