User Review
( votes)Hegina Rodrigues é uma artista premiada que já viajou o mundo e conquista cada vez mais seu espaço na Flórida. Apaixonada por arte desde pequena (como acontece com muitos artistas, que já nascem com o dom), Hegina começou experimentando com colagens e tintas e assim surgiu sua criatividade.
No começo da década de 1970, Hegina deixou o Brasil em busca de novos horizontes. Nos vários países por onde morou, a artista experimentou os mais diversos trabalhos. Ela passou por América Central, Europa, Ásia (Nepal) e finalmente chegou aos Estados Unidos, indo morar em Chicago.
Nos EUA, voltou a pintar em Cape Cod, onde também trabalhou como guia no Cape Cod National Seashore Dunes e também em um barco de pesquisas sobre baleias.
No começo da década de 1980, Hegina começou a sentir uma grande necessidade de expor seu trabalho e foi aceita no Provincetown Art Association Museum, em Provincetown, Massachusetts. Com isso, começou a expor também nas galerias locais, expandindo mais uma vez seus horizontes.
Depois de uma temporada em Cape Cod, Hegina mudou-se para a Cidade Do México, onde passava seu tempo nos museus e nas galerias estudando e admirando os trabalhos de Frida Khalo, Mariano Rodrigues, Rufino Tamayo e outros grandes artistas mexicanos e cubanos.
Ao final dos anos 1980, a artista mudo-se para a Flórida e começou sua transição para artista em tempo integral.
Sua arte foi muito bem recebida nas galerias de arte e competições locais, deixando-a cada vez mais inspirada e confiante.
A arte não é a única paixão na vida desta artista que já percorreu tantos lugares e conviveu com diversas culturas.
Hegina é a criadora de projetos de arte especiais para crianças e adultos com dificuldades, além de ensinar yoga. Entre seus muitos projetos de arte, Hegina cria e executa planos para beneficiar muitas comunidades americanas, tais como cultural caravan, para adolescentes de risco; projetos de verão para crianças e adultos nos departamentos de oncologia; arte-terapia para crianças portadoras de câncer, no Jackson Memorial Hospital; além de muitos outros. No Brasil, Hegina tambem se dedica a espalhar e ensinar arte para comunidades carentes como os índios Pataxós, em Caraíva, na Bahia
Com tantos projetos e dedicação, a artista já recebeu várias homenagens, entre elas a dedicação da United States Sports Academy Olympic Committee, além de participar de competições de arte (entre elas, um concurso em Israel representando a paz mundial).
Hegina se considera uma artista expressionista figurativa abstrata que ainda mal tocou a superfície do que está por vir. Seu trabalho está em constante evolução, e pintar é uma paixão que naturalmente faz parte de sua vida, se inspirando em outros expressionistas, como Olivier Roualt, Diebenkorn, De Konning, Nathan Oliveira, Frida e muitos outros. Ainda assim, sua maior inspiração em grande parte vem de dentro de sua própria alma.
Por Jade Matarazzo
Comente