Imigração

Abertura do Vice-Consulado em Orlando

Sending
User Review
0 (0 votes)

No dia 11 de junho foi realizada a cerimônia solene de inauguração do vice-consulado em Orlando e contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Evento incomum, pois a participação de presidentes em eventos como esse não é esperada por ser um prédio meramente burocrático.

Positivamente, os brasileiros podem esperar uma maior eficiência nas transações e processos administrativos relacionados ao visto para turismo e trabalho, pedidos de cidadania, asilo político, dentre outros requerimentos. Também, uma outra boa notícia é que não precisarão ir até Miami mais para qualquer pendência.

O Itamaraty não deu detalhes sobre o custo aos cofres públicos para a participação de Bolsonaro, nem o investimento para a nova estrutura.

A seguir, nota do Ministério das Relações Exteriores celebrando a ocasião e fotos do momento

Ministério das Relações Exteriores
Assessoria Especial de Imprensa

Nota nº 87
8 de junho de 2022

Abertura do Vice-Consulado em Orlando 

O Presidente Jair Bolsonaro inaugurará, em 11 de junho, o Vice-Consulado do Brasil em Orlando. 

A nova repartição consular é subordinada ao Consulado-Geral em Miami e terá funções exclusivamente consulares, para auxiliar os brasileiros lá residentes e os de passagem. Estima-se que residam na Flórida cerca de 475 mil brasileiros. Desses, mais de 180 mil estabeleceram-se nas regiões a serem prioritariamente atendidas pelo novo posto. 

O Vice-Consulado em Orlando levará para mais perto dos cidadãos brasileiros serviços consulares fundamentais, como documentos de viagem, registros civis e procurações. Incrementará, ainda, a prestação de assistência consular emergencial às centenas de milhares de turistas brasileiros que visitam a região de Orlando todos os anos.

Numa primeira fase, o Vice-Consulado processará atestados de vida, registros de nascimento, autorização de retorno ao Brasil, autorização para viagem de menor e autorização para concessão de passaporte a menor. Em paralelo, esses e todos os demais serviços consulares seguem sendo normalmente prestados pelo Consulado-Geral em Miami (http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/). O Vice-Consulado em Orlando aumentará gradualmente o número e abrangência de seus atendimentos (https://www.gov.br/mre/pt-br/vice-consulado-orlando). 

O Vice-Consulado em Orlando é o primeiro dos cinco novos consulados criados em janeiro para melhor atender aos brasileiros no exterior a ser aberto. As outras quatro repartições consulares a serem instaladas são os Consulados-Gerais em Marselha (França), Edimburgo (Reino Unido) e Chengdu (China) e o Vice-Consulado em Cusco (Peru).

[Nota publicada em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/abertura-do-vice-consulado-em-orlando]

Advertisement

Agenda de Eventos Acontece

Taxa de câmbio

Taxas de câmbio USD: qui, 29 fev.

Advertisement

Advertisement

Categorias

You cannot copy content of this page